Reportagem Especial - Consumidor deve ficar atento aos saldões e liquidações de Janeiro

janeiro 04, 2013



Janeiro é o mês das liquidações e dos saldões nas principais lojas varejistas brasileiras. Isso acontece devido a necessidade de renovar a linha de produtos e desfazer o estoques acumulados para as vendas tradicionais de fim de ano. Muita gente já espera essa data, uma vez que comprar alguns produtos na época de Natal é muito caro. Segundo o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BH), o consumidor precisa ficar atento às ofertas e a qualidade dos produtos ofertados nestas liquidações para evitar problemas futuros.

Sendo assim, os saldões são uma espécie de Black Friday – evento que acontece em outubro nos Estados Unidos, na semana de Ação de Graças. Ano passado, o Brasil aderiu às ofertas de Black Friday, mas não deu muito certo. Em Janeiro, boa parte das lojas promovem saldões dos mais variados produtos, tais como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, brinquedos, informática, utilidades domésticas, entre outros.

A recepcionista Flaviane dos Santos, 27 anos, que está noiva e vai se casar em março, preferiu comprar os móveis da futura casa dela, agora em Janeiro por causa dos descontos. “Em dezembro, o preços dos móveis e eletrodomésticos estavam muito caros. Agora com saldão, já vi um sofá com até 60% do preço do mês passado. Mas é preciso pesquisar e gastar sola do sapato. Meu noivo e eu juntamos dinheiro para pagar uma boa parte a vista e a outra em prestação”, comenta.

Flaviane está certa. Pesquisar faz a diferença e, além disso, o ideal é pegar referência com outras pessoas sobre o histórico das lojas, da entrega correta de produtos sem nenhum problema. O aposentado Luiz Costa Machado, de 68 anos, passou por uma experiência traumática. Comprou uma geladeira numa grande rede varejista e o produto não ligava. “Entrei em contato com a loja no mesmo dia e eles não aceitaram devolução. Me disseram que tinha que levar na assistência técnica. Não concordei e fui ao PROCON. Hoje aviso a todos os meus familiares para não comprar nesta loja. É muita falta de respeito”, desabafa.

Abaixo, confira algumas dicas para fazer uma compra segura:

# Cuidado para não comprar por impulso! Compre apenas aquilo que realmente necessita e respeitando os limites do seu orçamento.

# Pesquise, apure e “gaste sola de sapato” pelas lojas a procura do menor preço. Valorize o seu dinheiro e peça referência aos outros consumidores, antes de decidir por determinada loja. O barato pode sair caro.

# Dependendo do produto, pesquise o preço na internet. Veja se é mais vantajoso comprar pela web, se vai haver frete e prazo para entrega. Se vai comprar pela internet, opte por pagar por boleto bancário: é mais seguro.

# Cuidado com produtos de mostruário que estão sendo vendido pela loja com desconto. Verifique se há algum defeito antes de comprar.

# Verifique se o preço exposto no cartaz ou nos folhetos é o mesmo que está afixado no produto com o preço à vista.

# O consumidor não é obrigado a comprar o “seguro” do produto, muito menos uma “assistência técnica para instalação”. Isto é opcional!

# Não aceite cobrança de valor superior ao preço à vista em pagamento com cartão de crédito ou débito. Os pagamentos com cartão são considerados pagamentos à vista.

# No caso de compra com cheque "pré-datado", o consumidor deve sempre escrever no cheque a data da apresentação combinada entre as partes.



Fotos: Getty Imagens.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Boa dica amigo! É sempre bom pesquisar e ver onde está o melhor preço, embora eu tenha ojeriza a andar pra fazer pesquisa de preço sei que é o melhor rsrsrsrs. A hora é essa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reportagem. A gente tem que ficar mais ligado a este tipo de dica porque na hora da empolgação das compras acaba esquecendo desses detalhes.

    ResponderExcluir
  3. Vou mostrar esta reportagem para a minha noiva...ela briga até comigo quando a gente anda no centro procurando as coisas mais baratas para a nossa casa.

    ResponderExcluir
  4. Já comprei uma Televisão uma vez que demorou quase um mês para ser entregue, e outra: quando chegou veio com a tela arranhada e o controle remoto estragado. Nunca mais compro nada de mostruário. Não vale a pena!

    ResponderExcluir
  5. Também deixo para comprar em Janeiro porque sempre encontro preços mais em conta. Estou namorando um armário de cozinha há tempos, juntei um dinheiro e pretendo comprar a vista e com desconto....nunca mais entro numa prestação a perder de vista...rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Ham, em Portugal a conquista de saldos chegou bem mais cedo do que costuma ser, devido à crise económica Europeia. Mas acho muito bem as pessoas aproveitarem para comprar coisas em saldo, pois mesmo que poupem 1€, se calhar ao fim do ano até compensa.

    ResponderExcluir