Reportagem Especial – Aluguel de tablet pode ser uma alternativa interessante e barata

janeiro 08, 2013



Acessar a internet, interagir nas redes sociais, ouvir música, ver vídeos e tirar fotos. Tudo isso pode ser feito na simplicidade de um toque, na palma da mão, por meio de um tablet. De tela fina que pode variar de sete a dez polegadas, o aparelho revolucionou o modo como o internauta se relaciona com a web e, principalmente, com os recursos multimídias. Não é a toa que caiu no gosto do brasileiro. No último Natal, por exemplo, o tablet foi o presente mais pedido entre o público que curte tecnologia.

Dados da International Data Corporation (IDC) apontam que no Brasil são vendidos quatro notebooks para cada um tablet e que esta diferença esta diminuindo a cada semestre. Ainda, de acordo com o estudo, somente em 2012 foram comercializados 769 mil tablets no país, o que representa uma alta de 2% em relação ao ano anterior. A expectativa é que em 2013 esse número suba para 5,4 milhões.

E este patamar não está tão difícil de ser alcançado. No ranking mundial, o Brasil está na 11ª colocação dos países que mais utilizam o tablet como mídia. Na comparação de desempenho dentre os países do BRIC (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China), por exemplo, o Brasil ficou na 3ª colocação, à frente apenas da Índia.

“No decorrer do ano, os tablets se consolidaram no topo da lista de desejos dos consumidores brasileiros e segue com um crescimento sustentável e contínuo, apesar de um cenário econômico atual menos propício do que em períodos anteriores”, disse em nota à imprensa o analista Attila Belav, da IDC.
O jovem empresário Victor Coelho, ao lado do amigo Fernando Baggetti,
criaram uma empresa especializada em aluguel de tablet e outros
aparelhos. Foto: Mariana Nunes.

Mas, e quem precisa utilizar um tablet e não pode comprar um? O que fazer? A partir deste questionamento os jovens Victor Coelho e Fernando Baggetti, de 24 e 22 anos, respectivamente, criaram em Julho do ano passado a empresa Implement, especializada no aluguel de tablets, aluguel de televisores, impressoras, computadores, câmeras fotográficas, iPhone, iPod e cadeados eletrônicos. A empresa aluga equipamentos para todo o Brasil e vem conquistando cada vez mais espaço em grandes centros, como Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.

"A ideia surgiu quando percebemos que muitas empresas estavam precisando de uma quantidade grande de tablets por um período de tempo pequeno, para treinamentos e reuniões por exemplo. O uso de tablets em eventos e feiras está cada vez mais comum devido ao fato de serem aparelhos modernos e que chamam a atenção. Também para pessoa física que possui apenas notebook e quer usar um tablet em uma viagem ou apenas para experimentar", explica Victor Coelho, um dos sócios da Implement.

Com valor inicial para aluguel de tablet de R$ 11,90, é possível agregar diversos serviços ao aparelho, como seguro, 3G e fone de ouvido. A empresa oferece ainda diversos planos, que reduzem os custos diários da locação com um plano anual, por exemplo, que custa R$ 4,99/dia. "Temos planos que a mensalidade sai mais barata que uma prestação de um tablet comprado. Além do mais, junto com o aluguel, oferecemos o suporte técnico especializado. Por exemplo, se um iPad quebrar nós o trocamos em até 24h, se fosse um aparelho próprio a pessoa teria que levar para consertar e ficaria sem ele por um longo período", observa Victor.

A Relações Públicas Mayara Medeiros, de 26 anos, ainda não tem um tablet, mas é louca por tecnologia e ficou bastante interessada nesta proposta de aluguel de tablet. “Achei a ideia super interessante, principalmente porque às vezes participo de congressos, feiras e seminários em que o uso do tablet seria essencial, principalmente por causa da comodidade de não ter que ficar carregando notebook e câmera fotográfica. Com o tablet na mão fica mais fácil postar um foto nas redes sociais, fazer anotações e até gravar uma parte do evento que você julgar interessante. As possibilidades são diversas. Com certeza, ajudaria bastante”, analisa.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Oi Wander, realmente, diferente...não tenho uma opinião formada sobre isso...

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bertoletta8 de jan. de 2013, 23:18:00

    Parabenizo os meninos pela iniciativa de criar algo realmente diferente de tudo que já vi. Alugar pode ser uma alternativa para conhecer o produto antes de comprá-lo, pelo menos foi isso que me veio a cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que diferente....e ao que parece o aluguel é relativamente barato....acho que compensa. Parabéns pela reportagem e plo blog. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sou de Curitiba e nunca tinha ouvido falar desse serviço, achei muito bom. Qual o site dessa empresa?

    ResponderExcluir
  5. Oi Márcia! O link da Implement está no texto da reportagem, mas em todo caso segue por aqui também: http://www.implementbr.com

    Obrigado por visitar o blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Bem diferente está reportagem!gostei!

    ResponderExcluir