No Dia de Finados, internautas brincam com a queda do Orkut no Brasil

novembro 02, 2012



O Orkut já foi a rede social mais usada e visitada do Brasil. Tudo que era assunto tinha uma Comunidade. As pessoas trocavam scraps e depoimentos. Também era muito comum criar um Buddy Poke, ver quem visualizou o seu perfil, postar fotos e fuxicar a vida alheia por meio das atualizações dos amigos.

Com o passar do tempo, o Orkut foi passando por muitas mudanças. Muitas delas contribuíram para afastar de vez os internautas que estavam insatisfeitos com a rede e, principalmente, pelo fato da Google demorar muito tempo para dar uma resposta pública aos vários casos de bullyng, pedofilia, violência e crimes cibernéticos.

O mesmo Brasil que deu ao Orkut o posto de Rei das Redes Sociais o colocou na terceira divisão da internet. Facebook, Twitter e YouTube lideram com tranquilidade as redes sociais mais acessadas do país. Mas, se engana quem pensa que o Orkut já morreu. Pelo contrário: ele está vivo. Ainda tem gente frequentando as comunidades e se correspondendo por lá.

Neste Dia de Finados (02/11), após ler uma matéria da EBC sobre o fato dos twiteiros emplacarem a hashtag #DiaDoOrkut, resolvi voltar à rede social criada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten e administrada pela Google. Me surpreendi ao ver as pessoas interagindo ainda no site, postando fotos, compartilhando coisas, e me deparei com uma rede completamente diferente – na parte estética, e cada vez mais integrada ao Google Plus.

Não sei exatamente quando parei de usar o Orkut. Muito provavelmente é porque me encantei com as possibilidades de comunicação do Twitter e, posteriormente, do Facebook, que nos oferecem a possibilidade de conferir notícias e debater assuntos do momento, como se fosse um grande fórum. Revi fotos, passei por comunidades que frequentei e que criei. Me deu saudade. Já fui muito feliz no Orkut. Foi lá que aprendi a blogar e conheci outros blogueiros. Creio que falta à Google investir mais em divulgação, melhorar o marketing e a utilidade da plataforma. A rede social está viva. E você, ainda usa o Orkut?



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Faz tempo que não uso o Orkut, prefiro mais o facebook porque dá para ficar sabendo o que está acontecendo no momento e ainda conversar com as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Difícil responder pq eu ainda uso um pouco de todas as redes....mas a que uso mais é o YouTube e o Twitter. Nunca gostei de Facebook, mas uso regularmente. O Orkut tem melhorado muito.

    ResponderExcluir
  3. O foda do Orkut é o fuxico. Todo mundo bisbilhotando o outro. Nunca gostei dessa merda. Tolero o Twitter pq fico sabendo das coisas que estão acontecendo com mais facilidade e só.

    ResponderExcluir
  4. Cara, quando eu era mais novo ficava horas no Orkut, nas comunidades, aprendi a blogar e a entender um pouco mais de tecnologia por causa do Orkut. Hoje eu só acesso o Twitter e uns vídeos no YouTube. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ei querido. Se eu te falar que eu nem sei mais a senha do meu você acredita? Lembro que isso foi uma febre, as empresas e as escolas bloqueavam, uma loucura. Hoje com o celular e com as outras redes sociais o negócio é saber a hora certa de usar e não ficar se expondo a torto e a direita. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Juro que eu preferia muito mais o Orkut do que o Facebook. Lá não tinha problemas nunca, ninguém ficava compartilhando fotos de gente morta, enfim, era uma rede muito melhor. Fui um dos poucos que lamentou a queda dessa rede social!

    ResponderExcluir
  7. Também tive meu momento de nostalgia e visitei o Orkut e realmente percebi que ainda tem gente por lá e que recebi muitas msg no dia do meu niver, mas sinceramente estou me rendendo ao facebook.

    ResponderExcluir