Smilecup Verde – A xícara que virou um presente

outubro 02, 2012



Acredito no poder do pensamento. Mais do que isso: acredito que pessoas que praticam o bem e tem ideias, anseios e sonhos em comum conseguem se conectar. A história que vou contar aqui hoje não é melhor, nem pior do que nenhuma outra. Simplesmente, é a minha história. Um acontecimento que poderia ter um desfecho trágico, mas não teve. Se não fosse pelo diálogo, pela conversa e, principalmente, pela sinceridade, talvez esse fato não teve o final feliz que teve ou que ainda terá.

Há quase quatro anos cometi um erro. Nada de muito grave, mas um erro. Quem nunca cometeu um erro que atire a primeira pedra? E pela sinceridade de assumi-lo a história ganhou um desfecho muito significativo para mim, uma lição de vida: ainda existem pessoas no mundo com a mente aberta e disposta ao diálogo. E é por isso que o mundo pode se tornar um lugar melhor, quando temos a oportunidade de aprender com o erro, de buscar o acerto, de fazer do limão uma limonada.

Pois bem, fiz todo esse “nariz de cera” para contar uma história simples que ainda não revelei para todos os leitores do blog. Calma, gente. Não é nada de tão horroroso assim. Ou melhor, é sim. E espero sinceramente que quem está lendo não cometa o mesmo erro que cometi. As consequências podem ser severas. Quanto ao erro em si, alguns amigos mais próximos já sabem. No entanto, creio que hoje chegou o momento de revela-lo publicamente. O grande dia chegou: a sorte está lançada. Tudo começou quando, ao ler outros blogs e pesquisar na internet como faço diariamente, encontrei uma xícara verde.

Amo verde. O verde é a minha cor preferida. Torço para o Atlético Mineiro, mas tenho também um lado do coração que é verde e que torce para o Palmeiras só por causa da cor verde, para você ter uma ideia. Eu adoro verde. Ás vezes tenho que me controlar para não sair por aí comprando tudo verde....rs...brincadeira. Então, encontrei uma xícara verde linda na internet.

Na época, tinha contratado um profissional para fazer o novo layout do blog e pensei: essa xícara verde vai ser a logo do projeto. Pesquisei na internet e achei o dono da imagem da xícara, o estúdio ucraniano Psyho. Fiz a logomarca do blog e na base da página, é possível ler os créditos da empresa que desenhou a xícara. Nunca escondi isso de ninguém: é publico. É só rolar a página do blog até o final para ver de onde saiu a imagem, com um link, inclusive.

No entanto, o meu erro foi não contatar a Psyho sobre essa apropriação, mesmo dando o crédito. Até que um belo dia, mais precisamente no ano passado, a Psyho entrou em contato comigo pedindo que eu retirasse a xicara verde da logo do blog. Foi um e-mail amigável, mas meu mundo caiu. Imaginei que viria um processo internacional nas minhas costas, que teria que pagar uma fortuna para os gringos, que seria preso. Fiquei louco na hora!

Respirei fundo, respondi o e-mail, assumi o erro e pedi desculpas por ter feito isso. Contei a minha história, da paixão que senti pela xícara verde e o porquê a tinha escolhido para ser a logo do Café com Notícias. Começamos a trocar mensagens. Vasely, o designer da Psyho, foi esse contato. Para a minha total surpresa, o estúdio me deu a autorização, de forma gratuita, para continuar utilizando a xícara verde pelo tempo que eu quisesse. Além disso, eles acreditam que o que fiz, de certa forma, é uma propaganda positiva para o produto, uma vez que ele ficou conhecido no Brasil.

Não satisfeitos, eles ainda me deram mais um presente: ser o representante oficial da Smilecup verde (xícara) aqui no Brasil. Se os nossos planos derem certo, há a possibilidade de vendermos a xícara por aqui para os internautas que se interessarem pelo produto. Tudo isso ainda é uma ideia que precisa ser costurada, principalmente porque envolve custos de fabricação e envio, uma vez que a xícara vem da Ucrânia. Assista o vídeo:


Mas, o mais bonito de tudo isso aconteceu neste sábado (29/09), quando o Vasely realizou um sonho pessoal de me enviar de presente uma Smilecup verde. Fiquei extasiado de tanta emoção. Simplesmente, a xícara é linda e única. Não sei se foi força do pensamento ou se foi às mãos de Deus. Só sei que essa xícara uniu pessoas e extrapolou as barreiras do idioma.

Fui a exceção de uma regra. Um caso à parte. Mas, a maior a lição que aprendi desta história toda é que nada supera o diálogo, a humildade, a ajuda mútua. Estou feliz em saber que ainda existem pessoas que acreditam uns nos outros, que não deixa o ego falar mais alto. Toda história tem mais de um lado e todos os lados se completam. Está é a minha história. Uma história que ainda está sendo escrita.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Wander, você escreveu de um jeito tão envolvente que a gente se sente contagiado pelo seu carisma e humildade de contar algo assim de bastidor do blog e que teve um final feliz no final das contas. Tenho certeza que esta parceria vai render ótimos frutos. Desejo todo o sucesso do mundo para você querido. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo carinho do comentário, Renata. Fico contente de saber que vc se entusiasmou com a história do blog. Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Wander!
    Hoje vi a imagem dessas xicrinhas numa pg do Facebook e postei pros meus amigos. Durante o dia fui desenvolvendo uma estranha compulsão por adquiri-las até que saí à busca de onde comprar. Acabei desembocando no seu blog e achei sua história com a logo e a forma que o assunto foi tratado muito legal, tanto que coloquei um link pro meu post!
    A pergunta é: você vai comercializá-las, então??!! Será que não consigo achá-las pra comprar em SP?
    Abraço pra você,
    Patrícia Chammas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia! Estou conversando com o Studio Psyho sobre a possibilidade de venda da xícara por meio do blog. Em breve, acho que vamos chegar em um denominador comum, uma vez que smilecup verde vem da Ucrânia. Obrigado pelo comentário. Fiquei feliz de saber como você chegou ao Café com Notícias. Um forte abraço.

      Excluir
  4. oi como faço pra comprar essa xicara linda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Como respondi para a Marina, no comentário acima, estou conversando com o Studio Psyho sobre a possibilidade de venda da xícara por meio do blog. Assim que tiver tudo certo, irei avisar os leitores. Um forte abraço.

      Excluir