IV Bienal Brasileira de Design em BH

setembro 19, 2012


Mostrar para o público as novidades do desing e os produtos que ainda vão entrar no mercado. Esta é a proposta da IV Bienal Brasileira de Design que pela primeira vez acontece em Belo Horizonte (BH), em diferentes pontos da cidade. O objetivo é agregar as principais iniciativas do tema desenvolvidas no país na indústria e no meio acadêmico. O evento é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Programa Brasileiro de Design e co-realização do Sebrae Nacional.

Com o tema “Diversidade Brasileira”, a quarta edição da Bienal apresenta as principais referências e tendências nacionais e internacionais, em seus diversos espaços e mostras. Ainda, o evento contará com seminários internacionais, oficinas abertas ao público e debates com especialistas da área. A mostra inclui produtos como mobiliário, utensílios, moda, jóias e até automóveis. Um destaque da exposição é a apresentação de novas tecnologias de produção, ainda raras e recentes no Brasil.

A exposição principal, “Da Mão à Máquina”, ficará exposta no Palácio das Artes e vai apresentar aos visitantes a vocação brasileira para o design, partindo do artesanato e chegando até a produção industrial de alta tecnologia no país. Ainda, outros espaços de BH e farão parte do circuito da mostra, como a Casa Fiat de Cultura, o Museu de Artes e Ofícios, o Ponteio Lar Shopping, a Serraria Souza Pinto, a Uemg e o Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Em coletiva sobre o evento nesta quarta-feira (19), a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, destacou a importância do design para agregar valor ao produto mineiro. Para ela, o processo do design não é um custo, mas sim um investimento para as empresas. “A incorporação do design na produção viabiliza a colocação do produto mineiro em outras partes do Brasil e do mundo, criando um mercado diferenciado”, avalia. Confira mais detalhes na reportagem, abaixo:




_____________________
* Com informações e fotos da Agência Minas.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Uma ótima dica para ficar interado sobre as coisas que andam acontecendo no mercado de design brasileiro. Fui no primeiro dia e adorei. Fiquei com vontade de voltar e ir de novo. Parabéns pela matéria. Abraços

    ResponderExcluir