Twitter oferece notícias de destaque por e-mail para usuários do microblog

agosto 17, 2012



Há algumas semanas, tenho notado que o Twitter passou a enviar por e-mail uma seleção de notícias e destaques semanais do microblog em forma de newsletter. Achei isso incrível! Principalmente, porque o novo recurso é personalizado de acordo com a sua rede de seguidores. Ou seja, o que a minha rede destaca como relevante, nem sempre será como na sua.

A escolha dessas notícias se dá a partir da rede de seguidores do usuário, apontando as novidades que mais bombaram na rede, de acordo com o número de citações, links ou qualquer tipo de referência ou hashtag. A ideia, bastante interessante, reforça ainda mais a atribuição dada ao Twitter que é da possibilidade de distribuição da informação em tempo real, minuto a minuto.

Muitas vezes, na correria do dia-dia, acessamos pouco o Twitter e não conseguimos acompanhar todos os destaques do microblog. Foi-se a época em que apenas o Trending Topics (TT’s) era termômetro dos assuntos mais comentados nas redes. Hoje em dia, estar nos TT’s nem sempre é sinal de relevância. Isso aconteceu, principalmente, por conta da vulgarização do índice. Um exemplo disso são as fãs de um cantor sertanejo teen que, ora ou outra, coloca alguma tag como assunto mais comentado.
Newsletter enviada pelo Twitter. Foto: Reprodução.

Nada contra o cantor ou as fãs. É apenas um exemplo de que isso, necessariamente, não significa relevância. Pode até ser para as fãs ou pessoas que admiram esse artista. Mas, para a grande maioria que usa o Twitter, um assunto mais comentado se dá a partir do debate gerado pela rede, e não pela repetição [exagerada] da hashtag ou da tag em si. Lembrando que a repetição de um termo a cada minuto é considerada Spam. Então, se você quer colocar um hashtag de modo relevante, a cada postagem que você utilizar o termo, ofereça um conteúdo diferente e estabeleça debate entre outros usuários.

No mais, creio que a proposta dessa Newsletter Semanal do Twitter é uma forma de mostrar para o público que a relevância dos termos postados no Twitter vai além da repetição. Vai do alcance que determinado assunto toma dentro da rede, gerando informação, debate e repercussão entre os usuários de uma determinada rede. O que é relevante para mim, nem sempre é relevante para você. Outro ponto a se observar: as rede sociais estão apontando uma tendência cada vez mais forte da internet: a personalização. Você é aquilo que você clica.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Eu já recebi uma newsletter dessa Twitter. Abria e achava que era alguma coisa de spam, sei lá...nunca parei para conferir. Agora que você postou sobre o que era é que entendi a funcionalidade. Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir