Yahoo Rede de Contribuidores vai remunerar produtores de conteúdo independente

julho 31, 2012



Lançado há algumas semanas no ar em fase de testes no Brasil, o Yahoo Rede de Contribuidores permite aos interessados se cadastrarem na plataforma para publicarem textos noticiosos na internet de forma remunerada, a partir de uma indicação dos editores do Yahoo.  A novidade, que já existe nos Estados Unidos, oferece um modelo de remuneração composto por um “valor de saída”, não revelado, acrescido de um real a cada mil visualizações da notícia.

O projeto é uma oportunidade para jornalistas, blogueiros, universitários, escritores e especialistas, de um modo geral, possam dar vazão aos textos produzidos sem a necessidade de criar um blog ou site e, sobretudo, com possibilidade de remuneração pelo trabalho online. No caso de jornalistas desempregados, em início de carreira ou até estudantes de jornalismo, Yahoo Rede de Contribuidores pode ser uma alternativa real de trabalho. A experiência pode ajudar a adquirir experiência na prática de produção noticiosa ou ainda na formulação de um portfólio a partir da produção textual de áreas de interesse de âmbito nacional ou regional.

A gestão de pautas da Yahoo Rede de Contribuidores estará a cargo de uma célula de profissionais dentro da redação do Yahoo e a criação da rede não acarretará no fim de algum acordo com agências de notícias ou na demissão de profissionais. 

De acordo com os desenvolvedores, o projeto, em um primeiro momento, funcionará da seguinte maneira: a equipe do Yahoo escolhe determinadas pautas e coloca na rede para que as pessoas cadastradas na comunidade possam escrever reportagens sobre o tema. A escolhida entrará nos sites como o Yahoo! Notícias, Yahoo! Esportes, Yahoo! Finanças, Yahoo! OMG!, e Yahoo! Mulher.

O editor-chefe do Yahoo, Rafael Alvez, que encabeça o projeto e tem cinco profissionais diretamente envolvidos, acredita que com o tempo os colaboradores construirão sua reputação, em uma métrica que tem a ver, por exemplo, com a assiduidade, qualidade do trabalho, quantidade de visualizações e atendimento aos prazos.

Outro fator importante, claro, é o conhecimento especializado sobre o tema. E estes estarão à frente dos outros na hora de se escolher a reportagem a ser publicada. “Com o tempo, poderemos limitar determinada pauta apenas a pessoas que já conhecem de um setor, como jardinagem, por exemplo”, comenta Alvez. A rede não permitirá a sugestão de pautas, mas isso será possível por outras vias, como as redes sociais do Yahoo.



Fonte/Adaptação: Meio e Mensagem.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Wander, que projeto mais interessante esse do Yahoo!. É uma mão na roda para quem está desempregado ou no início da carreira. Finalmente um projeto bom para ajudar na formação de jornalistas especializados em produção de conteúdo online. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Wander!!! Acredito que você tem muito conteúdo para contribuir para este projeto.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir