Rio+20 – ICLEI 2012 em Belo Horizonte quer somar na discução sobre sustentabilidade

junho 15, 2012




De 14 e 17 de junho, Belo Horizonte recebe, pela primeira vez, uma edição do ICLEI - Congresso Mundial de Governos Locais pela Sustentabilidade. O ICLEI acontece a cada três anos e é uma oportunidade para que prefeitos, representantes de governos locais, organizações internacionais, governos nacionais, financiadores e outros parceiros se reúnam e compartilhem conhecimentos sobre sustentabilidade, economia verde, proteção e preservação do meio ambiente de forma local. Para ver a programação do evento, clique aqui.

No ICLEI são apresentados casos de sucesso de ações em sustentabilidade no mundo todo. Entre eles, o trabalho em gestão de resíduos desenvolvido por cidades, como Dunkerque, na França, Salta, na Argentina, Belo Horizonte, entre outras. Durante o encontro serão discutidos os impactos causados pelas Mudanças Climáticas e o papel central das cidades frente a alternativas para a promoção do desenvolvimento sustentável.

“Neste ano, o evento ganha a importância de se configurar como preparação e definição de estratégias para as temáticas que serão tratadas na Rio+20, como a erradicação da miséria”, destaca Rodrigo Perpétuo, secretário municipal adjunto de Relações Internacionais.

Durante a abertura do Congresso Mundial ICLEI 2012 na noite desta quinta-feira (14), a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, salientou que espera “que o ICLEI ofereça alternativas mais objetivas em torno de soluções concretas onde o bem feito, a ética e os princípios de sustentabilidade tragam soluções das gerações presentes para uma vida melhor das gerações futuras”.

Para a Ministra, o congresso acontece em “um momento de uma nova inflexão política, desde que o mundo apontou, na Rio-92 há 20 anos, a necessidade de mudança de modelos de desenvolvimento. A Rio+20 é uma conferência de partida, coloca na agenda a pauta da necessidade de agir com pragmatismo ambiental, com pragmatismo político”.

Além dela, o discurso do presidente do ICLEI, David Cadman, foi contundente sobre a responsabilidade dos governos para agirem agora. Nesta sexta-feira (15/06), pela manhã, o coordenador executivo da Rio+20, Brice Lalonde, diretamente do Rio de Janeiro, enviou sua mensagem sobre a importância da participação dos governos locais nas políticas de sustentabilidade.

David Cadman falou sobre a necessidade de os governos locais, estaduais e nacionais transformarem suas agendas em ações sobre o que está sendo feito, deixando para trás a agenda do que pode ser feito. “Não podemos, além do legado da dívida financeira, deixar para as gerações futuras o legado de um meio ambiente destruído”, disse o presidente do ICLEI.

Já Brice Lalonde, coordenador executivo da Rio+20, falou hoje durante a plenária de abertura do Congresso, em que foi feito um balanço das ações locais pós Rio92 até Rio+20. “Os governos locais têm papel fundamental nas discussões de sustentabilidade. Falar sobre sustentabilidade é falar sobre bem-estar. É preciso pensar como vamos lidar com isso”, afirmou. Com o nome “Do Rio ao Rio”, nessa plenária foi apresentado o estudo que traz uma revisão de 20 anos de ação local para a sustentabilidade global. O documento “Sustentabilidade local 2012” completo está disponível neste site.

Outra palestra de destaque foi a de Sebástien Duyck, membro da Comissão Executiva, Rio+20es, da França, que discute a sustentabilidade com as gerações futuras. Para ele “os governos locais precisam reconhecer o papel da juventude como empreendedores sociais e ter a juventude a bordo das discussões. É necessário considerar os interesses das gerações futuras”. Duyck ainda reforçou que “a juventude sofre a falta de decisões reais para o futuro”. Com isso, o presidente do ICLEI, David Cadman, enfatizou o discurso de Duyck, dizendo “que é imprescindível contar com jovens nessas discussões”.

O evento, que vai até domingo, pretende redigir até domingo a “Mensagem para o Rio”, um documento que representará a intenção dos Governos Locais com seus compromissos de sustentabilidade que será apresentado na Rio+20. No domingo, das 16h às 17h30, na plenária final do evento, diversos prefeitos darão a sua visão para o futuro.

Entre eles, Park Won Son, prefeito de Seoul, Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro e Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte. Esse será o grande dia de importantes trocas de experiências entre as cidades e momento de decisões. Entre os temas estão, “Crescimento rápido – crescimento verde”, “Sistemas Alimentares nas Cidades”, entre outros.


___________________________________
*Colaborou: Larissa Machado / Lead Comunicação / Fotos: PBH.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Oi amigo, reproduzo aqui meu comentário do diHITT. Um abraço!!!
    Puxa Wander, torço tanto para que dê resultado Rio +20, mas pelas última reportagens a coisa parece que vai pelo mesmo caminho de Davos. Uma pena né amigo? Mas valeu pelo artigo. Vamos continuar acreditando.

    ResponderExcluir