Rio+20 – Evento discute sustentabilidade e meio ambiente

junho 15, 2012



Discutir uma forma de crescer sem comprometer o bem estar das próximas gerações. Esta é a proposta da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, evento que acontece de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Ciente da importância de se difundir temas como ecologia, meio ambiente, economia verde e sustentabilidade, o blog @cafecnoticias inicia a sua cobertura do evento.

Mesmo de forma tardia, a ideia deste post inicial é apresentar, de forma geral e sintética, a proposta da Rio+20. A título de curiosidade, a conferência da ONU acontece 20 anos depois da Eco-92 / Rio-92, com o intuito de sensibilizar a sociedade e mais de 190 chefes de Estado sobre a importância de se propor ações efetivas para viabilizar a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

Veja também


Com a finalidade de contribuir para uma agenda de desenvolvimento sustentável para as próximas décadas, a Rio+20 foi dividida em dois momentos: de 13 a 15 de Junho acontece a 3ª Reunião do Comitê Preparatório, aonde os representantes governamentais vão se reunir para negociar os documentos adotados na Conferência.
Diplomatas participantes da Rio+20 conversam no intervalo das reuniões.
Foto: Alexandre Durão/G1/Reprodução.

Em seguida, entre 16 e 19 de junho, acontecem os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. E, por fim, de 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas. 

Ao final do encontro, será formulado um texto-base aonde os países vão negociar um acordo que vai orientar todo o planeta a se desenvolver de forma sustentável para a próxima década. Esse documento é chamado “zero draft” (“rascunho zero” em inglês).

Liderança

O Brasil deve assumir a Presidência da Rio+20, logo depois do encerramento oficial das reuniões dos comitês preparatórios. As negociações vão ser comandadas pelos atuais embaixadores André Corrêa do Lago, chefe da delegação brasileira na conferência, e o secretário executivo da delegação brasileira, Luiz Alberto Figueiredo Machado. O comando-geral ficará a cargo do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.
Exposição no Riocentro, onde ocorrem as reuniões da Rio+20.
Foto: Alexandre Durão/G1/Reprodução.

Do dia 20 a 22 de junho, a presidenta Dilma Rousseff assume o comando nas reuniões plenárias. Paralelamente, os negociadores intensificam as articulações para que o menor número possível de controvérsias seja encaminhado aos líderes políticos nas reuniões de alto nível.


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários