Café vê TV – A Fazenda 5, Gloob, Efeito Carrossel, Saturday Night Live e Indiretas Já

maio 28, 2012


Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Nesta terça-feira (29), a partir das 22h15, A Fazenda 5 volta à programação da Rede Record prometendo mudanças na dinâmica do Jogo. Com 16 participantes, apresentação de Britto Jr., direção geral de Rodrigo Carelli e uma duração estimada de 85 dias (quase três meses), o reality rural reestreia na emissora da Barra Funda com a difícil missão de elevar os índices do Ibope no horário nobre. Por conta da sua estratégia de “grade voadora”, a Record pensou em diversos horários para a atração até chegar a este que tem mais chance de êxito.

Cogitou-se o horário das 21h para bater de frente com o sucesso da novela global Avenida Brasil e no horário das 23h – como aconteceu no ano passado, competindo diretamente com a estreia do remake de Gabriela, na TV Globo, no próximo dia 19 de junho. Mas, no final, bateu-se o martelo para a faixa das 22h com o intuito de pegar o telespectador que muda de canal depois da novela e, desse modo, ajudar a impulsionar a audiência da novela Máscaras, que anda mal das pernas. O reality poderá também ser visto de graça, em sistema de pay-per-view, pelos internautas cadastrados no portal R7.

Sucesso em mais de 40 países, o A Fazenda conta com cerca de 230 profissionais trabalhando atrás das câmeras para mostrar ao telespectador como é colocar para funcionar uma fazenda de verdade, de 150 mil m². Assim como nas temporadas anteriores, Chris Couto comandará as provas especiais e as de merchandising, dentro e fora da Fazenda. A novidade fica por conta da entrada de Celso Cavallini, que fará reportagens externas, apurando a repercussão do programa com os telespectadores nas ruas.

"Nós vamos fazer a melhor de todas as temporadas. Digo isso com convicção porque a nossa equipe está entrosada nos bastidores depois de quatro edições de sucesso. Mudanças na dinâmica do jogo vão surpreender os participantes na briga pelo prêmio de dois milhões e o público de casa não vai querer perder nenhum lance. A chaleira vai ferver como nunca", diz Britto Jr.

Na semana passada, vários colunistas de TV, blogueiros e jornalistas começaram a divulgar a lista dos possíveis participantes. E detalhe: boa parte dos nomes foram divulgados em primeira mão na estreia desta coluna. As surpresas foram a entrada, aos 45 do segundo tempo, da ex-VJ da MTV Penélope Nova, do humorista Rodrigo Capella, da drag queen Léo Áquila e do árbitro de futebol Diego Pombo. Para ver a lista completa de participantes, clique aqui.

Se olharmos a lista dos possíveis participantes, vemos que a Record está apostando sério em discussões, brigas e, quem sabe, num possível romance ao colocar um certo número de participantes solteiros na fazenda. O cardápio é variado! Num primeiro momento, a escolha do elenco [de sub-celebridades] desta temporada foi acertada. Agora, é esperar para ver quais são as novidades desta temporada para a dinâmica do Jogo. Será que o “bicho vai pegar”?

Fenômeno

Enquanto o último capítulo de Corações Feridos, que foi ao ar na noite da última quarta-feira (23), marcou apenas seis pontos de média, a emissora de Silvio Santos está em festa pelo fato da novela infantil Carrossel ter fechado a semana na casa dos dois dígitos, com uma média de 11 pontos - números que não eram vistos há muitos anos numa novela da Casa no horário nobre. 

Apesar do texto não ser “aquela Brastemp” e muitos atores ainda estejam fora do tom, a novelinha mostrou que uma história bem construída e que marcou uma geração inteira no início dos anos 1990, tem fôlego para conquistar o público com temas contemporâneos Prova disso. É que o Efeito Carrossel despertou de vem o alerta vermelho na Rede Record, que já não está mais na vice-liderança isolada na média-dia.

Crise

E por falar na emissora da Barra Funda, a Record vive o seu pior momento, desde o lançamento do projeto “Caminho da Liderança”, em 2005. Por conta da “grade voadora” e do investimento pesado no “jornalismo urubu”, a Record está pagando um preço alto: o afastamento do público. Não é a toa que o Jornal da Record e as novelas Rebelde e Máscaras não estão conseguindo fechar os dois dígitos de audiência, meta inclusive estipulada pelos Bispos. Não adianta chamar os autores, atores e produtores para cobrar resultados, se a emissora não se preocupa em estabilizar a grade e oferecer suporte. Assim fica difícil!

Infantil

Está definido para o dia 15 de junho a estreia do Gloob, o mais novo canal da Globosat voltado para o público infantil. O canal estará disponível nas operadoras de TV Paga NET, SKY, Claro TV, Telefônica (TVA), Oi TV e GVT. De acordo com a direção da Globosat, o objetivo do Gloob é oferecer uma programação lúdica e educativa, preenchida em sua maioria por produções nacionais, no futuro. Inclusive, a direção do canal está tentando há alguns meses, sem sucesso, uma parceria com a Fundação Padre Anchieta para exibir programas infantis antigos da TV Cultura. 

As negociações esbarram na TV Rá-Tim-Bum, que já reapresenta os principais sucessos da emissora pública. Entre as atrações que farão parte do novo canal infantil da Globosat estão Os Smurfs, Popeye, He-Man, She-Ra, Sítio do Pica Pau Amarelo, Bolts & Blip, Ariol, Mily Miss Questions, Nina e Mouss & Boubidi, além da série D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, uma produção da Conspiração Filmes  com 26 episódios.

Humor


Com uma estreia morna e repleta de piadas sem graça, Rafinha Bastos  estreou o Saturday Night Live (SNL), às 20h30, na RedeTV!, com uma média de 1 ponto de audiência e pico de 1,6, ocupando a quinta posição geral no Ibope. Para a meta estabelecida pela emissora, foi muito abaixo do esperado. Na estreia, o SNL fez piada com o quadro "O que vi da Vida", da polêmica entrevista que Xuxa deu ao Fantástico, além de Rafinha ter brincado com o fato de ter que pedir desculpas há muitas celebridades para poder "escrever uma nova história sem as marcas do passado". Tudo muito sem graça e artificial. 


A proposta, que aqui no Brasil lembra muito o Comédia MTV Ao Vivo, insistiu em esquetes de grande duração - gravados em ao vivo, e com cenários de uma qualidade muito inferior, em muitos momentos. O elenco escolhido a dedo por Rafinha não é ruim, mas falta um bom roteirista que consiga fazer as piadas no time necessário para fazer rir. Mesmo sendo um programa de estreia, ainda tem muito o que ser feito para chegar no nível de "assistível".

Casa Nova

Depois de ter atuado na Record Minas onde fez parte da equipe que reposicionou a marca em Minas Gerais, Monique Araki é a nova gerente de Marketing da TV Band Minas. Ela será a responsável por criar novas peças e ajudar a divulgar ainda mais a TV Band, na Rádio Band News FM e no Jornal Metro, em Belo Horizonte. 

Formada em Publicidade e Propaganda, Monique tem vasta experiência na área, com atuações na Fiat e na Agência Click. Na emissora, Monique Araki vem se juntar a outros profissionais como Eduardo Mineiro, diretor comercial da TV e da rádio; Leandro Figueiredo, gerente Comercial da TV e da rádio; Ricardo Cunha, gerente Comercial do Interior; e Pedro Lara Resende, gerente Comercial do Metro.

Universidade

Com o intuito de ajudar os jovens sobre qual profissão ou graduação seguir, a MixTV lançou em parceria com a universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, o programa Simulado, apresentado por Caco de Castro e Heide Guimarães e exibido aos sábados, às 20h. O objetivo do programa, que faz parte da grade de 2012 da emissora, é mostrar entrevistas com profissionais qualificados para fornecer aos estudantes dicas de carreira, de emprego e sucesso profissional. A atração foi customizada para o anunciante e contará com um total de 20 episódios.

Volume

Para regulamentar a questão da variação do áudio nos intervalos comerciais da TV, o Ministério das Comunicações decidiu abrir uma consulta pública para estabelecer os detalhes do cumprimento e da fiscalização da lei 10.022, regulamentada em 2001, que determina a obrigação da padronização do áudio do intervalo comercial e da programação das emissoras de rádio e televisão. A lei prevê que a diferença de som entre o intervalo e as atrações não possa ultrapassar 1 decíbel. 

Tal regra é baseada no conceito de loundness, que diz respeito à percepção subjetiva da intensidade do som. Mesmo com a lei em vigor, ao que parece, isso não é cumprido pelas emissoras. Você já notou o quanto o áudio do comercial é mais alto do que a atração que você está assistindo? Se barulho fosse sinal de vendas e de prender atenção do público, tinha muito programa de qualidade ruim na liderança do Ibope. Fica a dica.

Webcam

Ao que parece, entre as personalidades do meio artístico do sexo masculino, foi lançada uma nova moda: ser flagrado em cenas íntimas na webcam. A vítima da vez atende pelo nome de Sérgio Hondjakoff, que ficou conhecido pelo personagem Cabeção, na novela adolescente Malhação, da TV Globo. 

Aos 27 anos e fora da TV desde o final da novela Bela, a feia, na Record, em 2010, o ator, que está desempregado e sem nenhum projeto, se viu novamente na mídia e está apto a colher frutos com isso. "Isso aí foi um golpe. Era um vídeo que eu estava vendo e aparecia uma mulher com um vibrador semelhante àquele que eu tenho. (...) Tenho sonho de voltar para a Globo um dia. Hoje não estou correndo muito atrás, mas não quero cair no esquecimento", disse Sérgio ao site Ego.

Crítica

Tudo bem que a coluna de hoje já falou do clipe “Indiretas Já”, do humorístico Comédia MTV Ao Vivo. No entanto, creio que vale a oportunidade de falarmos dele novamente a título de reflexão. O que está acontecendo com a TV aberta? Será que vale tudo para agradar a Classe C? Porque os mesmo erros cometidos na década anterior são mantidos? A equipe do programa foi muito feliz com o nome e, principalmente com a letra, tão inteligente e subjetiva quanto a escrita por Chico Buarque. "Está a maior zorra na praça. Só pra agradar Classe C! Anãozinho, bunda gigante, tem dançarina, competição. Vai já pro sofá, figurante! Reality vale 1 milhão”, diz o refrão da música. Para entender todas as indiretas da música, clique aqui. Assista o vídeo:




Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Ei querido. Sou suspeita pq adoro a ideia dessa coluna sobre TV pq dá um giro em diversos assuntos e nos informa sobre eles. Vou assistir A Fazenda 5 para ver como vai ser...fiquei curiosa pelo elenco. Quanto ao SNL do Rafinha Bastos, foi horrível. Teve muita piada sem graça. Me acabei de rir ontem com o Cirilo do Pânico que parecia o menino do "Para Nossa Alegria". A coluna de hoje está ótima! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Me dá pena esses artistas que ficam criando factoides na mídia para reaparecer. O que tem de cara todo mês que aparece nesses vídeos íntimos não está no gibi. Daqui a pouco o Sérgio Hondjakoff entra em A Fazenda também...kkkk. No mais, excelente o vídeo do Adnet. Críticou a mídia, a TV e eles mesmo. Ponto pra MTV.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Bertoletta28 de mai. de 2012, 09:47:00

    Não tinha visto esse clipe do Marcelo Adnet. A paródia ficou muito boa, aliás uma das melhores que já vi da música. A TV aberta está muito vacalhada. Alguém tem que colocar o dedo na ferida mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Fico com dó desses rapazes que estão usando esse artíficio de vídeo íntimos vazados na internet para voltar à mídia. A cada mês a lista só aumenta....vai trabalhar e correr atrás dos seus sonhos minha gente!!!

    ResponderExcluir
  5. Tem programas que precisamos aumentar o volume "No último" pra ouvir direito e aí a gente leva susto quando entra a porcaria do intervalo porque aí sim sai em alto e bom som. Detesto isso

    ResponderExcluir
  6. O clipe do Adnet foi genial. Uma obra prima muito criativa. E a Record insiste com a Fazenda. Mais porcaria na já combalida TV brasileira. Abraços

    ResponderExcluir