Café vê TV – TV aberta, Axé Brasil 2012, Camila Pitanga e Quem Fica de Pé?

abril 09, 2012



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta nova seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:


Boni, um dos profissionais que mais ajudou a moldar aquilo que hoje chamamos de padrão de qualidade, já dizia que “TV é hábito”. Mas hábito não significa comodismo. O hábito que ele fala é dos horários dos programas terem uma certa regularidade e se incorporarem a rotina do público. Para que isso aconteça é preciso que os profissionais envolvidos com criação se reinventem sempre, como forma de buscar outras formas de prender o público, mas sem perder a essência. Novidades e mudanças são duas coisas completamente diferentes. Prova disso é que a TV aberta, aos poucos, está passando por uma grande transformação de público e de linguagem. Não adianta mais ignorar a resposta do público, muito menos excluí-lo.

A Classe C agora é a dona do controle remoto. Os programas, as novelas, os filmes, enfim tudo que passa na televisão é pensado para agradá-los. Até o celular, hoje em dia, tem TV porque sabe que esse público vê a TV com outro status. Aliás, não só a TV como a internet, o 3G, a banda larga. Estamos na era do consumo. De fato, a Classe A e B, há anos já não assiste televisão com a mesma frequência. Existem pesquisas que apontam isso. A Classe C é a nova menina dos olhos, inclusive da TV Paga. Ela consome, indica, repercute e desaprova numa velocidade impressionante. A comunicação vive novos tempos. Estamos em revolução! Os comunicadores que não entenderem isso vão nadar contra a maré e morrer na praia. 

Estratégia
Emblemática a entrevista que o Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e vice-presidente da Record, Honorilton Gonçalves, 52 anos, deu ao jornalista Fernando Oliveira, do Blog Na TV, do iG, há algumas semanas. Apesar de almejar a liderança, o maior pecado da Record atende pelo nome de gula. Uma matéria jornalística ou um programa quando faz muito sucesso no canal é reprisada à exaustão. Inclusive, a programação vespertina da emissora é baseada inteiramente em reprises. "Eu acho que os telespectadores é que exageram na dose de gostar das coisas! Então nós somos obrigados a manter o que dá certo. Essa é a política da Record: nós atendemos ao público", diz Gonçalves. Será? Nem sempre o caminho mais fácil é o certo.

Buemba
Depois de alguns sites noticiarem que o roteirista global Aguinaldo Silva estava negociando com a Record em São Paulo e que o mesmo estava insatisfeito na Rede Globo, o próprio autor usou o seu site e Twitter para desmentir as fifis de plantão, como ele mesmo diz. "A tal reunião em São Paulo era com o meu web designer pra acertar as mudanças radicais aqui no portal, inclusive pra torná-lo mais ágil nas respostas que dou a esse tipo de “desaforos”. E a tal “BUEMBA” eram as próprias mudanças no portal, que vão transformá-lo num veículo jornalisticamente mais encorpado, com colunistas e tal", disse Aguinaldo que além de autor de telenovelas é jornalista.


Show
O G1 transmitirá ao vivo e com exclusividade o Axé Brasil 2012, maior festival de axé em local fechado do Brasil que acontece nos dias 13 e 14 de abril, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O site vai mostrar os shows dos dois dias do evento que tem, entre as atrações, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Chiclete com Banana, Asa de Águia e Banda Eva. E no domingo (15), a TV Globo Minas exibirá para todo o estado o Axé Brasil 2012 - Melhores Momentos. O especial irá ao ar após o programa MG Esporte Clube.


Estreia
Nesta segunda-feira (09/04), estreia na Band, às 21h30, o game show Quem Fica em Pé?, sob a apresentação do jornalista José Luiz Datena. A atração será exibida, por ora, apenas na segunda, terça e quinta-feira. O programa, que já foi apresentado pela Rede Record entre 2002 e 2003 – com o nome de Roleta Russa e apresentado por Milton Neves naquela época, chega a Band com o desafio de premiar com R$ 100 mil os participantes que conseguirem responder corretamente o maior número de perguntas sem cair no buraco. Distribuído pela NBC/Universal e sucesso em vários países, o game tem a missão de alavancar a média de audiência do horário nobre da Band que sofre uma ligeira queda por conta do programa religioso que é exibido após o Jornal da Band.


Reprise
A partir do dia 07 de maio, às 00h15, o Canal Viva, na TV Paga, irá exibir a reprise da novela Que Rei Sou Eu?, sucesso da TV Globo, em 1989. Escrita por Cassiano Gabus Mendes e com direção-geral de Jorge Fernando, o folhetim se passa em 1786, no longínquo reino de “Avilan”. Na época, a trama fez um enorme sucesso por fazer metáforas com a realidade política e social do Brasil, que saiu do regime militar e ia voltar a ter eleições presidenciais. No elenco, nome como Gianfrancesco Guarnieri, Tereza Rachel, Tato Gabus Mendes, Antônio Abujamra, Edson Celulari, Giulia Gam, Natália do Vale, Stênio Garcia, Cláudia Abreu e Dercy Gonçalves.


Sósia
Foto: Reprodução / Twitter.
O leitor do blog Café com Notícias, Mauro Miliani, mandou a sugestão e a coluna rapidamente aceitou. Lá no Rio Grande do Sul, todo mundo acha a jornalista e apresentadora do Globo Esporte-RS, da TV Globo, Alice Bastos Neves, muito parecida com a atriz Camila Pitanga. Elas que não são parentes, se encontraram nos estúdios do canal após a atriz promover o lançamento do filme Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, dos diretores Beto Brant e Renato Ciasca, baseado no livro de Marçal Aquino. Na trama que se passa no interior da Amazônia, Camila vive a prostituta Lavínia que se envolve em um triângulo amoroso com o fotógrafo Cauby (Gustavo Machado) e o marido dela, o pastor Ernani (Zé Carlos Machado). Abaixo, assista o trailer:



Quer enviar sugestões de pauta? Envie email para wander.veroni@gmail.com

  

Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Ei querido! Para variar, muito boa essa sua coluna sobre TV. Adoro essa ideia do Café Quente e Café Frio. O filme da Camila Pitanga deve ser lindo...fiquei morrendo de vontade de ver. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Maria das Graças Antunes Lima9 de abr. de 2012, 10:59:00

    Os meios de comunicação estão mudando, isso é fato. Mas me revolta um pouco esse reflexo exagerado na Classe C. Fora isso, tem canal que finge que é classe C, mas na verdade só pensa no próprio umbigo. Fala sério, né. Muito boa a coluna. Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa coluna, Wander. Já virei fã...gosto muito quando vc posta sobre TV aqui no Café. Abcs

    ResponderExcluir
  4. Rá!! Adorei Café Quente e Café Frio, ótima sacada Wander!!!

    ResponderExcluir