Café Convidado – Desligar os aparelhos mesmo em stand by economiza energia

abril 11, 2012



Na seção Café Convidado de hoje, o empresário Luiz Oliveira fala da importância de desligar os aparelhos eletrônicos, mesmo em stand by, para economizar energia. De acordo com Luiz, esse tipo de atitude pode gerar vários benefícios tanto para a casa, quanto para a empresa. No ambiente corporativo, economizar energia significa poder planejar melhorias para o ambiente de trabalho, de um modo geral. Acompanhe o texto, abaixo:


Economia e sustentabilidade no uso de computadores
  
* Por Luiz Oliveira


Em empresas de todos os portes, e também no ambiente doméstico, é muito comum que os usuários de computador se ausentem desse equipamento sem desligá-lo. Junto a ele, diversos equipamentos como estabilizadores, roteadores, impressoras e nobreaks permanecem sem uso, ainda que conectados durante horas a fio.

Sei que em um primeiro momento essa atitude pode parecer insignificante, mas após uma análise cuidadosa passam a ser perceptíveis os seus prejuízos. Estes seguem pela contramão das tendências que prezam pela economia e sustentabilidade no uso das soluções tecnológicas.

Acredito que a origem desse hábito seja a falta de conscientização sobre o assunto como um todo, além da ausência de uma clara política de sustentabilidade na maioria das empresas. Porém, é preciso que o consumidor entenda que, mesmo em stand-by, esses aparelhos gastam energia significativa ao longo dos anos.

Para entendermos melhor esse raciocínio, segue o seguinte exemplo: se considerarmos o desligamento de três equipamentos com potência de 300W em uma jornada de 9 horas de trabalho, é possível economizar cerca de 405KW, o que corresponde a aproximadamente R$ 117,45.

Em uma empresa, esse dinheiro pode ser revertido em benefícios para os funcionários, como premiações, além de campanhas de vendas e marketing. Ou seja, ações de baixo investimento, mas que geram resultados significativos. Existe ainda a possibilidade de se conseguir algum desconto na conta de luz, caso não se ultrapasse determinada quantidade de KW.

Já no ambiente doméstico, de acordo com dados da Eletrobras, a quantidade de energia descrita é o suficiente para o funcionamento de mais de 400 horas de um ferro elétrico, 600 para uma cafeteira e 800 para uma máquina de lavar roupas.

Além da disciplina no desligamento desses equipamentos, o consumidor brasileiro também pode contar com outros artifícios. Hoje, já existem produtos no mercado criados com a finalidade de reduzir custos com energia. Um exemplo são os roteadores equipados com botões que permitem o desligamento da rede Wi-Fi, enquanto sua função de fornecimento de internet continua ativa para os computadores conectados. Há ainda alternativas como o uso de aparelhos mais econômicos e estéticos, como monitor de LCD ao invés do antigo CRT, além da possibilidade de instalação de sensores de presença, que auxiliam no desligamento das luzes.
  
_____________________
*Perfil: Luiz Oliveira é diretor de SMB da Netgear do Brasil, multinacional especializada em soluções de conectividade.





  • Para participar da seção Café Convidado, do Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Interessante este artigo. Na empresa que trabalho todo mundo deixa os computadores em stand by pq acreditam ser o jeito correto, mas na verdade não é. Economizar energia é tudo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tento contribuir de alguma forma. Há algum tempo abandonei os banhos longos (ficar deixando a agua escorrer a toa era algo que eu fazia) e tb desligo tudo da tomada antes de dormir. Faz diferença no final do mes!

    ResponderExcluir
  3. Sempre faço isso em casa e no ambiente de trabalho...desligo os aparelhos quando acabo de usar e recomendo para todo mundo. A conta de luz agradece no final do mês. :)

    ResponderExcluir
  4. Já tive muitas discussões com a minha família sobre isso de desligar na tomada os aparelhos. Tem gente que não acredita neste tipo de economia, mas é verdade.

    ResponderExcluir
  5. Maria Adelaide Guimarães13 de abr. de 2012, 11:38:00

    Esse é um artigo que faz um alerta muito importante para empresas e residências. Mas, mais do que isso, me incomoda de ver alguns prédios públicos com as luzes acesas durante toda a noite. Qual é a finalidade disso? Gastar dinheiro público, só pode.

    ResponderExcluir