Viagem a trabalho em Brasília-DF

março 01, 2012

Brasília à noite. Foto: Caixa Econômica Federal.


“Em Brasília, 19 horas”. Essa frase clássica do programa de rádio A Voz do Brasil, transmitido em diversas rádios do país, sempre me faz lembrar de Brasília-DF, a nossa capital federal. Claro, a cidade é muito mais do que isso. Desde 28 de fevereiro, mais precisamente no final da noite, estou em Brasília. Passei o dia 29/02 – dia característico do ano bissexto, aqui. E vou ficar até sexta-feira (02/03) à noite.

Primeira vez em Brasília e já amando a cidade e o seu jeito particular de organização. A cidade tem uma lógica diferente de tudo que já vi. Primeiro, aqui não tem esquina. Segundo, porque as ruas não tem nome: tudo é por bloco, asa sul, asa norte. Terceiro, porque é uma cidade que respira política o tempo inteiro. As decisões que vão afetar o seu dia-dia enquanto cidadão são tomadas nos ministérios, nas casas legislativas e no executivo.

Amo observar a arquitetura das cidades da qual visito. E Brasília não seria diferente. O seu grande charme são os prédios e os grandes blocos (quarteirões, a grosso) com espaços verdes. Na parte residencial da cidade, é muito comum encontrar condomínios com árvores frutíferas e espaço para lazer. A área de prestação de serviços é muito boa, além das avenidas serem muito largas, o que é ideal para o trânsito de qualquer grande metrópole.

Estou em Brasília a trabalho, cobrindo uma reunião no Ministério das Cidades sobre Reforma Urbana e Mobilidade, no ConCidades. É uma pauta tão interessante que articula vereadores, movimentos sociais, gestores dos mais diferentes lugares do Brasil. Sem contar que ontem participei de uma reunião do que será a Rio +20, um evento que quer discutir meio ambiente, mas também o uso consciente do espaço urbano. Está sendo um aprendizado muito rico, principalmente por ver que muitas dessas decisões e articulações que estão sendo tomadas vão afetar para melhor o nosso dia-dia.

Após o almoço, aproveitei para dar uma pequena volta por onde estava para conhecer melhor Brasília. No último dia na cidade, aproveitei para fazer um city tour. Abaixo, segue algumas fotos:



























- atualizado no dia 03/03/2012, às 11h.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Que legal, querido. Aproveita bem essa viagem e também tire um tempinho para conhecer Brasília. É uma cidade maravilhosa. Bem que notei que vc deu uma sumidinha do blog, mas pelo visto é por uma boa causa. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bertoletta1 de mar. de 2012, 08:08:00

    Minha filha mais velha morou em Brasília durante muitos anos. É uma ótima cidade, sem dúvida. A única coisa chata é o custo de vida elevadíssimo. Aproveite bem a viagem, Wander. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais essa conquista profissional, Wander. Não sou muito de comentar, mas acho incrível a sua dedicação ao jornalismo. Boa estada aí em Brasília.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom meu amigo. Fico super feliz por você. Aproveita bastante, apesar de ser uma profissional, sempre tem um proveito amplo. Bom te ver crescendo profissionalmente. Beijos e muuuuito boa sorte aí viu!?

    ResponderExcluir
  5. Eu não conheço Brasilia, mas pelas fotos deve ser belissima!!! Parabéns pelo Blog!!!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Uma cidade de uma grande engenharia, não conheço ainda, mas, com certeza não é uma prioridade ...

    ResponderExcluir