O que esperar da programação da TV aberta em 2012?

março 15, 2012




Estava navegando na internet, mais precisamente no site do UOL, quando me deparei com o link para assistir na íntegra o programa UOL Vê TV, do jornalista e blogueiro @mauriciostycer. Fui ver qual era o assunto e os convidados e achei muito bacana a pauta. Falar sobre a programação da TV aberta em 2012 com os convidados Flávio Ricco - colunista de TV do UOL, e Ricardo Feltrim - jornalista, colunista de TV e editor do site F5, da Folha.

Tá, para quem acompanha os bastidores de TV a pauta já foi repercutida à exaustão. Assumo. Mas foi muito bacana ver esses três jornalistas que cobrem tão bem Televisão debatendo e expondo algumas informações sobre o que podemos esperar da programação da TV aberta. Achei o programa tão bom que merecia ser repercutido e valia um post aqui para o @cafecnoticias. O programa com os três juntos ficou muito interessante e, na minha avaliação, acho que UOL deveria juntá-los mais vezes ou criar um programa para os três. Assista abaixo:

E aí, gostou do programa? Deixe a sua opinião logo abaixo na folha de comentários. Bom, agora também vou dar o meu pitaco. O que espero da programação da TV aberta em 2012? Confira abaixo algumas impressões:

Rede Globo: É notório que a Globo vai apostar ainda mais na classe C, não só nos programas, mas principalmente nas novelas. Também acontece algo curioso esse ano que é a estreia quase que padroniza dos três principais horários de novela. Particularmente, ainda não botei muito fé em Avenida Brasil. Mas como é um texto de João Emanuel Carneiro, a chance de ser ruim é quase nula. Em contrapartida, creio que Cheias de Charme pode ser um grande sucesso por conta da pegada popular e do humor. Já Amor, Eterno Amor, apesar da história convidativa, o excesso de didatismo do texto me causou incômodo. Elizabeth Jhim já foi melhor! Tem a volta do Casseta e Planeta que eu passo. O remake de Gabriela que tenho ainda minhas dúvidas, pois Walcy Carrasco se tornou um autor repetitivo. Tomara que ele dê conta do riscado.

Rede Record: O carro chefe da programação da Record é a Olimpíada de Londres. Mas, enquanto o evento esportivo não chega temos a estreia da novela Máscaras, de Lauro César Muniz, que parece ser uma novela interessante; a 2ª temporada do sucesso de Rebeldes – adaptado de uma forma muito divertida por Margareth Boury, e a quinta temporada de A Fazenda que promete a reunião de um elenco mais polêmico e que pode fisgar o público frustrado com 12ª edição do Big Brother Brasil (meu caso). Particularmente, tenho pavor da versão brasileira de Ídolos que a Record faz. É um desrespeito aos cantores profissionais. Mas enfim....tem gosto para tudo!

SBT: Depois de um “up” em 2011, até agora a grande novidade do SBT são os cabelos grisalhos de Silvio Santos e a possível estreia de Carrossel. Possível, porque sabemos o jeito SBT de fazer novela. Não vou assustar se eles gravarem a novela inteira e daqui cinco, dez anos, quando elenco tiver adolescente, exibir a novela. Brincadeira. A informação que foi divulgada é que a novela vai estrear em abril. Será?

Band: Se continuar nesse pique, acredito que 2012 será o ano da Band. O ano mal começou e a emissora já está se posicionando de forma bastante incisiva. Contratou a turma do Pânico; pretende dar uma repaginada no CQC e apostar mais no jornalismo bem humorado e crítico; criou o vespertino Muito Mais, trouxe um bom pacote de séries e está investindo forte no departamento esportivo. Na minha avaliação pessoal, em muitos horários a Band tem tudo para incomodar a Record e o SBT. Vai ter briga boa pela vice-liderança esse ano.

RedeTV: É a que me dá mais pena, sério. O ano mal começou e a emissora quase viu uma debandada geral de apresentadores encabeçado pela ida do Pânico para a Band. Sem contar os atrasos de salários. O clima nos bastidores da emissora não é dos melhores. E o excesso de programas trashs prejudica ainda mais a imagem e a credibilidade do canal. Contratou Rafinha Bastos para fazer a versão brasileira de Saturday Night Live aos domingos. Será que vai dar certo? É esperar para ver.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Oi, Wander!
    Esse café só melhora viu! Não deu pra ver o programa inteiro mas vi boa parte e é de fato sem comentários. Gosto demais do Ricco e do Feltrin, eles entendem mesmo de TV é muito ouvi-los.
    Quanto ao meu pitaco(rsrsrs)... Eu tô meio desconfiada da tv aberta, há muito tempo não acompanho de fato a programação, acho que ta tudo muito apelativo do humor as telenovelas é uma loucura. Mas acho que tenho alguma expectativa na reestreia do casseta, embora acho que os meninos envelheceram sabe e não sei se eles vão conseguir permanecer nesse novo cenário que é a TV aberta hoje. Mas é esperar.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o programa é muito interessante mesmo. Sou super fã do Ricco, Feltrim e do Stycer. Você tem toda razão de sugerir um programa só com os três...ia ser tudo de bom. Adorei a dica! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Realmente você tem razão, muito o bom o trabalho feito pelo pessoal do uol.
    A televisão brasileira precisa de uma repaginada urgente. Creio que a proposta da band é, a que mais me agrada, muito válida pois faz jornalismo para todas as idades.

    ResponderExcluir