BBB12 – Por que parei de assistir o reality show?

fevereiro 20, 2012


Adoro reality shows. São programas que conseguem conversar muito bem com vários tipos de mídia e intercala-las de uma maneira interessante, como se um se tornasse o complemento da outra. O Big Brother Brasil (BBB) foi o reality show pioneiro no país ao apostar neste tipo de entretenimento crossmídia e transmídia. E ver como a Rede Globo usa estes recursos é o que mais me encanta. O BBB movimenta torcidas e paixões, algo semelhante ao que acontece no esporte. Coisa rara em se tratando de um programa de TV que dura apenas três meses no ano.

Quando começou o #BBB12 estava empenhando a acompanhar, principalmente pelas polêmicas de desistência antes do programa estrear e, logo em seguida, o suposto caso de abuso sexual entre Daniel e Monique. Mesmo sem a produção dividir os participantes em equipes de três pessoas – como fez em edições anteriores, o reality acabou se dividindo por conta própria: Praia versus Selva. Cada quarto cravou uma bandeira no programa. Desde o #BBB7 não via uma polarização, aparentemente, espontânea entre os participantes.

Mas, o que tinha tudo para se tornar uma edição realmente interessante, desandou. A produção do programa não soube lidar com os próprios erros e quis manipular o público descaradamente: primeiro com a saída de Daniel – sem dar pelo menos a chance do modelo se posicionar oficialmente sobre o ocorrido. Até hoje, o caso para mim está obscuro. Depois, manipulando o jogo com o Big Fone e com provas tão confusas que nem mesmo a produção entende, que dirá do público. Me senti desrespeitado e a credibilidade do jogo foi jogado no bueiro pelo diretor do programa.

E para coroar a minha antipatia, a Selva achou que JOGO é ser mau-caráter e agir com falsidade – até mesmo entre eles. E tem gente – e blogs que resenham reality, que comprou esta estratégia da Selva como algo inteligente e que movimenta a casa. Para mim, isso é uma inversão de valores. Jogo é outra coisa. Jogo bonito envolve ética, atitude e transparência. Posicionamento é isso. Coisa que nem a Selva e a Praia conseguiram mostrar. Desde que parei de assistir, não via mais Praia versus Selva. Está cada um por si e salve-se quem puder.

E por falar em Praia, eles são outros apáticos ao Jogo e se escondendo na capa de coitadinhos e ameaçados. Nenhum participante tem carisma suficiente para ser o querido do público. O telespectador, a cada programa, está votando no menos pior para ficar, e não porque se simpatiza com os participantes. E, desde o #BBB5 – edição que comecei a assistir, nunca tinha visto algo tão sem noção. O motivo desta edição está ruim não é só dos participantes, mas também da produção. A impressão que dá é que está todo mundo perdido!

O #BBB12 se tornou um grande engodo. Desisti de vez de perder meu tempo assistindo esta edição. Falar que nunca mais vou ver é exagero. Até porque, vez outra, dou uma espiadinha. Mas não estou naquela vibe de acompanhar o programa como já tive. Os amigos ainda me falam o que anda acontecendo na “nave louca do Bial” e pelo Twitter acompanho alguns debates, mas me dou o direito de ir até aí.

Perdi o interesse de ver pela TV ou pela internet. Pode ser que volte assistir? Pode. Tudo muda o tempo todo. Mas, por ora, parei de assistir o Big Brother Brasil. E não faço questão de torcer para ninguém. Quem levar o prêmio do #BBB12 vai ser por estratégia, e não por carisma. Estratégia ruim, diga-se de passagem. Só espero que #AFazenda5 não beba da mesma água do parente global.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Olá Wander!

    Acho que já comentei contigo uma vez, acho que o BBB já é uma fórmula desgastada. Tanto que até os participantes já não agem e se expõem como antes, porque sabem como as coisas funcionam. A Globo só não descartou essa fórmula ainda por causa do enorme faturamento publicitário que ela obtem, superior até a de um capítulo de novela das 8. Percebo que até o Bial está saturado, faz piadas e trocadilhos prontos, sem entusiasmo. Até as pessoas das ruas que opinam sobre qual participante sair você percebe que ou foram comprados pela Globo ou falam de gente que mal estão acompanhando.

    Faz bem em deixar de assistir. Direcione os olhos do seu talento e profissionalismo para atrações mais interessantes.

    Um abraço!!

    Danilo Moreira
    http://blogpontotres.blogspot.com/
    O corpo que vê o corpo

    ResponderExcluir
  2. Oi Danilo! Adoro ler seus comentários, meu amigo. Obrigado pelas palavras. De uns tempos para cá, estou mais seleto com aquilo que vejo na TV. Para me colocar na frente do monitor (ou do aparelho de TV), tem que ter qualidade e respeito. E o BBB12 se perdeu na prepotência do diretor do reality, infelizmente. Se tiver uma próxima edição ano que vem, o BBB vai ter que se reinventar. A taxa de rejeição dele é muito grande. E depois do que aconteceu este ano, até os patrocinadores vão pensar duas vezes antes de colocar a sua marca no reality....se continuar nesta queda, não vai ter plano comercial que dê conta. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Francisco Bertoletta20 de fev. de 2012, 10:18:00

    Faz bem em parar de assistir isso, Wander. Entendo a sua visão de comunicador sobre o BBB, mas aquilo dali do jeito que está não te acrescenta nada. Pelo que vejo de você no seu blog, você tem potencial para muito mais. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Também parei de ver o BBB12 há muito tempo. O Boninho quer manipular o público igual manipula os participantes. Tenho dó de quem participa daquilo. Não leva a lugar nenhum e ainda te prejudica profissionalmente.

    ResponderExcluir
  5. Não concordo de falar que está edição está ruim. Para mim está muito boa e vou continuar assistindo até o final. Gostava de ler as suas análises, pena que você se deixou levar por uma opinião pessoal e desistiu de resenhar o BBB12.

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha parado de ver pq a selva só se dá bem, mas voltei com a virada da praia... e tô louco pra ver a bisca (não por ter transado e sim pelas atitudes asquerosas) da Laisa vazando rs

    ResponderExcluir
  7. O "BBB12" tem sido uma das piores edições por todos os motivos que você apresentou neste Post. Embora eu ainda estejas assistindo. O grupo da selva liderado por até então Rafa e Yuri e cia, só tem enganado e decepcionado o público. Como já tinha dito antes. Esses participantes pra mim, foram os piores selecionados da produção do BBB até hoje. E pior, a combinação e o cumprimento dos votos da selva é algo tão manipulador e predatório. A selva quer extinguir a praia por inteiro.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente? Nunca gostei do BBB. Lixo e baixaria demais para o meu estômago. Acho que já está havendo um desgaste natural do programa, mas infelizmente, ainda teremos que aturar o gênero por muito tempo. Afinal de contas é a maior arrecadação da Globo e os caras não vão rasgar dinheiro. Pelo menos enquanto o povo adorar lixo na TV.

    ResponderExcluir