Café Literário – Em novo livro, Boni revela histórias de bastidores e prova que ainda faz falta na TV

novembro 27, 2011


A Televisão é um veículo fantástico. Encanta, emociona, diverte, informa. Mas, o fazer televisão exige criatividade, discernimento, sagacidade e bastante intuição para estar um passo à frente do que o público realmente quer. Diante disso tudo, nada mais instigante do que conferir a visão do homem que ajudou a fazer a história da televisão brasileira como conhecemos hoje.

Trata-se de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que acabou de lançar "O Livro do Boni", pela editora Casa da Palavra, com quase 400 páginas recheadas de histórias de bastidores que culminaram o modelo de sucesso televisivo da Rede Globo. Para comprar o livro, clique aqui. Atual diretor da TV Vanguarda, emissora do interior de São Paulo que retransmite a Globo, Boni conta precisou de quatro meses para organizar as ideias para escrever o livro, onde o próprio temia que estivesse colocando um ponto final da sua carreira.





Em entrevista à Folha de S. Paulo, Boni fala sobre o atual momento da televisão e do avanço da internet como nicho de mercado. "Acho que se perdeu muito do espírito artístico da coisa. A TV Globo teve três fases: a primeira, que é a minha, em que o artístico comandava a empresa. Depois a da Marluce onde o administrativo comandava. E hoje temos a fase do Octavio Florisbal, que pelo menos é mais saudável, onde é o comercial que comanda. No meu entender, a finalidade última da TV é artística, e não comercial, nem administrativa. A TV não pode obrigatoriamente estar a serviço do mercado. (...) Evidente que venho correndo pra internet. Especialmente aplicativos para dispositivos móveis onde se tem a possibilidade de acesso imediato e específico daquilo que você quer. Vejo que o futuro esta aí nos tabletes, smartphones e smart-TV. A TV não vai morrer, como continuou a existir o rádio. Mas precisa se reinventar.", disse. Para ler a entrevista completa, clique aqui.

Ainda, para falar mais sobre o lançamento do livro e a história da TV brasileira do qual ele foi um dos personagens mais ilustres, o jornalista Geneton Moraes Neto entrevistou Boni para o programa Globo News Dossiê, do @canalglobonews. No bate-papo, ele fala do livro e de capítulos importante da história da TV no Brasil. Assista, abaixo:

Impressões

Quando olhamos de forma crítica para o passado podemos fazer um presente diferente. E pelo pouco que conheço da história de Boni – e naturalmente da TV Globo, o livro me chamou a atenção, mesmo que ele tenha apenas a visão pessoal dele que é considerado o “midas” da TV brasileira. Ao lado do executivo Walter Clark, em 1967, eles implantaram o Padrão Globo de Qualidade e o alicerce de uma grade de programação que faz sucesso há mais de quatro décadas consecutivas na TV aberta brasileira. Clique aqui para conferir uma entrevista de Boni à revista Veja em 2003.

Se analisarmos de modo crítico, a Rede Globo chegou aonde chegou por dois motivos: primeiro por talento e esforço dos seus profissionais das mais variadas áreas. Segundo, por não ter concorrência à altura, não só pelo estrutura técnica e artística, mas principalmente pelo lado do acabamento editorial dos seus mais variados programas, novelas e jornalísticos. 

Infelizmente, os executivos de comunicação brasileiro querem – em sua grande maioria, resultados rápidos e não fazem o trabalho de investimento humano e a longo prazo como a Globo fez durante todos esses anos. O que temos no cenário atual da TV aberta são tentativas esporádicas e pontuais, muitas vezes desastrosas.

Dificilmente, ao assistir a grade de programação da Globo, somos surpreendidos com programas que mudaram de horário de um dia para o outro ou que saíram do ar sem mais, nem menos. Também na Globo não vemos a venda de uma faixa de programação para programas religiosos ou televendas. Há uma preocupação constante com conteúdo autoral, mesmo que a qualidade desse conteúdo (enquanto gosto pessoal) possa ser discutida.

O fator novidade em TV conta muito. E hoje, o maior desafio dos atuais diretores e produtores de televisão é fazer um veículo popular com qualidade, respeito ao público e sem se deixar se levar pelo ego. Se olharmos no cenário atual, o popular bem feito quase não existe na TV aberta. Uma hora ou outra aparece um oásis, o que é uma pena.

Em suma, Boni é um personagem histórico, do ponto de vista documental. Ele viveu toda a transformação da TV brasileira que nasceu baseada no circo, rádio e teatro, até que, com o decorrer dos anos, foi adquirindo linguagem própria até se tornar a referência criativa em todo o mundo. Mesmo com ressalvas e muito pé atrás, vou comprar esse livro. Querendo ou não, o sucesso da TV Globo se deve ao Boni e esse cara sabe tudo e mais um pouco de TV. Para quem gosta da mídia televisiva, creio ser uma leitura obrigatória. Vale a pena conferir!


Fotos: Divulgação.


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Wander, parabéns pelo texto claro e bastante convidativo. Gosto muito de TV e também vou comprar esse livro do Boni. Ah, não tinha assistido essa entrevista do Boni à GloboNews. Vou assistir agora aqui no Café. Abraço

    ResponderExcluir
  2. É como vc falou, querendo ou não, o Boni faz parte da história da TV brasileira e do sucesso da TV Globo. Com certeza, deve ser um livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Como era de se esperar o Blog sai na frente e comenta esse ícone da televisão brasileira que é o Boni.
    Bom, creio que independente de qualquer comentário tendencioso que se possa fazer sobre a tv GLOBO(emissora que é parte da história do Boni), é preciso aceitar o fato de que esta é uma emissora de qualidade e o é, por que esta pessoa chamada José Bonifácio de Oliveira Sobrinho teve a ousadia de implementar um projeto de qualidade que dura até hoje e mais que é modelo para as demais emissoras no Brasil, notadamente a Record.
    Ao assisti a entrevista do Boni na Globo News fiquei encantada com as histórias contadas por ele sobre o inicio da Tv Globo.
    Ademais a forma atual como esse homem de televisão se coloca, se reinventa, se desafia... É um alento para qualquer profissional de qualquer área.
    Me chamou muito atenção o fato de que ele deixou a emissora que ajudou a criar e com tranquilidade continuou no mundo televisivo, ainda que de maneira mais discreta.
    Mais do que o homem de televisão que nos encanta pela competência, exigência e qualidade nos deparamos com um HOMEM. E isso basta senhores.

    ResponderExcluir
  4. Boni é um gênio, sem dúvida nenhuma!
    Acabei de ver uma entrevista com ele na Globo News e, ficou claro que ele foi e sempre será um visionário.
    Bela matéria, Wander.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Li a entrevista dele hoje na Folha sobre o livro e fiquei interessado em compra-lo. Parece ser interessante saber sobre as histórias de Boni nos bastidores da TV. Abraços.

    ResponderExcluir