#AFazenda4: Edição chega ao fim mostrando leve amadurecimento da produção

outubro 09, 2011



Expulsão, brigas, um vilão que não tinha medo de dar a cara à tapa e uma edição protagonizada do começo ao fim por mulheres. Essa foi a tônica de toda #AFazenda4, para deleite do público do programa. De todas as edições, a escolha dos participantes da quarta temporada foi uma das mais acertadas e é, sem dúvida, a responsável pelo sucesso da atração. Britto Jr., apresentador do reality, ainda não encontrou um tom certo, mas pelo menos cortou um pouco aqueles chavões chatos das temporadas anteriores: “A chaleira vai ferver”, “O bicho vai pegar”, “Chove muito em Itu”, entre outras pérolas.


Não é a toa que temos, pela primeira vez, somente mulheres na final: Joana Machado (ex-namorada do jogador de futebol Adriano Imperador), Monique Evans (apresentadora e modelo de sucesso nos anos 1980), Raquel Pacheco (Bruna Surfistinha, ex-garota de programa) e Valesca Popuzada (cantora de funk carioca).

Além disso, o reality show mostrou um leve amadurecimento na dinâmica do Jogo, propondo mais importância para o Desafio Semanal e para a Prova do Fazendeiro. A divisão dos grupos ainda se mostrou um importante recurso que deverá ser utilizado na próxima edição. Como telespectador, senti falta de algo na prova do Desafio: o vencedor deveria ganhar imunidade e o perdedor ir direto para a Roça, o que aumentaria ainda mais a importância da gincana e a disputa entre os participantes. Assim teríamos uma roça por indicação do Fazendeiro (líder), pela Casa (participantes) e um pelo Desafio.

Mas, o mais bacana desta edição, foi a disputa do Fazendeiro ser feita apenas por quem foi indicado para ir para a possível eliminação do programa, ou seja, um direito de repescagem o que faz gerar ainda mais conflito e exige raciocínio dos participantes em quem realmente deve ir para a Roça, pois o peão pode estar dando a oportunidade de um rival no Jogo ser o líder da semana.
Finalistas de #AFazenda4, da Rede Record.

No entanto, ainda falta um pouco mais de capricho na edição final que ainda peca por não saber amarrar bem as histórias, principalmente nos primeiros dias do programa. A novelinha diária, que é base do programa, tem que ser bem editada e não pode omitir conflitos que expliquem o desenvolvimento de determinadas articulações. No início da atração esse era um dos pontos mais fracos, porque quem acompanhava pela internet e quem via pela TV, eram coisas completamente diferentes. Além disso, muitas vezes, a direção do programa cortava o áudio ou mostrava outros cômodos, quando acontecia algum barraco ou conversa que renderia um bom material para a TV aberta.

Estrategicamente, a Rede Record marcou a final de #AFazenda4 para esta quarta-feira (12/10), às 22h15, feriado católico no Brasil e que também é comemorado o Dia das Crianças. Feriado no meio da semana tem mais possibilidade de gente em casa, ligando a TV. Pensando sobre esse ponto de vista, a Record não deixa de ter razão. Porém, seria mais lógico, finalizar o reality na terça-feira – véspera do feriado, uma vez que o programa é exibido mais tarde, e as pessoas não se importariam de ficar acordadas até mais tarde, porque teriam o dia seguinte “livre”.

Baixa audiência

Muito tem se falado, entre os críticos de TV, que a quarta edição é a segunda pior em audiência de A Fazenda, perdendo apenas para a pífia segunda edição, cujo participantes não conquistaram a simpatia do público. O argumento é válido e os números não mentem: A Fazenda 1 teve média de 14,4 pontos; A Fazenda 2 teve média de 10 pontos; A Fazenda 3 teve média de 14,6 pontos; e A Fazenda 4 (atual temporada) teve média de 11,5 pontos.

Mas, se a #AFazenda4 teve tantas polêmicas e os participantes possuem uma forte torcida na internet, como explicar a baixa audiência? O problema não está em todo o programa, mas sim na atual fase da Rede Record, que não é a mesma de três anos atrás. Com uma instabilidade na grade dos horários dos programas, o horário vespertino sendo ocupado totalmente por reprises e a linha de shows do horário nobre sendo empurrada para o início da madrugada, a Record passa por uma crise série de falta de padronização e de linguagem editorial, que está afetando toda a grade de programação, e não só o desempenho de A Fazenda. E isso nem sempre é levado em conta: a Record está em crise. Está faltando um bom profissional que consiga colocar ordem na casa, no horário dos programas e consiga elaborar uma grade de programação bem amarrada e com menos reprises.
Protagonistas de #AFazenda4, Joana Machado e Monique Evans 
estão na preferência do público para faturar o prêmio de R$ 2 milhões.

Nesta quarta-feira (12/10), o reality show chega ao fim um pouco mais amadurecido em relação às edições anteriores, mas que ainda precisa melhorar em muitos aspectos, principalmente na edição do resumo do dia dos peões. Ao que tudo indica, Joana Machado ou Monique Evans, devem levar o prêmio, devido a empatia das torcidas nas redes sociais. Mas tudo pode acontecer....zebra desta edição, Raquel Pacheco (conhecida como Bruna Surfistinha), ganhou o último desafio semanal e está entre as três finalistas. Será que a ex-garota de programa tem chances de levar o prêmio final? Para você, quem vai faturar os R$ 2 milhões desta edição? Façam as suas apostas.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Estou na torcida para que a Joana Machado ou a Monique Evans ganhe essa temporada de A Fazenda. As duas brilharam!!! Deixar a Valesca ou a Raquel ganharem é sacanagem...foram duas samambaias em cima do muro...rs.

    ResponderExcluir
  2. Sou #TEAMJoana desde o início do programa...se não fosse a imperatriz, metade dos barracos não tinham acontecido...Joana é muito justa e merece ganhar pelo conjunto da obra. Parabéns pela análise.

    ResponderExcluir
  3. #TeamDiva nas cabeças...torcendo muito para as duas chegarem na final divando e sambando na cara dos outros participantes...hehehe...rs. Melhor Fazenda ever de todas....baphônica do início ao fim. Ahazoou!

    ResponderExcluir