Café no Pan 2011 – UOL pontua erros da transmissão confusa da Record

outubro 24, 2011



O #Pan2011 vai ser de muitas lições para a Rede Record, caso a emissora da Barra Funda queira mesmo fazer algo mais caprichado nas #Olimpíadas2012. A primeira delas, porque não dizer a principal, é a humildade. Humildade de reconhecer que está sim fazendo uma transmissão confusa na TV aberta e está deixando muito a desejar – inclusive na internet. Clique aqui e confira a cobertura do Café com Notícias no Pan 2011.


O UOL, de forma crítica e pontual – mesmo que tenha (ou não) interesses comercias/empresariais, está colocando o "dedo na ferida" e denunciando as trapalhadas da Record na cobertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011: excesso de reprises, empolgação exacerbada dos locutores, comentaristas tietes e repórteres entusiasmados além do limite foram algumas marcas da emissora nessa primeira semana de cobertura.
Sem contar que a Record resolveu reviver os tempos áureos do SBT com a “grade voadora”: cada dia um programa começa em um horário diferente e, por conta disso, não há fidelização do público. Um exemplo disso é o principal telejornal da casa, o Jornal da Record, ter sido rebaixado para o final da tarde/início da noite e a novela Rebelde já ter mudado de horário mais de cinco vezes, desde a estreia. Não há telespectador que aguente tantas mudanças!
No Twitter, internautas criticam o excesso de reprises na
transmissão do Pan 2011. Imagem: UOL / Reprodução.

De nada adiantou gritar aos quatro ventos a exclusividade na transmissão do @guadalajara2011 se a cobertura ainda está muito, mas muito a desejar. Nesse domingo (23) – como o UOL apontou, a Record priorizou as reprises de outros esportes, ao invés de dedicar a cobertura para o que estava acontecendo ao vivo. O auge da trapalhada se deu quando o patinador Marcel Stürmer - aquele que teve o material roubado, perguntou à equipe da emissora que horas sua apresentação seria televisionada. E ouviu como resposta: “estava ao vivo”. Irritado, o patinador os desmentiu: “Não estava não. Minha família queria ver e não viu”.

Se a Record queria irritar os atletas, com essa ela fechou com chave-de-ouro. Numa analogia simples, a Record está com todos os ingredientes do bolo, mas não está sabendo prepará-lo. O mais engraçado disso tudo é ver que, mesmo diante de críticas do UOL, de internautas e de outros blogueiros, a Record prefere acreditar que tudo que está sendo dito é rancor ou inveja. Não é nada disso, Bispo! Acordem. A crítica não é infundada e tem como objetivo chamar a atenção da emissora que tem estrutura para fazer algo bem melhor. Só falta calçar a “sandálias da humildade”.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Também não estou gostando da transmissão da Record. Se eles tem os direitos de transmissão porque ficam passando tanta reprise? Porque não divide as partidas com a Record News e o R7? Difícil entender o que eles querem com tana exclusividade. Parabéns pelo post! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo muito de TV, mas o que está faltando à Record é mais organização, gente que realmente sabe fazer TV nos bastidores. Na minha opinião o Pan 2011 aflorou um problema de há muito tempo na emissora: a desorganização.

    ResponderExcluir
  3. Acho graça de ver a Record achar que as críticas são por inveja ou dor de cotovelo. Mais uma prova de que os Bispos não entendem nada de Televisão. A cobertura do Pan 2011 está sendo um fiasco.

    ResponderExcluir
  4. A cobertura da Record foi ruim. Muitas reprises, informações desencontradas, locutores no ápice do exagero, comentaristas mal preparados e gafes. É preciso melhor e muito para Londres-2012. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Discordo de 80% do post, para mim prefiro a record, transmitindo, do que a globo, que só passa uma competição se for final e tiver um atleta brasileiro disputando. Os 20% do post que concordo, é que realmente falta a record aprender um pouco mais, mas isso o tempo vai ensinar. Pois agora tem a oportunidade de transmitir... coisa que até algum tempo ficava restrito a globo os direitos de transmissão, que não abria mão de uma novela em favor de um esporte. Você já se imaginou se fosse a globo que tivesse o direito de transmisão do PAN2011? Será que alguem teria assistido alguma coisa? Francamente...
    Mas essa é minha opinião particular, e não deve ser seguido a risca...

    ResponderExcluir
  6. Acho uma besteira ficar inflamando que a Record tem os direitos disso ou daquilo, quando na verdade ela fez tão pior do que a Globo querendo para si o monopólio das coisas. A emissora fez sim uma transmissão confusa e com um tom exagerado. Tenho até medo do que virá nas Olimpíadas de 2012.

    ResponderExcluir
  7. A transmissão da Record foi muito ruim, na hora das finais da natação (esporte mais vitorioso do Brasil no pan), eles paravam para dar novela. Não consegui ver o judô e atletismo, só davam importância a esportes femininos como nado sincronizado, ginástica rítmica etc. Fora o excesso de intervalos comerciais, A Record News só transmitia esporte sem graça e tradição no Brasil, espero que tenham humildade de reconhecer os muitos erros e melhorem muito nas olimpíadas de 2012, tem que dar prioridade ao evento esportivo que só acontece de quatro em quatro anos e esqueçam um pouco novelas e programas.

    ResponderExcluir