Café no Pan 2011 – Festa de encerramento termina escondida na programação da Record

outubro 31, 2011

Solenidade de encerramento do Pan 2011 em Guadalajara, no México.
Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM.

Mais de 140 horas de transmissão e 130 profissionais da Rede Record para a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Tratado como Olimpíada, o #Pan2011, no seu último dia (30) foi praticamente escondido da programação da Record que pouco falou da cerimônia de encerramento. O evento, que começou a ser transmitido ao vivo, no início da madrugada de domingo para segunda-feira, por Maurício Torres e Álvaro José, teve uma média de 8 pontos, segundo o Ibope da Grande São Paulo. Em muito momentos, a transmissão do Pan derrubou a audiência da emissora da Barra Funda, veja aqui.

Principal jornalístico da Casa no domingo, o Domingo Espetacular começou sem escalada direto com uma grande matéria sobre o possível fim da dupla Zeze di Camargo e Luciano, ignorando completamente o evento esportivo do qual a emissora detém exclusividade. O #Pan2011 só se tornou assunto da revista eletrônica muito tempo depois. Clique aqui e leia a crítica do UOL sobre o encerramento do Pan. 

Veja também:

- Café no Pan 2011 – Atletas brasileiros se destacam, mesmo com trapalhadas da Record
- Café no Pan 2011 – UOL pontua erros da transmissão confusa da Record
- Café no Pan 2011 – Globo resolve não ignorar o Pan e atletas brasileiros se destacam no México
- Café no Pan 2011 – Natação e Ginástica Rítmica se destacam e garantem ouro
- Café no Pan 2011 – No primeiro dia, Brasil passa para o 2º lugar geral de medalhas
- Café no Pan 2011 – Abertura do Pan de Guadalajara deixa Record na vice-liderança
- Café no Pan 2011 – Record exibe com exclusividade os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

 


Nesta segunda-feira (31), o Jornal da Record trouxe duas matérias sobre o encerramento do Pan-Americano 2011. Acompanhe:



No final do evento esportivo, o Brasil teve um saldo bastante positivo conquistando 48 medalhas de ouro, 35 de prata e 58 de bronze, num total de 141 medalhas, ficando em terceiro lugar geral, perdendo apenas para Cuba – que ficou em segundo com 136 (por ter mais medalhas de ouro), e Estados Unidos com 236 medalhas. Ainda, a título comparativo, o Brasil obteve 141 medalhas, contra 157 no Rio de Janeiro, uma queda de apenas 10,2% no total de medalhas conquistadas.

Esteticamente, a Record deu um show. O newsroom montado em Guadalajara e o pacote gráfico de vinhetas foram muito bem criados. Em contrapartida, o R7 que poderia ter sido o grande diferencial da transmissão da emissora se viu refém da própria rede, repercutindo os vídeos da programação da Record e Record News sem ter a independência de uma transmissão própria.
Newsroom da Rede Record montado em Guadalajara durante a transmissão
do Pan 2011. Foto: Divulgação / Rede Record.

Além disso, o excesso de ufanismo e empolgação dos narradores e de alguns comentaristas que saíram do tom prejudicou a qualidade da transmissão. Curiosamente, a Record exibiu algumas competições gravadas como se estivesse ao vivo e reprisou muitas modalidades.

César Cielo e Thiago Pereira – ao lado dos outros rapazes da natação, foram o grande destaque da cobertura do Pan. Era só Cielo aparecer no vídeo, seja competindo, ou em uma reportagem, que a audiência logo subia. O mesmo aconteceu com a transmissão do futebol – que era uma das grandes apostas da emissora, mas que infelizmente não levou nenhuma medalha de ouro para o Brasil.

No mais, o #Pan2011 trouxe algumas reflexões ao Jornalismo da Record, entre elas a que é preciso ter mais humildade para ouvir o público, apesar da parte executiva da emissora encarar as críticas como "implicância e má vontade com a Record", como disse o bispo da Igreja Universal, Honorilton Gonçalves, que atua também como vice-presidente artístico e de programação da Record, em entrevista ao UOL.

"Infelizmente, quem saiu prejudicado foi o público que assiste à Globo. A Globo não escondeu o Pan, a Globo escondeu o Brasil. Como uma emissora do tamanho da Globo praticamente ignora o talento e o esforço dos nossos atletas, as conquistas das medalhas de ouro, os recordes pan-americanos, o hino nacional. Tudo foi simplesmente omitido pela Globo por puro orgulho. (...)", disse Gonçalves ao jornalista Maurício Stycer.
Atletas entrando no estádio para a festa de encerramento
do Pan 2011. Foto: Luiz Pires/VIPCOMM.

Mesmo com tantas horas de transmissão do Pan, termino essa cobertura do #Pan2011 com a sensação de que o público não comprou o evento com tanta empatia, como aconteceu nos Jogos de Invernos de Vancouver (2010), onde a maioria dos esportes era completamente desconhecida do grande público. A impressão que fica é que o Pan-Americano foi mais pautado pela guerra de ego entre Globo e Record do que os destaques positivos dos atletas nas suas respectivas modalidades esportivas.

No entanto, o projeto esportivo da Record é a longo prazo e ainda dá tempo de rever muitas coisas. Se o Pan foi encarado como um ensaio do que será feito na Olimpíada 2012 muita coisa deve ser mudada e outras mantidas, isso é fato. Faz parte do espetáculo!



Observação: O Café com Notícias agradece a VIPCOMM Comunicação por ter cedido todas as fotos do Pan 2011 durante a cobertura do evento e parabeniza os fotógrafos Jefferson Bernardes e  Luiz Pires pela qualidade das imagens. Muito obrigado!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Wander, só posso lhe dizer parabéns pela cobertura e por propor uma visão particular a respeito da transmissão dos Jogos Pan-Americanos. Não é a toa que o Café com Notícias é um sucesso. Abraço

    ResponderExcluir