Café no Pan 2011 – Abertura do Pan de Guadalajara deixa Record na vice-liderança

outubro 15, 2011

A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos 2011 aconteceu no
Estádio Omnilife, em Guadalajara, no México. Foto: Dennis Grombkowski.

Com músicas e cores que enalteceram a cultura mexicana, na noite desta sexta-feira (14), milhares de pessoas em todo mundo puderam conferir a abertura dos Jogos Pan-Americano de Guadalajara 2011. O evento tem transmissão exclusiva da Rede Record, Record News e portal R7. Pela Record, Ana Paula Padrão, Maurício Torres e Álvaro José ancoraram a cerimônia de abertura. Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do @cafecnoticias no Pan 2011.


Já pela Record News, a ancoragem foi de Reinaldo Gottino, Adriana Araújo e Heródoto Barbeiro. O R7 também transmitiu a abertura ao vivo, com o sinal da Record (TV aberta). No Twitter, a hashtag Pan-Americano ficou entre os 10 temais mais comentados do microblog. Clique aqui para saber os detalhes da abertura da 16ª edição do Pan.
Com mais de duas horas de duração, a abertura do Pan 2011 rendeu a vice-liderança à Record na média geral, com 7,8 pontos de audiência com pico de 11,2 pontos, segundo o Ibope da Grande São Paulo. Em muitos momentos, a audiência da Record foi ameaçada pela reprise do Pânico na TV, na RedeTV!, que registrou 6,6 pontos. Logo após o fim do humorístico, a audiência da emissora de Almicare Dalevo caiu para 3,9, o que favoreceu a Record.

Depois da meia-noite, o SBT com o filme “Denis, o Pimentinha”, na Tela de Sucessos, foi outra pedra no sapato da Record, passando na frente da abertura do Pan de Guadalajara com uma média de 8 pontos para a emissora de Silvio Santos contra 5,5 da Record. No comparativo geral das médias de audiência, a Rede Globo obteve 25,2 pontos, o SBT registrou 4,6 e a Band com 2,9.
Delegação brasileira para o Pan 2011 entra no Estádio Omnilife, em
Guadalajara, no México. Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM.

Ainda falando em audiência, comparando com os números da abertura do Pan de 2007, exibido pela Rede Globo, a audiência da Record decepcionou os diretores da Barra Funda. Na ocasião, a cerimônia no Rio de Janeiro teve média de 33,9 pontos e foi o segundo evento mais assistido da competição, atrás apenas da final masculina de vôlei entre Brasil e Estados Unidos.

Impressões

» Gostei mais da narração/ancoragem da Record News do que da Record (TV aberta). Adriana Araújo, Reinaldo Gottino e Heródoto Barbeiro fizeram o dever de casa e conseguiram passar muitas informações aos telespectadores, mesclando conteúdo cultural, histórico e curiosidades da edição 2011 do Pan-Americano. Por estar a mais de 40 dias no México fazendo reportagens para os telejornais da Record sobre os preparativos do Pan de Guadalajara, Adriana Araújo mostrou muita segurança nos comentários, trazendo informações úteis e comentários pertinentes.

» Pessoalmente, o Pan de Guadalajara tem um significado especial para mim: sou um apaixonado pela cultura mexicana. Acho o espanhol do México de uma sonoridade linda e de fácil entendimento das palavras, apesar de não falar o idioma com desenvoltura e conseguir me virar com algumas palavras expressões. Achei muito bonito a abertura do Pan 2011 que mostrou o mundo a alegria e história da cultura mexicana com a presença de alguns elementos como os mariachis, charros e sombreiros. Houve apresentações do cantor mexicano Vicente Fernández abriu a cerimônia com o hino do país-sede dos Jogos; da banda mexicana de pop rock Maná, do cantor Juanes e da cantora Eugenia León.
Atletas brasileiros empolgam os espectadores mexicanos com alegria
e descontração. Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM.

» No mais, a abertura do Pan de Guadalajara foi muito bonita e não fica nada a dever das aberturas olímpicas que já assisti. O México optou por fazer uma abertura mais formal e milimetricamente cronometrada, conseguindo seguir todo o planejamento das festividades. O ponto alto de agitação foi a delegação brasileira que roubou a cena pela arena, fazendo dancinhas, ólas e um trenzinho que chamou a atenção de todo o público.

» Abaixo, escolha assistir a abertura do Pan 2011 pela Record News ou pela Record e tire as suas próprias conclusões:



» Uma curiosidade é que os uniformes do desfile foram assinados por Oskar Metsavaht e criados pela OLK, patrocinadora oficial da delegação brasileira. Os uniformes foram produzidos com as cores da bandeira nacional e tem como inspiração o calçadão de Ipanema. Para manter o estilo despojado do Brasil, os uniformes trazem camisas tropicais para os homens e chemisiers para as mulheres. As peças ainda levam um corte mais ajustado ao corpo – principalmente o material feminino, além da tecnologia dry-action, que elimina o suor para fora do tecido. Confira, abaixo, as fotos dos atletas brasileiros na abertura do Pan de Guadalajara:
Atletas brasileiros entram no Estádio Omnilife durante a abertura
do Pan de Guadalajara. Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM.

 Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM.

 Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM.

 Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM.

Hugo Hoyama, atleta do tênis de mesa, foi o porta-bandeira da delegação
brasileira no Pan 2011. Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM.

 Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Parabéns pela cobertura que o blog está fazendo do Pan de Guadalajara. Não vi a abertura ontem, mas vou assistir agora pelo Café com Notícias. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ei Wander! E ainda a Record fala que esta a caminho da liderança, que é a vez da emissora...a audiência foi muito ruim da abertura. Foi nem a metade do Pan do Rio. Acompanhar o Pan de Guadalajara no Café está mais interessante do que pela Record. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Também assisti a abertura do Pan pela Record News...foi mil vezes melhor, por incrível que pareça.

    ResponderExcluir