Primavera Brasileira está acontecendo por meio das Greves

setembro 30, 2011



Tem gente que acha que o brasileiro é acomodado e não sabe se mobilizar quando o assunto é sério e interfere diretamente na sociedade. Eu já penso ao contrário. Nós não cruzamos os braços quando o tema vale a pena. Vamos à luta! O problema é saber o que vale a pena, mas enfim...rs. Do outro lado da mesa, tem gente que quer acreditamos nisso: que somos acomodados por natureza. E você, acredita em que? 
Claro, não estamos numa revolução de grandes proporções como a Primavera Árabe, mas a Primavera Brasileira já está se desenhando por meio das Greves, da contestação, mesmo que o preço seja a falta de união entre todos os setores.

Essa semana vimos greves dos professores na rede pública estadual em Minas Gerais; greve dos Correios e greve dos bancários. Já presenciamos – em um tempo não tão distante, greve dos rodoviários, dos metroviários, dos médicos, dos funcionários públicos, etc. GREVE. Só falta ter greve dos jornalistas que se recusam a cobrir a greve. Imagina um dia sem notícias?

Não está bom, vamos entrar de greve. Fazer pressão política, partidária e midiática para que a sociedade compre essa reivindicação que se faz tão necessária, para não dizer urgente. Greve! Queria mesmo é entrar de Greve das Greves, sabe. Mas, será que entrar de greve resolve?

Não tiro a razão dos professores mineiros – e quiçá do Brasil, que tem um salário de fome e uma péssima estrutura de trabalho. Mas também, sobretudo, olho o lado dos alunos que tiveram o ano letivo comprometido. Do ponto de vista filosófico, é interessante questionar educadores promovendo a não-educação para ter um salário que lhes dê dignidade. Do ponto de vista político, me incomoda ter visto as nossas autoridades tratarem a reivindicação com indiferença, a ponto de deixar que chegassem ao ponto de mais de 110 dias de greve.

Nunca gostei de greve. Por mais que seja um ato legítimo, ela não atrapalha o empresariado, nem o governo, mas sim o cidadão comum que paga um preço muito alto quando não recebe as suas correspondências (ou encomendas em casa), quando vai trabalhar e não tem ônibus, nem metrô, e nem como deixar o filho na escola para ele poder ir sossegado para o emprego.

Nessas horas, quando tudo está em greve, a engrenagem da roda vida pára. Os movimentos sindicalistas já pararam para pensar nisso? Ah, mas então o que você sugere? Não sei. Só sei que a greve – principalmente dos professores que teve um impacto significativo, contribui para que a educação – que o maior patrimônio do ser humano, mais uma vez, esteja comprometida.

O brasileiro está cansado do descaso generalizado que se instalou na República Federativa. Chega de esculhambação na política, no empresariado. Da politicagem desonesta dos acordos políticos ou da sonegação de impostos descarada. CHEGA!!! Ninguém aguenta mais esse “jornalismo declarativo” onde os Comunicados Oficiais mentem descaradamente e o cidadão que fala a verdade (ou a sua verdade) é condenado por um crime inafiançável ou o limbo social.

Por mais confuso e contraditório que isso possa parecer, a resposta de tudo isso que o país vive está na GREVE. Espero que um dia, a greve vire passeata, marcha, campanha e leva toda a sociedade para as ruas. Estamos precisando de mobilização, e não de mais uma greve. Se a Primavera Brasileira já dá sinais claro do seu início, isso é notório. O povo já aprendeu a cruzar os braços, a lutar pelos seus direitos. Agora só falta a aprender a se articular. E a votar, o que é o mais importante. Ano que vem tem eleições municipais. Muita coisa pode mudar a partir do voto. Não somos acomodados!







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Acho interessante você propor esse termo de Primavera Brasileira e de mostrar, de forma provocativa e filosófica que já está acontecendo mudanças estruturais na sociedade brasileira. Um fato sempre tem dois ou mais lados. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Wander, também não gosto de greve. Ela atrapalha muita coisa, mas como você bem disse ela é importante para que as categorias possam lutar pelos seus direitos. Excelente texto, meu amigo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Xxxxx....para mim falta muito para o brasileiro aprender a se organizar de forma articulada. Infelizmente muita gente não sabe nem votar...e o descaso é uma resposta da esculhambação que se instalou pelo país, o que é uma pena. Bom artigo!

    ResponderExcluir
  4. Concordo acrescentando que só falta chegar esse dia. Gostaria de anda estar por aqui, pois muitos sonhadores como nós não conseguiram. òtimo texto

    Veja este exemplo de propaganda enganosa bem comum em nosso país
    http://t.co/w8iyFoJ4 - Link seguro não (site Issuu)
    Quando crescer vou querer escrever como vc...rsrsr.

    ResponderExcluir