Miss Universo 2011 – Leila Lopes vence o concurso e enaltece a beleza negra

setembro 13, 2011



Há muito tempo não se via um concurso tão comentado, principalmente nas redes sociais. No Twitter e no Facebook, não se falava outra coisa, senão o Miss Universo 2011. Para se ter uma idéia, as hashtags #missuniverso e Leila Lopes estavam entre as palavras mais comentadas no Trending Topics do Twitter. A 60ª edição do concurso culminou com a vitória da angolana Leila Lopes, 25 anos. Já Priscila Machado, a representante brasileira, ficou em terceiro lugar.


Pela primeira vez no Brasil, o @TheRealMissU foi transmitido ao vivo pela Band, direto do Credicard Hall, em São Paulo, em parceria com a rede de TV americana NBC, para mais de 190 países, na noite dessa segunda-feira (12/09). Sob a apresentação no palco da jornalista Natalie Morales, 39 anos, (filha de uma brasileira com um porto-riquenho, ela trabalha na NBC como apresentadora do programa matinal "Today") e na co-ancoragem de Adriane Galisteu, apenas para o telespectador brasileiro, a emissora do Morumbi registrou uma média de 08 pontos com picos de 11, o que é uma média excelente para os padrões da Band.

Com uma beleza singular, sorriso cativante e carisma, a angolana Leila Lopes, pelo menos nas redes sociais, durante a transmissão do evento, tinha uma enorme torcida brasileira. Talvez, de certa forma, o Brasil se sentiu mais representado pela angolana do que pela a miss brasileira. "Estou me sentindo bem representada com a vitória da Miss Angola, no Miss Universo: Leila Lopes. Negra e linda... tudo bem que eu sou só negra..., mas já tá valendo!!!", escreveu a jornalista Raquel Santiago no Facebook.

Assim como Raquel, outras tantas moças afro-descendentes se sentiram representadas em um concurso de beleza que, geralmente, prevalece – ou tem o maior número de inscritos, moças brancas. O que para muitos pode ser apenas um detalhe, a vitória de Leila Lopes é um incentivo a mais para que se divulguem também outros padrões de beleza e uma injeção de auto-estima importante para a população negra ao redor do mundo.

Mas Leila não é a primeira Miss Universo negra. Em 1997, Janelle Commissiong, de Trinidad e Tobago, venceu o concurso, sendo a primeira afro-descendente a ser coroada como a mulher mais bonita do Universo. Como prêmio, assinou um contrato com a Paramount Pictures e seguiu carreira artística em concursos como jurada na TV norte-americana e em seu país de origem.

“Eu falei para mim mesma que eu iria vencer. Eu acreditei. No palco não parece tanto, mas sou muito tímida. Tanto que não imaginava ser Miss. Sempre fui muito envergonhada, mas com o tempo as pessoas me diziam que era para eu concorrer ao Miss Angola. Aí fui acreditando e aqui estou. Olhava pras outras raparigas nos ensaios, elas eram tão soltas, e eu me perguntava será que iria conseguir. Não é fácil, é preciso muita força de vontade. Eu consegui, segui meu sonho, sou Miss Universo", disse Leila em entrevista coletiva aos jornalistas, após o concurso.

Única negra entre as finalistas – e quarta integrante do continente africano a vencer o concurso, Leila falou também sobre o preconceito racial. "Felizmente o racismo não me atinge. Acho que os racistas precisam procurar ajuda, não é normal em pleno século XXI ainda pensarem nessa forma. Devemos todos nos respeitar, independente da raça, do sexo e do meio social", disse Leila. Realmente, a Miss Universso 2011 está certíssima. Mais do que uma cor, uma etnia, somos todos seres humanos. Viva a diversidade! Parabéns, Angola! Parabéns, Diamante Negro!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. E não é que a minha twittada sobre a Miss Universo deu o q falar. (...) Amei Wander... dá até tempo de tomar um cafezinho durante a leitura e comer um pedacinho de queijo que a Flávia Souza trouxe de Ibiá...uma delícia!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Raquelzinha.... bacana a matéria!!! E sem dúvida foi muito bem representadas....Leila Lopes é maravilhosa!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que noticia gostosa de se ler .....por que pra muitos pode parecer só uma noticia comum , más pra outros mostra que cada vez mais o brasileiro está se aceitando como um povo miscigenado e lindo ....
    e que existe espaço para todos os brasileiros em todas as profissões e cargos , Já que existia um estereotipo uma rotulação de beleza no brasil e no mundo .....
    graças a Deus a Espiritualidade esta atingindo as pessoas fazendo com que elas sejam menos intolerantes ...como o foi o caso da brasileira que ganhou o miss italia ..........
    Parabens para a linda Leila Lopes , e parabens Wander bela bela matéria ..........
    Grandioso Abraço e fique com Deus amigo ...............
    ótima semana

    ResponderExcluir
  4. e já estou te seguindo no seu blog grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Wander querido, que legal você falar aqui no Café da vitória da Leila no Miss Universo. Adorei vê-la sendo consagrada a mulher mais linda do universo. Leila, nosso Diamante Negro, se mostrou mais do que um rostinho bonito...ela tem inteligência e carisma. Parabéns pelo post. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Um prêmio justo! Ela é linda, maravilhosa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Fiquei traumatizado. Não sou ligado nesse negócio de Miss e ontem quando entrei no Twitter perguntei o que a Leila Lopes estava fazendno nos TT´s... veio uma enchurrada de respostas

    hahahaha

    ResponderExcluir