Jornal Metro – Novo tablóide chega a Belo Horizonte focando em público mais elitizado

setembro 28, 2011



Depois de meses de preparativos, a capital mineira ganha a sua versão local do Jornal Metro, nesta quarta-feira (28/09), conforme antecipou o blog na semana passada. Pela manhã, funcionários uniformizados de verde, estavam espalhados pelos principais pontos do centro de Belo Horizonte para distribuir a publicação, que é gratuita. Para ler o jornal online, clique aqui.


O lançamento do informativo faz parte de um novo posicionamento do Grupo Bandeirantes em Minas Gerais que quer consolidar ainda mais a marca no jornalismo, onde já atua na TV Band Minas e na Rádio Band News FM BH. Para comemorar a estreia do Jornal Metro em BH, o Grupo Bandeirantes recebe convidados, nesta quarta-feira (28/09), para um evento no Palácio das Artes, a partir das 20h. Clique aqui e confira a entrevista EXCLUSIVA com o novo apresentador da TV Band Minas, Marcos Maracanã.

Presente em 22 países – como Chile, Equador, Estados Unidos, México, Canadá, Portugal, França, Itália, entre outros; o Jornal Metro já circula em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Campinas e Curitiba além da região do ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano). A tiragem inicial do Metro Belo Horizonte será de 40 mil exemplares por dia, elevando a circulação total do jornal no Brasil para exatos 400 mil exemplares diários. Belo Horizonte é a 129ª cidade a receber o jornal em todo o mundo e a 7º município brasileiro a ter a sua versão local.
Edição zero do Jornal Metro BH distribuído internamente na TV Band Minas.

Em Belo Horizonte, a redação do Jornal Metro conta com jornalistas experientes, sob a batuta de Ivana Moreira – que já passou por jornais como o Valor Econômico e O Estado de São Paulo. Ivana é a editora-executiva do jornal, acumulando a função com a chefia de redação da Rádio Band News FM BH. Fernando Zuba, que trabalhou nos jornais Hoje em Dia e O Tempo, é o subeditor.

“Em todas as cidades brasileiras onde circula, o Metro se destaca por apresentar um jornalismo moderno, dinâmico e de qualidade. Essa trajetória de sucesso só faz aumentar a nossa responsabilidade, mas tenho certeza de que o Metro Belo Horizonte vai corresponder às expectativas mais otimistas e conquistará rapidamente os exigentes leitores da capital mineira”, afirma o jornalista Teodomiro Braga, diretor de Jornalismo do Grupo Band Minas.

Diferente dos outros dois tablóides que circulam na capital mineira – o Super Notícia e o Aqui, o Jornal Metro foi planejado para atrair um público mais elitizado e, pelo menos na primeira edição de BH, fugiu completamente da linha esporte-violência-e-mulher-pelada na Capa. Por ser gratuito, ter apenas 16 páginas e ser relativamente curto, a publicação já nasce vitoriosa por mostrar que o jornalismo local não se resume apenas no plantão policial da cidade.

O informativo estreou com bons anunciantes, mas – para variar, não trouxe nenhum anúncio institucional para mostrar ao leitor desavisado que gosta de foliar o jornal antes de ler que se trata de uma publicação do Grupo Bandeirantes em Minas Gerais. Outra coisa que me chamou atenção é o fato Jornal Metro poder ser lido pela internet – não só de BH, mas de vários países do mundo, mesmo que o jornal possua tantos endereços diferentes que poderiam ser convertidos em um portal mais organizado para o internauta.
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, confere o Jornal Metro,
em visita à TV Band Minas. Fotos: Júnia Garrido / Band Divulgação.

Na semana passada, o Café com Notícias teve acesso a edição zero do Jornal Metro e pôde comprovar a qualidade gráfica e editorial do informativo. A edição zero foi rodada apenas para testar cores e posicionamento gráfico, mas já impressionava por ser um jornal mais dinâmico e disposto a cobrir o dia-dia da cidade nas mais diferentes editorias.

Na edição de estreia, o Jornal Metro trouxe duas boas reportagens que ganharam merecido destaque na capa. A primeira sobre o projeto polêmico da Prefeitura de BH de se construir garagens [estacionamentos] subterrâneos na área central da cidade, com o intuito de dar um alento aos motoristas que sofrem nas mãos dos flanelinhas ou dos preços abusivos das garagens particulares. De acordo com a reportagem, a Savassi será a região que terá mais vagas, num total de 1059. O projeto prevê garagens subterrâneas na Praça Sete, Área Hospitalar, Shopping Oiapoque, Assembleia Legislativa, Barro Preto e Praça Afonso Arinos.

Já a outra reportagem de destaque, sob o título “Marginalidade ofusca glamour da Afonso Pena”, fala do contraste entre uma área nobre da cidade e um ponto de prostituição e tráfico de drogas. No alto da avenida, próximo ao Bairro Mangabeira e Anchieta, a matéria denuncia o “conhecido” ponto de travestis que se vendem por R$ 20 a R$ 200, além de comercializarem entorpecentes dos mais variados tipos “para agüentar a rotina da vida”. Mais do que apontar o dedo na ferida, cabe o Jornal Metro agora cobrar um posicionamento das nossas autoridades em torno do tema que, até hoje, por mais que já se tenha sido mostrado à exaustão, nada foi feito para reverter o quadro. Esta aí, sem dúvida, uma boa sequência de reportagens.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Oi Wander, boa noite1
    Esse jornal já tem há bastante tempo aqui em São Paulo, gosto muito das matérias ...
    abs

    ResponderExcluir
  2. Uau! Esse Jornal metro é muito bom...peguei ele hoje de manhã no centro. Tem notícia de tudo na cidade, não é só sangue...boa.

    ResponderExcluir
  3. Já li esse jornal aqui em São Paulo...ele é distribuído gratuitamente....confesso que nem sabia que ele existia em vários países. Espero que o Metro de BH seja tão bom quanto o da minha cidade. Beijos

    ResponderExcluir