Café Rapidinhas – Dilma na ONU, Kajuru, mudanças no Facebook, biografia de Assange, Feira do Guia do Estudante e Hotel Ramada

setembro 22, 2011


Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:


Café com a Presidenta: Não deu outra. Esta semana foi da presidente Dilma Rousseff. Capa da Revista Newsweek, a presidenta do Brasil foi a primeira primeira “voz feminina” a inaugurar os debates da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Em um evento que reuniu mais de 190 líderes mundiais, Dilma falou da abertura das mulheres no mundo contemporâneo, da crise econômica que atinge principalmente os países da Europa e os Estados Unidos e defendeu o Estado Palestino na ONU. 


"Tenho certeza que esse século será o das mulheres. Na língua portuguesa, palavras como vida, alma e esperança pertencem ao gênero feminino. Junto minha voz às vozes das mulheres que ousaram lutar, que ousaram participar da vida política e da vida profissional e conquistaram o espaço de poder que me permite estar aqui hoje. O Brasil está pronto a assumir suas responsabilidades como membro permanente do Conselho. Vivemos em paz com nossos vizinhos há mais de 140 anos. Temos promovido com eles bem-sucedidos processos de integração e de cooperação", disse Dilma. Parabéns, presiden-TA! Abaixo, confira o discurso de Dilma na íntegra:


Café Televisivo: Sempre polêmico, o jornalista esportivo Jorge Kajuru voltou a ser notícia esta semana. Tudo por conta de uma entrevista exclusiva que ele gravou, em dezembro do ano passado, com o ex-goleiro Bruno, do Flamengo, que é um dos suspeitos do desaparecimento da paranaense Elisa Samúdio. O material exclusivo estava na mira da TV Esporte Interativo e do SBT, emissoras que Kajuru possui contrato, mas não há cláusula que o obriga dar exclusividade do material captado. Porém, o jornalista resolveu ceder a cerca de 1h30 de entrevista para o seu amigo Datena, que apresenta o policialesco Brasil Urgente, na Band. Confira abaixo, na íntegra, o que Kajuru escreveu no Twitter sobre o episódio:

“Estou recebendo todo tipo de proposta... mais saibam que o meu contrato é com a TV ESPORTE INTERATIVO. Ela quem exibirá em primeira mão. Depois dela...A única informação 100% correta é: Assim que os advogados se acertarem, a minha entrevista com o goleiro Bruno será dada gratuitamente ao meu irmão, Datena. Eu não quero 1 centavo dessa entrevista, porém a primazia será do Datena. Espero que todos entendam que o Datena não é meu irmão; ele é meu pai! Agradeço o empenho do diretor nacional de jornalismo do SBT, Alberto Villas, que vem falando comigo e querendo a entrevista no programa SBT Repórter. Conclusão: estamos próximos de um acordo. Assim sendo, a entrevista poderá ou não ir pro ar a qualquer momento. Ocorre que, tenho além da palavra, um compromisso documentado em cartório, onde só posso colocar a entrevista no ar, se pagar R$ 200 mil p/ o ex-advogado de Bruno. E aí, veio a mudança: Bruno mudou de advogado. Hoje, o advogado de Bruno é o Dr. Cláudio, do Paraná. Fiquei esse tempo todo sem falar no assunto, porque sou um homem de palavra, e como envolve pagamento de cachê pela entrevista, fiquei todo esse período esperando por uma negociação que até hoje não foi concretizada. Até porque, a mesma foi feita no final do ano passado, quando o seu advogado era o Dr. Quaresma, de BH. Devo esclarecer: já é bem velha a notícia que eu tenho uma entrevista exclusiva com o goleiro Bruno.”, postou Kajuru no Twitter.

Café Esportivo: O site Globoesporte.com, ligado ao Portal Globo.Com, lançou o Camisomatic, trata-se de um aplicativo que permite aos internautas criar camisas de time de futebol, seja para a equipe do coração ou para provocar os rivais. A ferramenta oferece 18 modelos, com opção de escolha entre três tipos de gola, 42 estampas e uma paleta de cores completa. O usuário também pode optar entre usar o escudo da Seleção Brasileira ou os de outros 28 times que passaram recentemente pela Série A do Brasileirão. Além disso, uma frase pode ser inserida na camisa ou na moldura. Depois de criado, o manto pode ser compartilhado no Twitter e Facebook ou salvo no computador. No Facebook, o aplicativo cria automaticamente um ambiente com todas as camisas criadas e publicadas por seus amigos. Vale a pena conferir!

Café na Rede: Considerada uma rede social em ascensão no Brasil, o Facebook lançou essa semana uma série de mudanças, numa tentativa de frear o crescimento do Google Plus, que agora não precisa mais de convite para se cadastrar. De acordo com a Revista INFO, a maior parte dos internautas desaprovou o novo modelo do Facebook. As principais transformações da rede social de Mark Zuckerberg envolvem uma avalanche de informações, unificação com diversas outras redes soviais, joguinhos e aplicativos; sem contar na alteração no feed de notícias, e na transformação dos grupos em listas. Para deixar o internauta mais confuso, foram propostos novos mecanismos para a publicação de foto ou vídeo, além do novo Facebook Timeline, que incentiva os usuários a exporem a sua vida pessoal ao máximo, em uma linha do tempo, como se fosse um dossiê aberto na internet. Ainda, segundo a INFO, o "Facebook removeu todas as pequenas notificações, como publicações curtidas e início de amizades, do feed principal e as transferiu para uma pequena caixa, localizada à direita da página, acima da janela de bate papo. Chamada de News Ticker, essa caixa é atualizada em tempo real, com todas as atividades de seus contatos. Porém, acompanhá-la é um exercício de atenção e paciência, já que, além de espremer as mensagens, seu fluxo é rápido e constante – assim como no Twitter". E você, gostou das mudanças?

Café Literário: Estratégia de marketing ou clichê? Nesta quinta-feira (22/09), a editora Canongate Books lançou a “autobiografia não autorizada", do jornalista e fundador do site Wikileaks, Julian Assange. A polêmica começou depois que Assange mudou de idéia e desistiu de lançar o livro por achar que o lançamento da obra o prejudicaria na conclusão dos seus muitos processos. "Decidimos honrar o contrato e publicar o livro, uma vez que o adiantamento [500 mil Libras] já foi pago. Vamos honrar o contrato e pagar os royalties do Julian", comunicou a editora. Em resposta, Assange soltou um comunicado à imprensa e qualificou a editora como 'antiquada e oportunista'. "Cannongate agiu em quebra de contrato, quebra de confiança, quebra dos meus direitos criativos e quebra de minhas garantias pessoais. Este livro deveria ser sobre a luta de minha vida por justiça por meio do acesso ao conhecimento, mas tornou-se outra coisa", disse o jornalista. Inicialmente, a idéia do livro era uma forma de contar a visão do próprio autor a respeito do Wikileaks, cujo dinheiro da vendagem o ajudaria a manter o projeto. Será que isso é uma estratégia de marketing para vender mais livros? Se for, com certeza, a editora pode se orgulhar de ter gerado mídia espontânea em vários blogs e sites ao redor do planeta.

Café Investigativo: Inspirados nos debates e palestras do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, os acadêmicos de jornalismo Maycon Corazza e Pedro Sarolli criaram o blog Ponto de Observação, que se dedica a cobrir a realidade da cidade de Cascavel (PR) usando dados públicos como ponto de partida. Corazza diz que, depois do congresso da Abraji, ficou "fascinado pela transparência pública e envolvido na causa de lei de acesso a informações públicas". Ao notar a falta, na cidade, de um canal independente que tivesse foco nesses temas, ele e o colega Sarolli iniciaram o blog, cujas publicações começaram no início de setembro. Os blogueiros usam dados locais, disponibilizados pela Câmara Municipal, pela prefeitura e pela Assembleia Legislativa do Paraná.

Café Universitário: E por falar em estudantes, acontece em Belo Horizonte, de 07 e 08 de outubro de 2011, das 9h às 19h, no ExpoMinas, a Feira Guia do Estudante. Pela primeira vez na capital mineira, o evento tem como objetivo auxiliar os jovens de Minas Gerais em suas futuras escolhas profissionais.  A programação contará com a presença de profissionais consagrados e especialistas capazes de inspirar e esclarecer as principais dúvidas dos visitantes, que também podem participar de atividades especiais, entre elas, testes profissionais, simulados, oficinas de redação, jogos e debates. Também haverá stands das  instituições de ensino como UniBH, FUMEC, UNA, UNIFENAS, FELUMA, Metodista, PUC Minas, UFOP, UFLA e IBMEC. De acordo com Fábio Volpe, diretor de redação do GUIA DO ESTUDANTE, "a ideia é oferecer a cada vez mais alunos do Ensino Médio e pré-universitários a oportunidade de participar deste evento que tem como missão levar informação, ajudando-os a encontrar a direção certa para a futura carreira profissional". O evento é gratuito. Para fazer a inscrição, clique aqui.

Café na Moda: Nessa quarta-feira (22/09), a convite dos organizadores, participei de um coquetel no Hotel Lagoa Santa Ramada Airport, que comemorou o lançamento do Lagoa Santa Fashion Week, uma iniciativa da Associação Comercial de Lagoa Santa, sob a curadoria do produtor Lucas Machado. Oficialmente, o evento vai do dia 29 de setembro a 02 de outubro e ainda será sede do concurso Miss e Mister Lagoa Santa 2012. Durante o coquetel, que aconteceu na área da piscina do Hotel, os lojistas e autoridades locais puderam conferir uma vista privilegiada para a lagoa da cidade, além de um desfile com as principais peças da estilista Eliane Queiroz e jóias de Luciana Paixão, da Paixão Jóias. Famoso nos Estados Unidos, a bandeira Ramada, do grupo Verth Hoteis, escolheu Lagoa Santa para ser a primeira cidade brasileira a ter um hotel do grupo. O diferencial do Hotel Ramada é que ele fica a 9km do aeroporto de Confins e foi todo projetado para receber eventos de negócio de pequeno a grande porte.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Adorei a seleção de notícias, Wander. Não tinha tido a oportunidade de ver o discurso da Dilma e, com toda a sinceridade, a presidenta me emocionou. Falou bonito! Beijos

    ResponderExcluir
  2. A Band que deve estar feliz da vida com o Kajuru ter dado esse presente para o Datena. Quem duvida que vai ser pico de audiência essa entrevista? Bem feito para o SBT que não aproveita bem o potencial do Kajuru.

    ResponderExcluir