Café Convidado - A relação entre assessor de imprensa e jornalistas de redação

setembro 21, 2011



Na seção Café Convidado de hoje, a estudante de jornalismo Morgana Almeida fala sobre a relação entre jornalistas de redação e assessor de imprensa. O jornalista se preocupa em terminar a matéria dentro do prazo e o assessor em inserir seus clientes em bons veículos de comunicação. Boas estratégias de comunicação fazem parte de ambos os profissionais. Porém, até serem quebrados alguns paradigmas, tanto jornalistas quanto assessores sairão perdendo nessa relação que tem tudo para ser bem sucedida. Confira mais detalhes no artigo, abaixo:


Assessor de imprensa e jornalista: 
é possível um bom relacionamento?


*Por Morgana Almeida


O assessor de imprensa tem se tornado uma peça fundamental no cotidiano dos jornalistas que atuam em redação. São eles que fazem o elo entre a imprensa e as empresas, que são fontes preciosas para o trabalho de reportagem. Entretanto, alguns erros e deslizes acabam por detonar essa relação que tinha tudo para ser extremamente proveitosa.

Um dos erros mais comuns está no envio de releases. Instrumento de trabalho fundamental em uma assessoria de imprensa, ele vem perdendo forças devido à maneira como vem sendo utilizado. Com o surgimento de softwares capazes de reunir em segundos contatos de centenas de jornalistas de todo o país, o volume de releases que chegam às redações por e-mail é gigantesco. Desta maneira, fica mais difícil separar o joio do trigo.

Outro equívoco frequente é preocupa-se mais com a quantidade do que com a qualidade. Por exemplo, não adianta enviar um release de interesse econômico para a editoria de esportes ou de beleza para a área de política. Não se pode ignorar as estratégias de divulgação, comprometendo assim sua eficiência e objetividade.

Um bom assessor precisa, antes de tudo, conhecer a rotina de uma redação. O jornalista rabisca idéias, elabora a pauta, busca informações, rabisca um pouco mais, procura dados e corre atrás das fontes. Tudo isso, sob a pressão do editor e o barulho quase insuportável do vai e vem dos colegas.

Enquanto isso, o assessor de imprensa, que hoje atua muito mais como um assessor de comunicação estratégica, discute ações com seus clientes. Uma boa assessoria é aquela que busca não apenas vender os serviços ou produtos de seus clientes para a mídia, mas sim, divulgar informações que sejam úteis e de interesse do jornalista e principalmente do público de cada veículo.

Em suma, o trabalho de um, completa o do outro. O grande erro de um assessor está no exagero, na insistência não fundamentada. Alguns jornalistas não querem nem ouvir falar em assessor, pois, logo imaginam, entre outras coisas, que eles só querem um espaço no veículo para promover seus clientes. Eis que nasce o termo “atrapalhadores de imprensa”, que denomina os maus profissionais.

O apelido é amplamente utilizado, em especial para os assessores que impedem o contato dos jornalistas com a fonte, pedindo para que as pautas sejam enviadas previamente por e-mail, ou para os que nem ao menos dão um retorno sobre a possibilidade de se conceder uma entrevista.

E não são só os jornalistas que atuam em grandes redações que sofrem com a falta de profissionalismo. Como estudante, já sinto na pele as dificuldades. As solicitações demoram semanas para serem respondidas, principalmente quando se trata de órgãos públicos.  É por conta disso que muitos futuros comunicólogos já entram no mercado com esta rixa contra os assessores na cabeça.

Felizmente, há bons exemplos no mercado, que merecem servir de modelo para todas as agências de assessoria de imprensa. Profissionais que trabalham com estratégias bem fundamentadas, onde fazer o cliente aparecer a qualquer custo não é objetivo principal.

Para haver mudanças, é preciso quebrar paradigmas. No fundo, todos são profissionais de comunicação e não rivais numa partida de futebol. As áreas são complementares e devem se ajudar, criando relacionamentos sólidos e duradouros. As recompensas serão de ambos. Vale a pena dar uma trégua.


____________________________
*Perfil: Morgana Almeida é estudante de jornalismo e estagiária na Informa Mídia Comunicação, agência especializada em assessoria de imprensa e estratégia para pequenas e médias empresas.











  • Para participar da seção Café Convidado, do Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitterassine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Parabéns à Morgana pelo texto e a você Wander por abrir este espaço aqui no blog. Mesmo para quem não é da área é possível entender como é essa relação entre assessor de imprensa e jornalista de redação.

    ResponderExcluir
  2. Já trabalhei como repórter e assessor de imprensa. Infelizmente, tem muitos colegas de assessoria que trabalham com má vontade ou não conseguem vender muito bem o seu cliente como fonte...é preciso ter boa vontade dos dois lados.

    ResponderExcluir
  3. Como em todas profissões, existem bons e "não tão bons" representantes. Pelo lado do cliente, é necessário dizer que a assessoria de imprensa muitas vezes representa a melhor de divulgar seu produto ou serviço, considerando que a propaganda tradicional é muitas vezes inacessível em razão do custo.

    ResponderExcluir