Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais quer incentivar a literatura

agosto 30, 2011



Cultura, literatura e diversão em um único lugar. Essa é a proposta do Salão do Livro Infantil e Juvenil, que acontece entre 1º a 11 de setembro, em Belo Horizonte, na Serraria Souza Pinto, na av. Assis Chateau­briand, 809, Centro. O objetivo é promover a democratização do acesso ao universo literário e, ao mesmo tempo, incentivar o hábito da leitura entre os mais jovens. O Salão do Livro ficará aberto no dias úteis de 09h às 21h; já no feriado e nos fins de semana, abre de 10h às 21h. Para educadores que querem agendar a visita da escola, basta acessar o site do evento ou solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail: visitacaoescolar@salaodolivro.com.br


O evento tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a realização da Câmara Mineira do Livro, AHPCE Gestão Cultural e produção da Plataforma Produção Cultural. Com entrada franca e programação variada, que inclui mesas redondas, oficinas, diálogos literários, espetáculos teatrais, memórias literárias, narrações de histórias e sessões de cinema, o Salão do Livro vai reunir importantes autores nacionais, tais como Affonso Romano de Sant’Anna, Bartolomeu Campos de Queirós, Duílio Gomes, Ferreira Gullar, Flávia Savary, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colasanti, Miqueias Paz, Peter O’Sagae, Ronald Claver, Ruth Rocha, Sandra Bittencourt, Ziraldo, entre outros.
Ziraldo é um dos escritores presentes no Salão do Livro.

Ainda dentro da programação, estão previstos Diálogos Literários, bate-papos de escritores com o público sobre criação literária; mesas-redondas, que debatem temas relacionados a literatura e a leitura para crianças e jovens; Memórias Literárias, que resgatam lembranças e experiências de autores com a literatura na infância e na adolescência, e Polêmicas, que trazem posições diferentes ou antagônicas sobre direitos autorais, contações e leituras de histórias.

Exposição

O @salaoLIJNG também vai receber duas exposições. Uma homenageia o escritor Fernando Sabino e outra o artista plástico Marcelo Xavier. Ainda na programação estão previstas uma série de atividades e intervenções artísticas, que inclui mímica, músicas, histórias, brinquedos cantados e leituras. Além disso, o salão vai sediar o Encontro de Bibliotecários da rede municipal, que vai abordar questões importantes relacionadas ao mundo dos livros e das bibliotecas, como: letramento informacional, mediação da leitura, formação do leitor e leitura literária.
O escritor Fernando Sabino será homenageado com uma exposição
no Salão do Livro.

O público ainda vai se divertir com uma árvore que conta fábulas, lendas, histórias e mitos. Construída a partir de materiais alternativos e reciclados, a escultura “Árvore da Palavra” integra um projeto da Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias (Sabic), que busca estimular o gosto pela leitura. A escultura representa a sumaúma, uma árvore amazônica cercada de lendas. Uma delas diz que o eco de batidas em suas raízes anunciam a presença de alguém em seu tronco, já outra defende que por meio de suas raízes é possível ouvir histórias.

Ainda, no dia 07 de setembro, será lançado no Salão, o Circuito Literário Mineiro, com a proposta de levar para as cidades do interior de Minas um evento anual de literatura, nos moldes dos eventos realizados em Belo Horizonte. O Circuito será formado por encontros com escritores, feiras de livros, oficinas, premiações e outros. Até o momento, Divinópolis (MG), Norte de Minas (Montes Claros/Pirapora/Janaúba/Bocaiúva) e Pouso Alegre (MG) já são destinos confirmados.

História


Em 2000, Belo Horizonte foi palco da primeira edição do Salão do Livro de Minas Gerais e Encontro de Literatura. Criado a partir de eventos literários e atrações culturais que aconteceram na cidade nas últimas décadas do século 20, o salão reuniu, em oito anos de realização, mais de 860 mil pessoas e ofereceu 88 dias de muita diversão e informação. 


Em 2008, com a criação da Bienal do Livro de Minas, o Salão do Livro foi interrompido. Porém, com a realização de uma Bienal a cada ano par, a capital ficou sem um evento literário de peso nos anos ímpares. Dessa forma, abriu-se espaço para a produção de um evento diferenciado e com foco específico: o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais.


*Com informações do Diário Oficial do Município (Dom) e Poliana Napoleão.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Parabéns por divulgar esse evento. Sou professora aqui em Belo Horizonte e vou conversar com a direção da escola em que trabalho para levar meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Eventos como esse onde se promove a cultura e o hábito de ler são essenciais para a formação das nossas crianças.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a BH por promover feiras de literatura, pensando principalmente no público jovem. O hábito de ler é a porta principal para o conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Gente vou mudar pra BH. Vai ter evento bom assim lá na China. O que é esse salão do livro infantil hein!
    Eu quero ir.

    ResponderExcluir