Líbia – Primavera Árabe se fortalece no país para por fim à ditadura de Muammar Gaddafi

agosto 23, 2011



A Primavera Árabe continua a florescer no norte da África e no Oriente Médio. Depois de se espalhar, em diferentes tons, pela Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Síria, Arábia Saudita, Bahrein, Marrocos, Sudão e Omã, o movimento criado em 2005, ganhou um novo colorido em 2011, graças às redes sociais e a mobilização do povo nas ruas.


No início do ano, o levante que derrubou o presidente da Tunísia – Zine El Abidine Ben Ali, e provocou a renúncia do presidente do Egito – Hosni Mubarak, que estava no poder há 30 anos, ganhou mais um tom intenso na Líbia. A briga entre revoltosos e os apoiadores de Muammar Gaddafi se intensificaram desde março. Mas só agora, na segunda quinzena de agosto, que o povo líbio resolveu dar um ponto final na ditadura de 41 anos de Gaddafi, invadindo Trípoli e pressionando para que o então ditador deixe o poder. O repórter Diogo Bercito, da Folha, explica mais sobre este assunto no vídeo:




Entretanto, para essa revolução acontecer não só na Líbia, mas em toda Primavera Árabe, muitas cores tiveram que ser colocadas em riste. Somente a repressão aos manifestantes e a contra-ofensiva de Gaddafi – com o intuito de recuperar cidades perdidas para os opositores, deixou cerca de seis mil mortos, desde o início do ano, segundo organizações de direitos humanos. 
No mapa, o círculo vermelho mostra a região da Líbia, no norte da África.


Uma curiosidade é que a Líbia permaneceu como província romana até ser conquistada pelos vândalos em 455 d.C., e é por isso que algumas cidades do país (Trípoli e Sirte) têm nomes de origem latina (italiana), apesar da população ser de maioria muçulmana.


Veja também:


Os rebeldes – como são chamados o grupo de insurgentes que estão lutando contra o regime de Gaddafi, tentaram tomar a capital Tripóli e fazer pressão para que o ex-ditador saia do governo. E conseguiram. De acordo com o enviado da Líbia na ONU (Organização das Nações Unidas), Ibrahim Dabbashi, Tripóli e Sirte já estão tomadas por rebeldes que almejam a transição entre autocracia para democracia.


"Nós esperamos que a Líbia esteja completamente liberada e totalmente pacífica e calma nas próximas 72 horas", disse Dabbashi, que especulou que Gaddafi e seus aliados estão em abrigos subterrâneos em alguma casa de Trípoli. Dabbashi, que apoia o movimento oposicionista, afirmou também que o complexo de Gaddafi está "completamente nas mãos dos revolucionários".

Primavera Árabe

Mobilizar as pessoas via internet, mas de uma forma em que os buscadores não identificassem, inicialmente, que se tratava de uma revolução popular. Foi assim que nasceu a Primavera Árabe, em 2005, e que ganhou repercussão em todo o planeta nos últimos meses. Informação sempre foi sinônimo de poder. E foi graças a informação, que o povo conseguiu unir forças para mudar a sua própria história.

A Primavera Árabe é um conjunto de manifestações realizadas com objetivo de questionar os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do norte da África e no Oriente Médio. O movimento ganhou força, graças à capacidade de mobilização popular e denúncias feitas através das redes sociais – uma vez que a internet retira dos regimes não-democráticos a capacidade de controlar a informação.

Entre cientistas políticos, há o consenso de que, o maior desafio após a queda dos regimes ditatoriais dos países de origem mulçumana é o estabelecimento de um estado realmente democrático – e não populista, de caráter laico (tirando assuntos de religião da política) e que promova o diálogo, a igualdade e a dignidade da pessoa humana. Será que depois da Primavera, isso será possível? 






Fotos: Agência Reuters / Google Maps.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Wander, para falar a verdade, só agora depois de ler o seu post é que fui entender o que anda pegando na Líbia. Parabéns pelo post e por saber traduzir essa notícia que é tão complexa.

    ResponderExcluir
  2. Fico aqui imaginando e especulando, mas não sei se os países árabes tem o mesmo entendimento de nós ocidentais sobre democracia. Pode ser que eles criem algo parecido ou até mesmo uma outra coisa, mas é esplendoroso ver as pessoas na rua lutando por seu país e por uma nação melhor. Viva a Primavera!

    ResponderExcluir
  3. Acompanho esse derrame de sangue através do site URUK.NET é um site da Itália, muito bom, já vi rebeldes degolando gente no YouTube, loucura.

    ResponderExcluir
  4. Essa notícia é o desfecho da mídia ocidental para dizer aos Líbios(a minoria) que eles são burros e vão descobrir que serão assaltados em seguida.

    ResponderExcluir
  5. Wander, parabéns pela matéria. Simples, clara e objetiva. Realmente para quem não estava a parte do assunto, um ótimo texto.

    ResponderExcluir
  6. Depois de tudo isso é questão de dias para que a Líbia passe a ser governada pelos rebeldes. A hora de Gaddafi deixar o governo chegou. Abraços.

    ResponderExcluir