Ponto de Vista – Chaves é a grande estrela dos 30 anos do SBT

agosto 24, 2011


Chaves: Seu Madruga, posso ver TV?
Seu Madruga: Claro, Chaves! Só não vá ligá-la.


O exercício é bem simples. Feche os olhos e pense no programa que é a cara do SBT nesses 30 anos e que está a mais tempo no ar? Foi sem querer querendo...isso, isso, isso. Lembrou? Trata-se de Chaves (Chavos Del Ocho), considerado o coringa da emissora de Silvio Santos. Nesse aniversário de três décadas do SBT, o programa mexicano é a grande estrela da festa. 

Fãs da atração ganharam a oportunidade de conferir, finalmente, os “episódios perdidos”, inéditos na TV aberta. Ratinho viajou ao México para entrevistar Roberto Bolaños, criador da série e idealizador do personagem de sucesso mundial. Além disso, o próprio SBT preparou um episódio especial com os artistas da Casa para homenagear o seriado. Abaixo, assista o vídeo:



Chaves está bem fita! Aliás, sempre esteve. Vice-líder absoluto de audiência, a série mexicana é um sucesso mundial, não só no Brasil, mas em vários países. A história do menino de rua que mora no barril e os moradores de uma vila pobre de periferia conquistaram o telespectador pela simplicidade do texto e humor pastelão. Quem não gosta do Chaves? O seriado se tornou Cult, principalmente por conta do tom irônico e debochado das falas dos seus personagens, usadas no cotidiano até hoje. Inclusive, outro clássico que infelizmente não é tão valorizado é o super herói trapalhão, Chapolim Colorado. Não contavam com a minha astúcia?

Uma ressalva importante é que a dublagem de Chaves e de Chapolim, aqui no Brasil, se tornou um marco pela originalidade e por trazer a série para a realidade do nosso país. Mais do que homenagear os artistas que interpretam com maestria esses personagens, devemos também, homenagear aqueles que deram a sua voz e com jogo de cintura criaram vozes imitadas há mais de 20 anos e um texto bastante próximo da idéia original. Trabalho feito de forme genial!

No entanto, é uma pena que ao lermos a história dos bastidores do seriado, vemos que o ego imperou. Chiquinha e Kiko chegaram a ser impedidos judicialmente de serem interpretados por seus respectivos atores, uma vez que Bolaños reclamou para si o direito autoral. A pendenga fez com que a amizade acabasse, fosse parar nos tribunais e se transformasse em desafeto. Além disso, a atriz  Florinda Meza, que faz os personagens Dona Florinda e Pópis, foi disputada Carlos Villagrán e Bolaños, mas ano final acabou casando com o intérprete de Chaves.

Brigas à parte, Chaves para mim está ligado a minha memória emocional. Quando criança – e até os dias de hoje, o seriado passava várias vezes ao dia. Mas o horário do início da tarde era o que mais gostava, pois coincidia com a minha volta da escola. Dava uma raiva quando o SBT não colocava os episódios na seqüência ou mudava o programa de horário sem avisar. 

Chaves já sambou em todos os horários possíveis da grade da emissora. Virou um tapa buraco para tudo e mais um pouco. Teve uma época em que a direção tirou o seriado do ar por conta do desgaste e os telespectadores chiaram. Ainda bem! E foi graças a esse piti do público e o carinho que a série desperta até hoje é que o programa está no ar desde 1984. Sucesso absoluto! “Siga-me os bons!”, dizia Chaves e Chapolim Colorado. Nós, com carinho, seguimos.





___________________________________________
*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitterassine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni

Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Puxa, o que dizer de Chaves? É com certeza um dos melhores programas de humor já inventados no mundo, principalmente pelo tom das piadas universais.

    A homenagem ao Chaves é merecida, apesar que, na minha opinião, acredito que o SBT deveria utilizar uma atração produzida pela própria casa para homenagear os seus 30 anos. Opções não faltam.

    Chaves completou 40 anos no dia 20 de junho, e com certeza merece sempre aplausos por continuar tão em alta, principalmente aqui no Brasil. Pelas entrevistas que vejo, até o Bolanos fica impressionado com o carinho que os brasileiros tem pela série. Fiquei fascinado quando vi um tweet dele parabenizando num tom de fascinação o fórum do Chaves.

    Bacana também é assistir algumas produções deles no Youtube, como o "Los Supergenios de La Mesa Quadrada" (1968-1971), aliás, recomendo assistir, só para ver como eles eram nessa época.

    Parabéns pelo post, Wander!!

    Abçs!!

    ResponderExcluir