Exposição em Belo Horizonte reúne um século de arte produzida no Brasil

agosto 09, 2011



Mostrar para o público a produção artística no Brasil durante um século. Essa é a proposta da exposição 1911 – 2011: Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú, que está em cartaz no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, até o dia 25 de setembro. A exposição pode ser vista de terça a sexta-feira, das 9h30 às 21h; e no domingo, das 16h às 21h, nas Galerias Alberto da Veiga Guignard, Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. A entrada é gratuita.


Com curadoria de Teixeira Coelho e projeto expográfico de Daniela Thomas e Felipe Tassara, a mostra é uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Itaú Cultural. A exposição reúne um material inédito composto por 178 obras produzidas nos últimos cem anos no Brasil e concentram um importante acervo da arte moderna e contemporânea produzida no País. Após Belo Horizonte, a mostra irá para o Rio de Janeiro, onde fica em cartaz no Paço Imperial.

Em uma deliciosa viagem pelo tempo das produções artísticas brasileiras, o público poderá conferir obras de Guignard, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Flávio Carvalho, Hélio Oiticica, Victor Brecheret, Bruno Giorgi, Maria Martis, Lígia Pape, Amílcar de Castro, entre outros. Ainda, a exposição reúne vídeos, pinturas, fotografias, desenhos e gravuras, que estão dispostos em seis módulos, que tanto podem ser compreendidos isoladamente ou seguidos de ponta a ponta pela galeria. As peças traçam, de forma histórica, o caminho percorrido pela arte brasileira desde as primeiras décadas do século passado até os dias de hoje. Confira, abaixo, algumas fotos:




















Fotos: Wander Veroni.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Noooooossa! Que coisa linda Wander. Pense como está meu coração olhando essas fotos da exposição sendo eu uma historiadora!? Então, pensei o quanto esse seu trabalho é difícil viu. Cobri um evento desses, cheio de arte e conhecimento deve ser muito difícil mesmo rsrsrs.
    Lindo amigo. Parabéns e da próxima me avisa uns dez dias antes que eu pinto aí viu!

    ResponderExcluir
  2. Wander do céu...essa exposição deve ser uma coisa linda de viver...fiquei morrendo de vontade de ver.....adoro arte. Parabéns por divulgar essa mostra. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esta exposição misturas duas coisas que aprecio, arte e história.

    Abraços!

    ResponderExcluir