ET Bilu – Personagem reascende debate sobre vida extraterrestre no Universo

agosto 16, 2011



Você acredita em vida extraterrestre? Eu acredito. Não naqueles homenzinhos verdes, deformados e cabeçudos, mas acredito em VIDA. Quando falo vida, deixo a definição aberta para seja esta o tipo de manifestação que for, seja animal, vegetal, bacteriana, enfim, qualquer tipo de vida. Não sou um pesquisador de astronomia, muito menos de biologia, mas pelo pouco que sei, acredito ser impossível a natureza, na sua plenitude, deixar apenas a Terra, em toda a galáxia, com manifestações de vida. Sempre filosofei sobre isso, pois até aonde se sabe nada foi comprovado cientificamente.


No entanto, nessa segunda-feira (15/08), um email me chamou atenção, dentre tantos que recebo diariamente como sugestão de pauta para o @cafecnoticias. Tratava-se de uma indicação de um internauta para uma matéria, da versão online da Folha de S. Paulo, falando sobre um documentário do ET Bilu – pauta muito difundida pelos veículos de comunicação há meses atrás, inclusive. Farsa ou realidade? O documentário faz parte de uma série de revelações cientificas sobre a humanidade e a sua relação com a ciência e a fé. Assista os vídeos:
Observação: Para assistir o vídeo acima, com legendas em Português, 
ative a o botão CC, abaixo da barra de tempo no botão de sinal positivo (+).


Clique aqui e confira uma entrevista com o ufólogo Felipe Castelo Branco feita pelo Terra Magazine sobre o ET Bilu. Muito bem realizado, o documentário narrado em inglês me chamou a atenção pelo fato de ter como envolvidos o produtor de vídeo @NandoPax (Criador da campanha Save Galvão Birds) e o hacker @viniciuskmax, que correram atrás dessa história para a realização do vídeo, sob a autorização do Projeto Portal
ET Bilu à noite, atrás da moita, em Corguinhos (MS). Foto: Reprodução.


Claro, pelo fato de ter alguém envolvido com a trollagem mundial [histórica] do #CalaBocaGalvão, assisti desconfiado, pois a história em si tem todos os elementos para ser a próxima piada da internet. Mas, mesmo diante de uma possível piada, o personagem ET Bilu nos trás muitas reflexões sobre a nossa relação com o sobrenatural e, sobretudo, com a ciência.

Assista também a reportagem da TV Record:

"Em outubro do ano passado, vimos o vídeo da TV Record. Inicialmente, achamos que aquilo fosse uma palhaçada, mas o Vinícius começou uma investigação, analisando tudo o que já havia sido publicado sobre o assunto. Nos primeiros quatro dias de expedição, aconteceram fenômenos impressionantes. Uma fenda se abriu no céu e vimos luzes inusitadas. Ficamos impressionados! Adotamos um posicionamento sério, contratamos um locutor do History Channel para dar um ar sóbrio ao documentário. Nossa investigação é totalmente independente", afirma Fernando Motolese, em entrevista à Folha. Para ler a matéria completa, clique aqui.

Há uma expressão na sabedoria popular que fala que toda “loucura tem um fundo de lucidez”. Diante de coisas que podem, aparentemente, parecer absurdas, sempre faço uma ressalva e tento captar o que há de relevante ou não no que é dito. E esse exercício nem sempre é fácil. Ele está imbuído de preconceito, de crenças e de visões particulares sobre o mundo. No entanto, sempre me questionei sobre o modo caricato (e desacreditado) que a ufologia é tratada em muitas matérias jornalísticas. Claro, como em qualquer profissão, existem os picaretas. Se existem falsários na ciência, na religião, na política, no jornalismo, enfim, em qualquer outra profissão, porque não haveria na ufologia? Clique aqui e saiba mais sobre a primeira revelação do ET Bilu.
Ilustração da Terra convexa. Será que estamos em
um grande meteoro-estufa? Imagem: Projeto Portal.

Mas isso não deve desacreditar a ufologia, muito menos os estudos astronômicos que pesquisam (ou procuram) vida no universo a fora. Entretanto, apesar do espetáculo em torno do ET Bilu – e da voz infantilizada que nos leva rapidamente para o terreno do humor, o personagem (real ou não), deixa uma mensagem interessante: “busquem conhecimento”. Num mundo onde recebemos uma avalanche diária de informação (rasa), buscar conhecimento é uma necessidade para entendermos o mundo e qual o nosso papel na sociedade. Apesar de todo o espetáculo em torno do assunto, essa é a mensagem mais sábia diante do ocorrido. E você, o que acha dessa história? Deixe a sua opinião na partes dos comentários, no final deste post.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. Sou da msm opinião sua: acredito em vida extraterrestre. Mas no ET Bilu é difícil acreditar...até acho o que ele fala tem fundo de verdade, mas tem tudo para ser uma grande piada mundial.

    ResponderExcluir
  2. Wander, tenho minhas dúvidas se existe extraterrestre dessa forma, como o ET Bilu. O jeito que ele apareceu na mídia é suspeito. Mas, o que mais me impressionou foi essa história da Terra Convexa. Será que isso procede? É uma teoria muito interessante. Beijos e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. O mais foda do documentário é a narração do History Channel que dá credibilidade ao ocorrido. Gostei do material....cabe reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Sério que vocês não estão levando essa história de ET Bilu e terra convexa a sério, né?! ;-(

    ResponderExcluir
  5. Não sei quanto aos outros, mas eu acredito em vida extraterrestre....só é difícil de acreditar no ET Bilu...rs.....parece mais brinks de internet. Como o próprio ET disse: busquem conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. O documentário é muito bem feito...passa credibilidade...mas o problema é que a gente fica sem saber se isso realmente é sério ou é uma piada igual foi o Salve Galvão Birds.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim esse lance de ET Bilu é a maior furada do mundo.....não duvido nada que daqui um tempo vai ter gente fazendo post falando dessa pegadinha....hauhauhauhau

    ResponderExcluir
  8. Como participante e assessora de imprensa do Projeto Portal, sou suspeita para opinar, mas não posso deixar de registrar a minha experiência. Já estive com o Et Bilu várias vezes e ele realmente é real, uma inteligência de outro planeta, um super humano. Não é uma brincadeira,nem pegadinha e muito menos uma farsa. É verdade.

    ResponderExcluir
  9. Como biologo acredito em vida fora da terra, claro que bacteriana no momento, Agora esse bilú e uma piada neh. E so falar no nome Urandir que se diz o comunicador que num precisa mais falar nada.

    ResponderExcluir