Café Literário – Em livro, Rosana Hermann conta histórias sobre o Twitter no Brasil

agosto 02, 2011


O brasileiro ama redes sociais. Fato que explica o “boom” do Orkut, o fascínio pelo YouTube, a popularização do Twitter e o crescimento do Facebook. Mas, nos últimos anos, uma rede social foi capaz de modificar o pensamento da mídia e da opinião pública a respeito da relevância das mídias sociais. Inclusive, criando uma linguagem própria e diferenciada. Trata-se do Twitter, uma fusão de microblog e rede social em 140 carcateres, que pode ser acessada tanto pela web, quanto pelo celular, e que caiu nas graças do povo.


Mais do que um ato de amor ou uma compulsão em compartilhar pontos de vista sobre os mais variados assuntos, o @Twitter realmente ganhou um espaço cativo no coração do brasileiro a ponto de ser um dos países que mais passa tempo conectado ao site. O Twitter é uma febre! No seu auge, em 2009, muitos internautas creditaram, ao próprio perfil no Twitter, como se fosse uma espécie de verdadeira identidade online, graças ao número de celebridades e empresas que aderiram a ideia. Foi a partir desse pio, que o passarinho nunca mais parou de cantar e alçou voos cada vez maiores.

Essas e outras histórias de como o brasileiro se encantou pelo Twitter, podem ser encontradas no livro “Um passarinho me contou – Relatos de uma viciada no Twitter”, escrito pela jornalista e blogueira Rosana Hermann, lançado no início deste ano pela editora Panda, com 152 páginas, ao preço de R$ 25,90. Para comprar o livro, clique aqui. A obra é uma espécie de narrativa antropológica de como Rosana entrou no Twitter e a percepção dela em relação às atitudes dos internautas para com o microblog. Clique aqui e leia o dia que conheci a @rosana pessoalmente e consegui um autógrafo do livro.
Eu (Wander Veroni) ao lado da jornalista Rosana Hermann no R7
para autógrafo do livro "Um passarinho me Contou". Foto: Letícia Castro

Além disso, @rosana oferece dicas preciosas no livro, contando de forma intimista a experiência de quem já teve a conta no Twitter raqueada e enfrentou uma verdadeira maratona para ter o próprio perfil de volta. A jornalista também relata o quanto é importante evitar polemizar demais no microblog, a ponto de caçar brigar por qualquer besteira. Nesse capítulo, em especial, Rosana explica que todo mundo no Twitter gosta de opinar e, às vezes, no calor da emoção e pelo limite dos 140 caracteres, uma ironia pode virar uma bomba-relógio.

A autora narra com a precisão jornalística e a leveza do texto de uma blogueira, o quanto o brasileiro tomou para si a ferramenta a ponto de “orkutizar” as hashtags e perfis, criando “memes” e joguinhos; além de opinar de maneira criativa sobre a polêmica de se fazer post pago no microblog. Ela também relembra a trollagem mundial do #CalaBocaGalvão; as campanhas políticas de Obama e Dilma ou até mesmo ajuda a entender o porque que perfis fakes de celebridades, como o do @josoares, continuam em crescimento, mesmo que ele não tenha postado nada há dois anos. 

“Um passarinho me contou” é obrigatório para quem já é usuário do Twitter desde o início ou para aqueles que o descobriram a rede social a pouco tempo, pelo fato de reunir dicas preciosas que, muitas vezes, acabam sendo perdidas no decorrer do tempo. Podemos encará-lo também como um registro histórico e antropológico de uma geração conectada e que já passou a ver que as redes sociais com outros olhos: mostrando os hábitos dos internautas e uma nova modalidade de negócio/profissão em expansão, que é o gerenciador de redes sociais. No mais, a obra coleciona vários episódios curiosos que ajudam a construir, diariamente, a história de amor do brasileiro pelo site do passarinho azul. Vale a pena conferir!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Gosto muito do trabalho da Rosana. Foi por causa dela que aprendi o pouco que sei do Twitter. Fiquei com vontade de ler o livro...deve ser muito legal. Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Wander,

    Muito legal o post sobre o twitter e as redes sociais. Aliás, o blog como um todo tem uma iniciativa muito interessante e discute sobre diversos assuntos.

    Gostaria de divulgar um blog lançado recentemente e que achei muito Legal e interessante, justamente pela abordagem dele, que discute os relacionamentos virtuais.
    Com esse boom nas redes sociais, cada vez mais as pessoas estão se relacionando virtualmente, seja por uma rede social como o facebook, seja por sites especializados nesses tipos de encontro e relacionamento.

    Gostei da proposta da autora do blog, que é socióloga e se inscreveu e participou desses sites durante dois anos, e o resultado e as experiências obtidas são relatadas no blog, por meio de dicas, conselhos e histórias.

    Dê uma olhada lá, inclusive ela tem também o twitter e facebook.

    o link do blog é: http://pergunteparaacris.wordpress.com/

    Obrigada, Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Se o livro for tudo isso que vc escrevei na resenha, eu vou comprar o mais rápido possível. Me interesso muito sobre redes sociais e morro de vontade de um dia viver só de gerenciar uma. Parabéns a Rosana pela ideia do livro. Gostei do título! Abraço

    ResponderExcluir