Obituário - Amy Winehouse morre aos 27 anos

julho 23, 2011



Dona de uma voz singular e um som que lembra o das cantoras do soul norte-americano da década de 1960, a cantora Amy Winehouse, 27 anos, faleceu no início da tarde deste sábado (23/07), em Londres (UK). Segundo um porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres, a artista foi encontrada dentro de um flat, no bairro de Camden Town, no norte da cidade. O motivo da morte ainda não foi esclarecido, até o fechamento deste post.


"A polícia foi chamada pelo serviço de emergência de Londres para o endereço [na Camden Square] pouco depois das 16h05 de hoje [horário local], sábado, 23 de julho, seguindo relatos de que uma mulher foi achada desacordada. As investigações sobre as circunstâncias da morte continuam. Neste estágio inicial, as investigações estão sendo tratada como não esclarecida", diz a nota divulgada pelas autoridades londrina.

Veja também:


 
Polêmica, Winehouse possuía um histórico conturbado de envolvimento com álcool e uso de drogas. Ela havia recorrido inúmeras vezes a reabilitação – seja por overdose ou internação voluntária, mas não conseguia se livrar da dependência química. Em 2008, ela declarou ter sido diagnosticada com enfisema pulmonar e lutava para o tratamento da doença.

Em maio deste ano, Amy Winehouse voltou a se internar, por uma semana, na clínica Priory, em Londres, para uma nova tentativa de reabilitação. A internação tinha como objetivo deixá-la em condições de enfrentar uma turnê pela Europa. No entanto, a turnê foi cancelada depois que a cantora foi vaiada ao se apresentar embriagada em Belgrado, na Sérvia. Um dos seus principais hits, "Rehab", falava sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação. Amy era dona de vários hits, como "Tears Dry On Their Own", "You Know I'm No Good"; "Valerie", entre outros.

Winehouse já havia se apresentado no Brasil em janeiro deste ano, com shows em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Ela foi aclamada pela crítica aos 20 anos com o lançamento do primeiro álbum, "Frank". Em 2006, com o álbum "Back to black",  a artista ganhou visibilidade em todo o mundo, alcançando cinco prêmios Grammy. Antes de falecer, ela preparava um novo álbum com músicas inéditas, que provavelmente será lançado até o fim do ano como álbum póstumo.


Despedida



Fiquei sabendo da morte da Amy Winehouse, no início da tarde, pelo Twitter. Vários internautas começaram a replicar o acontecido até que a minha irmã me gritou da sala, dizendo que a Globo abriu um Plantão. Confesso que depois da morte do Amim Khader, toda vez que leio em rede social sobre a morte de alguma personalidade, só acredito se tiver laudo médico, mesmo se for a BBC e a Reuters divulgando.


Infelizmente, nas redes sociais, os internautas adoram uma trollagem. Se formos contar quantos artistas já morreram por conta de uma "brincadeira", teria uma apresentadora de TV que teria pauta a semana inteira. Sim, você sabe de quem estou falando. Me mantive cético até que, finalmente, quando as autoridades londrinas se pronunciaram, acreditei na morte da Amy e pensei em escrever um post no @cafecnoticias, como uma forma de homenagear essa grande artista que não era só de Londres, mas sim do mundo. Sabe, sempre gostei do som de Amy Winehouse. Achava a música dela um barato, principalmente o figurino pin-up (pinape). 


Infelizmente, assim como grandes ídolos da música, Amy lutava contra a dependência química. Dava uma tristeza ver na mídias fotos dela magra e doente. Como admirador, sentia falta da saúde dela, pois nem mesmo a voz já era a mesma. Quem não se lembra do personagem escrachado de Winehouse, no programa Pânico na TV, da RedeTV!, que criou uma Amy barraqueira, que espumava de raiva quando contrariada e que não levava desaforo para casa? A sátira, mesmo exagerada, não deixa de ser uma homenagem irreverente a essa grande artista que se foi, mas que deixa como legado a sua arte musical para a eternidade. Que Amy Winehouse descanse em PAZ! A voz dela vai fazer falta...






- Atualizado, às 19h30.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. A perda de um grande talento é sempre muito triste. No entanto este acontecimento nos encontra aqui na Noruega durante um período muito tumultuado e creio que não haverá um marco ou memorial para ela. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Gostava muito das músicas da Amy. Tinha várias no meu celular....a voz dela era muito boa. Pena que as drogas e o alcoolismo permitiram que essa grande artista corrompesse a própria saúde. Adorei o desenho da Winehouse no início do post. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão...hoje em dia é muito complicado acreditar em qualquer coisa que se publica nas redes sociais. A morte do Amim foi um exemplo disso....na hora que soube da morte da Amy pensei logo nisso...depois encontram ela no fim da tarde num pub londrino...rs...já pensou ia ser a trollagem do ano...kkkkkk....também gostava do som da Amy....ela vai fazer falta.

    ResponderExcluir
  4. A morte de Amy era questão de tempo. Devivo ao abusivo consumo de drogas e álcool tava na cara que uma hora isso iria ocorrer. Uma pena, pois ela tinha um grande talento. Abraços.

    ResponderExcluir