Estação da Luz, Parque da Luz e Pinacoteca em São Paulo

julho 01, 2011



São Paulo é uma cidade agitada. Talvez por ser turista e ter uma rotina diária movimentada, tenho a impressão que capital paulista nunca pára. Acho isso um barato! Porém, por conta dessa agitação toda, estou com alguns posts atrasados. 

São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e, na maioria das vezes, no mesmo dia. Mas, com esse post, quero me retratar com você leitor que está acompanhando o diário de viagem e estranhou que não dei às caras por aqui. Não se preocupe: estou de volta e ainda hoje vou tentando atualizar as coisas que passei em Sampa.

Na terça-feira (29/06), visitei a Estação da Luz, Parque da Luz e Pinacoteca em São Paulo. Até agora, foram os lugares mais bonitos que já visitei. Na Estação da Luz encontra-se o Museu da Língua Portuguesa. Um prédio no estilo inglês maravilhoso! Me senti na Europa...rs....brincadeira. A arquitetura do prédio é sensacional....de você ficar gastar um tempinho olhando para cima e bater palma para a obra de arte histórica exposta na cidade.

Depois do momento de contemplação com o prédio da Estação Luz, é hora de entrar no Museu da Língua Portuguesa. O ingresso, no dia que fui, estava com o preço de R$ 6 – para estudantes e universitários, paga-se meia-entrada. O Museu também é uma obra de arte à parte, pois valoriza a palavra e a cultura que há por detrás do idioma. 

O espaço valoriza o poder transformador da língua, as suas transformações ao longo da história da humanidade, seja por vídeo, imagens e uma interação lúdica entre tecnologia e sensibilidade artística! Ida obrigatória em São Paulo. Saindo do Museu, do outro lado da rua, está a Pinacoteca de São Paulo e o Parque da Luz.

O Parque tem um dos jardins mais lindos que já vi na cidade. Pena que, após sair de lá, descobri que o parque está próximo à cracolândia e tem um índice de violência alto. Fiquei assustado, porque o local é lindo. Creio que a administração pública deveria repensar sobre isso, pois o local é simplesmente maravilhoso!


Coladinho com o parque, está a Pinacoteca de São Paulo. Sou fã de esculturas e telas....creio que é uma das manifestações artísticas mais interessantes, pois retrata hábitos culturais da sociedade e, principalmente, desabafos sociais. 


A Pinacoteca estava com uma exposição muito bonita de obras geométricas, trabalhando dimensão e cores, além de quadros históricos como o da Tarcília do Amaral e Di Cavalcanti. Sai de lá com a alma lavada por poder ver tanta coisa bonita numa única tarde! São Paulo é, realmente, encantadora.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitterassine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Sabe que adoro ler essas suas impressões sobre SP? (e mais uma vez, você veio aqui e eu não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente). Gosto de ler porque um turista sempre tem percepções que quem mora aqui às vezes nem se dá conta.

    O Parque da Luz é o mais antigo da cidade, fundado em 1798 como Jardim Botânico. Foi reinaugurado em 1825 como Jardim da Luz. Infelizmente, dos anos 1950 para cá, toda aquela região passou por uma degradação, que é tudo isso aí que você viu. Felizmente, de uns 10 anos para cá, a prefeitura tem se empenhado em revitalizar aquela região, mas, ainda tem muito o que fazer.

    A Estação da Luz e a Pinacoteca também são bacanas e são um dos poucos marcos históricos preservados da cidade.

    Só tem um lugar que São Paulo pára: no trânsito...rsrsrs Sinceramente, é o que eu mais odeio aqui é o trânsito caótico e emperrado de todos os dias.

    Abçs!!!

    Danilo Moreira
    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É por estas e outras que quero mudar para Sampa. A cidadee um show de arte e cultura!

    ResponderExcluir