Vendaval seguido de tempestade atinge Belo Horizonte e provoca vários estragos

junho 10, 2011


Sim, a notícia é velha. Principalmente, para quem é de Belo Horizonte. Mas, como cidadão e jornalista, não poderia deixar de relatar as minhas impressões a respeito do vendaval seguido de tempestade que atingiu a capital mineira nesta quinta-feira (09/06), por volta das 18h. Além de BH, outras cidades foram atingidas: Mateus Leme, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Betim, Contagem, Esmeraldas e Igarapé. Foi impressionante!

Em questão de minutos, o início de uma noite estrelada de inverno virou uma rajada de vento tão forte que foi arrastando poeira, lixos, quebrando galhos de árvores, destruindo telhado de casas e deixando mais de 300 mil pessoas sem energia elétrica até depois do meio-dia do dia seguinte. E, no exato momento que publiquei esse post, tem pessoas que ainda estão sem energia elétrica por causa desse fenômeno meteorológico nunca visto na Grande BH...confesso que não me lembro de nada parecido!

Tem gente que diz que não existe vendaval no Brasil. Existe, sim. E é a coisa mais impressionante do mundo. Difícil de descrever em palavras a força do vento forte seguido de chuva! O vento é tão intenso que parece que vai te carregar, sem brincadeira. Nesta quinta-feira (09/06), após um dia de trabalho, voltava para casa de ônibus, quando de repente, o vendaval começou de uma hora para outra.

Foi um vento tão forte e com tanta poeira que o motorista teve que parar o ônibus na rua porque ele não conseguia ver o que estava passando na frente dele. Ao descer do ônibus, em direção a minha casa, ouvia pessoas gritando na rua. Telhas voando. E muito lixo e poeira sendo arremessados ao esmo por conta do vento. Após a ventania, veio a tempestade. Com o bairro todo escuro e um vento tão forte que te empurrava para trás, me senti em um daqueles filmes hollywoodianos sobre o “fim do mundo”. Coisa apavorante!

De acordo com o @jornaldaalterosa, o vendaval seguido de tempestade atingiu não só Belo Horizonte, mas toda a Região Metropolitana. “Houve rajadas de vento que chegaram a 72 km/h a 95 km/h, o que é bastante incomum para o outono. A chuva dessa quinta-feira (09/06), na Grande BH, foi a quantidade esperada para todo o mês de junho. Ela foi provocada por uma frente fria, observada pelos meteorologistas, mas imprevista. Aliás, nessa época, é pouco comum chover tanto por essas bandas e ainda mais com raios, vendaval e granizo. Junho é o mês mais seco do ano”, informa uma notícia publicada no site da emissora. Abaixo, confira a reportagem:




No meu bairro, a energia elétrica só voltou depois das 14h. Como havia combinado de realizar meu trabalho em casa (antes mesmo dessa tempestade), muita coisa ficou atrasada, e outras consegui resolver no período da tarde. Foi uma loucura! Hoje de manhã, ao comprar pão, muitas padarias e mercearias estavam impedidas de produzir pão ou perderam produtos por conta da energia elétrica.

Na região que moro, às 08h da manhã, já não tinha mais vela para comprar e algumas pessoas, mais desesperadas, começavam a planejar como é que seria passar o final de semana sem luz. Me senti em um filme.....deve ser desesperador passar por essas experiências de desastre natural....e olha que aqui não foi nada de muito grave.....não houve feridos, nem mortos, mas muito prejuízo material, principalmente para janelas, telhados das residências e muito lixo (galhas e folhas de árvores) nas ruas. À tarde, quando a luz voltou, ficamos mais tranqüilos e aliviados. Se o mundo não acabou, o vendaval de ontem foi uma season premiere nada agradável. Afinal, a mãe natureza sabe ser dura quando quer. Cheguei a conclusão que não estamos preparados para esse tipo de adversidade. O que fazer?




Fotos: O Tempo




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Olá,Wander!

    Divido a mesma opinião que você: "não estamos preparados para este tipo de adversidade".

    E mais,com a aproximação da copa do mundo e a possibilidade de BH sediar a abertura,imagine o tamanho da vergonha. Se a cemig não consegue dar conta das interpéries( eu também fiquei sem luz),como será em tempos de multidões de turistas em BH?

    Vale refletir.

    Abs e ótimo fds de namorados!

    ResponderExcluir
  2. Wander querido, confesso que também não sei o que fazer? Culpa do homem? Das autoridades? Da natureza? Quando acontece algo assim só peço a Deus para que as vidas, ao máximo, sejam preservadas, e que as autoridades (e as pessoas) possam ajudar os que precisam ser amparados. Muito interessante o seu post, parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Também não sei o que fazer....mas acho que a empresa de energia elétrica tinha que ter um plano de emergência para resolver essas adversidades de modo mais ágil.

    ResponderExcluir
  4. Também peguei a chuva de ontem e me senti em um filme....a força do vento foi impressionante....a sensação é mesmo de filme....eu fiquei apavorada dentro do carro um tempão. Mas ainda bem que consegui chegar em casa. No meu bairro a luz voltou no mesmo dia...ainda bem. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. O vendaval foi uma coisa de louco....nunca vi nada assim aqui em BH. Mas, o mais impressionante é a Cemig não ter nenhum plano para esse tipo de emergência. Fiquei sem luz um tempão, sem internet...e tenho conhecidos que estão sem água em casa também. O vendaval não fez vítimas fatais, mas deixou muitos estragos....a avenida principal do meu bairro parecia que tinha sido jogado uma bomba...árvore pra tudo que é lado. Acho que não estamos preparados para este tipo de adversidade.

    ResponderExcluir
  6. Nem fale.... aqui no Rio foi um horror. Eu fiquei mais de 24 horas sem luz.... beijos

    ResponderExcluir