Ponto de Vista – Datena volta para a Record e emissora investe pesado no mundo cão

junho 20, 2011


Apesar de tentar camuflar ao máximo – e se dizendo uma TV de Primeira (?), de alguns anos para cá, a Rede Record voltou a apostar novamente no noticiário “mundo cão”, aquele baseado em tragédia, crimes, desgraça e denúncia. É aquele formato que atrai audiência, mas que afasta o telespectador que gosta de ver (outro tipo) conteúdo. 

Em 2005, com o intuito de dar um novo gás à programação, a Record quis eliminar da grade tudo que era popularesco e imprimir um padrão de qualidade. Não deu certo! Tentaram imitar a Globo, mas o tiro saiu pela culatra. Aos poucos, a Record foi construindo a sua própria linha editorial e se viu com os dois pés (bem fundos) no mundo policial, principalmente na programação local. Essa semana, com a contratação de José Luiz Datena, a Record escancarou de vez: o mundo cão está de volta a todo vapor!

É sabido entre os jornalistas que a editoria policial sempre deu muito mais audiência do que qualquer outra. Isso é fato! Apesar de sabermos que a TV aberta está de olho na nova Classe C, a volta de um dos noticiários policiais mais polêmicos das tardes da televisão nos faz ver que a Record quer ir pelo caminho mais fácil e contratou o profissional que se tornou referência, quando pensando em um âncora desse tipo de telejornal. Datena é uma figuraça! Acredito que ele só de falar qualquer coisa no ar já atraia audiência pelo seu jeito sincero e escrachado. Mas, o que me assusta, é o rumo que a TV aberta está tomando. Nada se cria, tudo se recicla ou compra de produtoras estrangeiras. Complicado!

Menos de uma semana de rompimento de contrato com a Band, Datena estréia nesta segunda-feira,  de 17h às 19h, o novo Cidade Alerta, na Rede Record. A idéia é alavancar a programação vespertina e, principalmente, a média do início da grade noturna. Há quem diga, dentro da emissora, que provavelmente Rebeldes deve mudar de horário, indo para faixa das 20h, para que Datena entregue o horário para o Jornal da Record, com uma média muito melhor, às 19h. Há ainda, outro grupo, que defende que a novela seja exibida no meio do Cidade Alerta para segurar a audiência e não haver choque entre os dois públicos. Pode ser que isso não aconteça e que a novela continue no horário habitual, mas enfim....como a programação da Record é uma caixinha de surpresa tudo pode acontecer. Só segunda-feira feira (20/06) teremos a resposta!

De acordo com fontes de dentro da própria Record, o telejornal policial já estava com a produção montada há pelo menos dois meses e, caso os bispos não conseguissem tirar Datena da Band, o noticiário iria estrear de qualquer jeito com Marcelo Rezende. Outro detalhe que aumentou ainda mais as especulações da volta de Datena à Barra Funda foi o fato do Comandante Hamilton – parceiro do apresentador em captura de imagens aéreas, ser contratado um pouco antes. Com um carga de trabalho pesada no rádio e na TV, Datena já sinaliza algum tempo estar insatisfeito com a Band, principalmente pelos rumos que o canal está tomando.

Mas, o que mais pesou para a escolha de Datena foi o fato da Record perdoar uma dívida que ele tinha com a emissora, em torno de R$ 20 milhões, por conta de uma quebra de contrato há oito anos atrás. Com contrato de cinco anos, especula-se que o salário do apresentador será por volta de R$ 500 mil, metade o que ele ganhava na Band. Será? No entanto, a novidade mesmo do novo Cidade Alerta é a transmissão simultânea no Portal R7, ao vivo, onde o público poderá interagir com o apresentador, seja enviando vídeos, fotos, denúncias, recados, além de poder conferir o Blog do Datena, no portal, a partir do dia 20. Jornalismo policial na web, quem diria....e você, vai assistir?




___________________________________________
*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Sabe Wander, não gosto desse tipo de programa que explora as desgraças da cidade. Nada contra o Datena em si, mas ao que ele se propõe a fazer como um todo...acho que a TV aberta perde muito com esse tipo de atração.

    ResponderExcluir
  2. Eu vou dizer o que é isso, A Record, está tentando encobrir seu apoio maciço a este sistema e a esse governo petista, tentando encobrir a covardia dos bispos da Universal no caso PL 122 e Kit Gay, A Universal tem medo de perder a conceção, agora puxam o saco do governo, esses programas mundo cão servem para disfarçar uma grande covardia e omissão, é uma pena se tentara calar a todo custo, a "voz profética" assim. Datena é um bom profissional, contudo apresentador de TV hoje é como jogador de futebol, tem amor ao dinheiro e não amor a "camisa".

    ResponderExcluir
  3. Sou contra este tipo de jornalismo. É muito apelativo e pouco informativo. O povão continua burro assistindo a isso, ao invés de ter algo mais produtivo. Enfim, só resta lamentar aos telespectadores da Record. Abraços.

    ResponderExcluir