Café Rapidinhas – Prêmio, credibilidade da imprensa e jornalismo investigativo

junho 23, 2011


Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:


Café Premiado: Até o dia 30 de junho, estão abertas as inscrições para o I Prêmio Estácio de Jornalismo, da Faculdade Estácio, que vai escolher os melhores trabalhos jornalísticos do país que tenham o Ensino Superior como tema central. Poderão participar reportagens de TV, rádio, jornal, revista e internet, veiculados pela primeira vez entre 1º de julho de 2010 e 31 de maio de 2011. As premiações variam de R$ 7 mil a R$ 10 mil para as reportagens vencedoras. Todas as informações sobre o prêmio, como o regulamento completo e ficha de inscrição, estão disponíveis neste site.

Café Credível: Um instituto de pesquisa alemão publicou um estudo apontando que a credibilidade de jornalistas é maior no Brasil do que no exterior. Segundo a pesquisa, os jornalistas detêm a confiança de 79% dos entrevistados e ocupam a 7ª posição em um ranking de 20 profissões e organizações. Outros profissionais brasileiros que aparecem na lista de credibilidade são os bombeiros – que lideram o ranking, seguido por publicitários, carteiros, professores, médicos e os profissionais do Exército. Em último lugar, tanto no Brasil, quanto no exterior, aparecem os políticos. Porque será, hein?

Café Investigativo: Com o intuito de contribuir ainda mais para que haja transparência política por meio do jornalismo, a brasileira Agência Pública fechou parceria com o WikiLeaks para a repercussão de documentos inéditos em forma de reportagem. Criada pelas jornalistas Marina Amaral, Natalia Viana e Tatiana Merlino que, juntas, têm seis prêmios Vladimir Herzog de Direitos Humanos, um prêmio Andifes de Jornalismo e um Prêmio Troféu Mulher Imprensa, a Pública trabalha de maneira independente e é voltada para produção de reportagens investigativas. “A partir da semana que vem, a @agencia_publica vai publicar reportagens exclusivas baseadas em documentos diplomáticos ainda inéditos obtidos pelo WikiLeaks”, explica Natalia. Confira mais detalhes no vídeo:


Café Policial: E por falar em investigação, um encontro entre jornalistas, acadêmicos e especialistas no 8° Fórum de Austin sobre Jornalismo nas Américas, realizado na Universidade do Texas (EUA), em setembro de 2010, resultou no livro "Cobertura do Tráfico de Drogas e do Crime Organizado na América Latina e no Caribe". A obra conta o clima de violência diária enfrentado pelos jornalistas, e traz reflexões sobre autocensura e questionamentos sobre como melhorar a cobertura do crime organizado. O livro pode ser baixado gratuitamente, em formato PDF, na biblioteca digital do Centro Knight, clique aqui.

Café Realidade: Nesta semana, o blog Desilusões Perdidas, do jornalista @duda_rangel, publicou um vídeo com o título: “Existem razões acreditar”. A ideia, inspirada em um comercial da Coca-Cola, foi mostrar as disparidades existem na profissão de jornalismo, desde salários monstruosos, falta de reconhecimento profissional e pouco tempo para a vida pessoal. Apesar do tom humorístico, o vídeo retrata um problema sério que o jornalismo brasileiro contemporâneo está vivendo: falta de identidade editorial, desrespeito e desvalorização profissional. Abaixo, assista o vídeo:








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Gostei dessa seção do blog....cheia de notinhas curtas e dicas importantes para os jornalistas. Vou baixar o livro....me interessei pelo tema. E a ideia da Pública é muito boa...sou fã do trabalho dessas moças. Quanto ao vídeo, como você bem lembrou, apesar do tom humorístico, os jornalistas vivem isso de perto...hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Esse vídeo do Duda Rangel é um barato...rs....acho que temos que rir para não chorar, pq essa é a mais pura verdade, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Quero acompanhar de perto essas reportagens da Pública. Não conhecia o trabalho delas e fiquei bastante interessada....parece algo pioneiro no Brasil. Parabéns por divulgar essa iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempo que não tomava um cafezinho por aqui, cada vez o aroma e sabor esta melhor, um grande abraço Wander...fuiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  5. Você, a cada dia esta melhor, esta se tornando uma cafeteria daquelas(com + de 50 variedades), capaz de atender todos os gostos. Foi um prazer vir de novo tomar um café com você. Continue assim. Parabéns.

    ResponderExcluir