Reportagem Especial – Osama bin Laden morre em meio a mistério

maio 02, 2011



Parecia uma daquelas pegadinhas virais de internet. Mas, aparentemente, a notícia é verdadeira. Na noite deste 1º maio de maio, o terrorista mais procurado do mundo, Osama Bin Laden, morreu. Nas mídias sociais, posts no Twitter e no Facebook "anunciaram a morte de Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, quase 45 minutos antes do governo dos Estados Unidos confirmar a informação oficialmente", como bem lembrou Ana Estrela de Souza Pinto, no blog Novo em Folha.

De forma oficial, a notícia da morte de Bin Laden foi dada, por volta das 23h35 (horário de Washington), pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um pronunciamento feito na TV norte-americana e transmitido também em vários países do mundo. Segundo Obama, a operação de captura e morte do líder da Al Qaeda só teve êxito graças ao apoio do governo do Paquistão. Logo em seguida, blogs, sites e agências de notícias começaram a repercutir e apurar a informação com mais detalhes. 

No canal de notícias Globo News, por conta da velocidade de informações jogadas na rede, sem apuração precisa, foi mostrada uma montagem do suposto corpo de Bin Laden machucado, como se fosse verdadeira. Na verdade, a foto foi feita pelo site de humor 4chan. Durante todo dia 02 de maio, as hashtags Osama e #obl ocuparam as primeiras posições no Trending Topics do Twitter.

No Facebook, muitos internautas iniciaram debates acalorados dando como certa de que a morte de Bin Laden pode ser uma estratégia do governo dos Estados Unidos para auto-promoção e, portanto, não ter acontecido. De forma um tanto estranha (e mórbita), as primeiras imagens que chegaram era do povo norte-americano comemorando nas ruas a morte de Bin Laden como se fosse o fim do terrorismo no mundo.

Antes fosse: a morte do líder da Al Qaeda não significa, necessariamente, que os ataques terroristas no mundo acabaram. Quem dera! O receio é de que um atentado de vingança já está sendo arquitetado. Prova disso é o próprio governo americano soltou um comunicado cauteloso em relação a possíveis novos ataques. "O departamento de Estado americano alerta aos cidadãos americanos em viagem e residindo no exterior para o potencial aumento da violência antiamericana dado as recentes atividades contraterroristas no Paquistão", afirma o documento.

Veja também:



Sem imagens da captura de Bin Laden e da cerimônia fúnebre islâmica que culminou no lançamento do corpo dele ao mar, entre o público aumenta-se cada vez mais as teorias de que líder da Al Qaeda não morreu. Será? De forma bastante suspeita, o governo norte-americano insiste em não divulgar os detalhes e a forma de que essa cerimônia fúnebre foi feita, muito menos quem estava presente.

De acordo com informações da Folha.Com, “Bin Laden foi morto com um tiro de um dos cerca de 20 militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram, em três helicópteros, sua mansão de alta segurança em Abbottabad, cidade a cerca de 50 km da capital paquistanesa. A operação durou 40 minutos e, segundo as autoridades americanos deixou ainda um dos filhos de Bin Laden, uma mulher e dois homens mortos. Nenhum militar americano ficou ferido”.


Líder da Al Qaeda, Osama bin Laden era um dos homens mais procurados do mundo. Magro, alto, barbudo e com vestimentas típicas da cultura islâmica, Bin Laden se tornou símbolo de enfrentamento ao imperialismo norte-americano e do terrorismo. De aliado da CIA (Agência de Inteligência Norte-americana) na década de 1970, ele passou a ser o principal alvo depois de ser um dos incentivadores de diversos ataques terroristas, como o de 11 de setembro nas Torres Gêmeas, em 2001, nos Estados Unidos, e o ataque contra as embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia, no continente africano, no dia 7 de agosto de 1998, que causou 224 mortos e milhares de feridos.

Em 1999, Bin Laden foi incluído na lista do FBI entre as dez pessoas mais procuradas do mundo. Filho de um rico empresário da área da construção civil e com mais de 50 irmãos, estima-se que a fortuna familiar esteja em torno US$ 250 milhões. Mas, nem todos os membros da família de Bin Laden, apoiaram Osama. Um dos 12 filhos dele, Omar bin Laden, renegou a sina do pai terrorista e se tornou um pacifista a favor dos direitos humanos. Omar chegou a ser escolhido para um dia assumir o lugar do pai na Al Qaeda. No programa Globo News Documento, ele fala sobre os ataques de 11 de setembro, a relação com o pai e os atuais conflitos no mundo árabe. Veja o vídeo:




Alerta

A morte de Osama bin Laden está rendendo manchetes e gerando milhares de pesquisas na web em todo o mundo. Entre os resultados de pesquisas encontrados, há alguns que, possivelmente, podem infectar o seu computador e comprometer a segurança dele. Por isso, todo cuidado é pouco: em algumas horas, várias notícias falsas foram criadas e passaram a fazer parte das pesquisas feitas pelos internautas.

Consultada, a empresa especializada em segurança digital BitDefender recomenda evitar o acesso de sites oriundos de provedores gratuitos suspeitos com o final co.cc. O alerta também fala para o internauta dar preferência à sites e blogs conhecidos ou bem recomendados para evitar a contaminação do computador. "Geralmente, este tipo de site são otimizadas para a procura de palavras-chave como morte de Osama bin Laden. Se você navegar e encontrar um site assim, evite baixar qualquer tipo de arquivo. O cuidado também serve para newsletters e email de desconhecidos", diz a BitDefender.



- Atualizado às 20h40, no dia 02/05/2011.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.












Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Para falar a verdade, engrosso o coro dos que estão com o pé atrás com essa notícia da morte Bin Laden. Um cara armado até os dentes e super protegido morrer assim, do nada e ninguém ver o corpo e nem filmar....isso é muito estranho. Tenho medo de que a morte dele incentive ainda mais os terroristas e colocá-lo como mártir da luta contra os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  2. Então Assim uma forma para os EUAS, comemorar a morte, porem pelo decorrer do tempo pode aver ataques como forma de revidar o acontecimento do homem procurado a cerca de 10 anos !

    ResponderExcluir
  3. Wander, excelente Matéria!
    Passei o dia quase todo offline e não pude acompanhar muito as notícias. Seu artigo é bastante detalhado e esclarecedor.

    Concordo com o que você disse no Twitter. "Quando será que teremos PAZ?". Acho que essa pergunta é meio difícil de responder no momento.

    Parabéns pelo post e obrigado por sempre nos informar com conteúdo de tão alta qualidade.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. @Rafael: Também custei para acreditar na morte do Bin Laden. Ainda mais nos dias de hj, como não divulgar imagens que seriam extremamente importantes para confirmar a história?

    @Matheus: Sim, provavelmente, haverá um contra-ataque. E assim a guerra nunca deixará a PAZ reinar.

    @Laurentino: Agradeço as palavras, Laurentino. Fico contente em saber que por meio deste post vc pode ficar informado sobre a morte do Bin Laden. Abraço e obrigado pelo apoio! :)

    ResponderExcluir
  5. Wander, eu tenho um certo receio em dizer que ele está morto.
    Quando Saddam Hussein foi capturado, não houve mortes, mas um julgamento "justo". Mostraram as imagens dele, mostraram as cenas do cumprimento da pena. Entendeu onde quero chegar?

    Se eu fosse o chefe de estado e de governo, como é o Obama, teria o maior prazer em exibir a minha conquista. Mostrar que eu fui capaz de prender o homem mais procurado do mundo, e que serei benevolente, dando um julgamento justo pra ele. Assim como foi o caso do Saddam Hussein.

    Muitos mistérios envolvem essa notícia, principalmente pelo fato de não ter sido um comunicado oficial, mas uma notícia que se alastrou pela internet. Até parece que eles precisaram de um tempo pra "montar" todo o esquema, aproveitando a onda gerada.

    Forte Abraço
    PS: Sim, sou favorável à Teoria da Conspiração.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de ouvir esta notícia mas também estou com uma pulga atrás da orelha porque não acredito muito nessa história de que o homem mais procurado do mundo e líder da Al Quaida seja morto assim do nada e outra, o cara passou uns 10 anos ou mais se escondendo do satelite "global" que os E.U.A possui pra fazer o mapeamento das áreas e como o cara já foi da CIA acho que nessa manssão dele devria ter pelomenos um rastreador que avisasse se algo estivesse se aprocimando.Bom cara gostei muito desse blog eu sou novatto nele mais apartir de agora vou começar a acompanha.Vlw

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado me ajudou muito a passa de ano

    ResponderExcluir