Manutenção deixa Blogger fora do ar por mais de 20 horas

maio 13, 2011




Milhares de blogueiros tomaram um susto na noite dessa quinta-feira (12/05). É que o Blogger, da empresa Google, ficou 20 horas e meia fora do ar, devido a uma manutenção da plataforma. Com isso, todos os blogs abrigados no serviço Blogger/Blogspot ficaram impossibilitados de serem acessados pelo painel de controle (do administrador do blog) e de se publicar um comentário (pelo leitor do blog). Além disso, os blogs ficaram disponíveis apenas para leitura e todos os posts e comentários de quinta-feira (12/05) foram temporariamente apagados.

“Nós estamos fazendo progressos e esperamos que o serviço volte ao normal logo. O Blogger continuará em modo de leitura até que os trabalhos estejam completos. Desculpem-nos o transtorno”, informou a empresa via Twitter. Logo em seguida, outro tweet deu mais detalhes sobre o ocorrido. “Como resultado, os posts e comentários de todos os usuários feitos depois das 7h37 da manhã no horário da Califórnia, em 11 de maio de 2011, foram removidos”.

Com isso, vários internautas ficaram revoltados com a demora na manutenção que culminou na exclusão de posts e comentários que foram feitos neste período. Pelo Twitter, foi possível observar comentários de alguns blogueiros que notaram o problema já havia aparecido há algumas semanas antes e, principalmente, no dia 11 de maio, alguns internautas não conseguiram postar um novo artigo em seus blogs.

"Que dia frustrante. Nós pedimos desculpas por você não ter podido publicar no Blogger nas últimas 20,5 horas. Estamos praticamente de volta ao normal - você pode voltar a publicar, e nas próximas horas os posts e comentários que foram removidos temporariamente devem ser restaurados", escreveu o gerente Eddie Kessler, no blog oficial do serviço.

Segundo o post no blog oficial do Blogger, a manutenção programada para a noite de quarta-feira (11/05) corrompeu dados, o que impactou o comportamento da plataforma. As falhas mais comuns enfrentadas pelos usuários foram o desaparecimento de posts, instabilidade e mensagens de erro. Para resolver o problema, o Google teve que restaurar o conteúdo e tirar o site do ar no dia seguinte para resolver o problema internamente. Apenas na tarde desta sexta-feira (13/05) é que o Blogger voltou ao normal.

Por ser parceiro do Blogger e acreditar no potencial da plataforma, o Café com Notícias pede desculpas aos leitores que tentaram acessar o blog durante este período de manutenção. Agora voltamos aos trabalhos normais! Bom café e boa leitura!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Isso explica o fato de não conseguir acessar o blog, nem de comentar em outros blogs que gosto de ler. Valeu por tratar o tema...não vi em nenhum outro lugar.

    ResponderExcluir
  2. Essa manutenção do Blogger também, hein....nunca tinha visto ficar tanto tempo assim? O pior foi ter apagado os posts....que sacanagem....o que deve ter te blogueiro puto por aí...rs.....ainda bem que tudo voltou ao normal.

    ResponderExcluir
  3. Só agora que entendi o que realmente aconteceu com o Blogger...no Twitter cada um falava uma coisa...vi que iam desativar as contas e fazer tudo pago....olha só....ainda bem que o serviço continua gratuito e funcionando.

    ResponderExcluir
  4. Não foi fácil ficar sem o blog mas ainda bem q td voltou ao normal, será q isso vai acontecer de novo? Tomara q não.
    Beijosss.

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que fiquei preocupado quando ocorreu esses problemas, pois meu blog tem 2 meses, 50 postagens e 160.000 visitas, todo meu trabalho iria ser jogado fora, pois eu não costumo fazer Backup do conteúdo, graças a Deus o Blogger voltou ao normal, um alívio para mim e para todos os usuários da plataforma, pois o problema foi Geral, mas enfim está resolvido.
    (Quem quiser, visite meu blog que está no meu perfil.)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Também apanhei um susto, mas horas mais tarde vim a saber que a google estava a fazer a manutenção, ainda bem que tudo não passou disso.

    ResponderExcluir
  7. Bá, muitos blogueiros perderam dinheiro e surgiram muitos medos com essa notícia, com certeza! Eu também perto meio dia entrei em um blog, e vi o problema! Mas que bom que foi resolvido e com grande competência, pois realmente foi no tempo determinado pela google.
    abraço!

    ResponderExcluir