JR News - Novo telejornal de Heródoto Barbeiro tem proposta interessante, mas ainda precisa se encontrar

maio 24, 2011



Um timaço de colunistas e uma proposta inovadora de se transmitir um telejornal ao vivo, tanto pela TV, quanto pela internet. Foi assim que nasceu o Jornal da Record News (JR News), exibido às 21h, na Record News. Apresentado pelo experiente jornalista Heródoto Barbeiro e a bela Thalita Oliveira, o primeiro noticiário transmídia da TV aberta brasileira estreou em meio a um nítido nervosismo do seu âncora principal em uma espontaneidade carismática da sua co-apresentadora.

Nas redes sociais, o novo noticiário do canal de notícias da Rede Record teve uma repercussão gigantesca, principalmente no Twitter e no Facebook. No Twitter, a hashtag Heródoto Barbeiro ficou entre os dez assuntos mais comentados, durante toda exibição do #JRNews. Já no Facebook, pela página de fãs do telejornal, foi possível acompanhar inúmeras manifestações de elogio e crítica dos internautas. Segundo dados consolidados do Ibope, o JR News alcançou 0,6 pontos com pico de 1 ponto - ou seja, não alterou a audiência do canal que ainda patina na 7ª colocação geral na TV aberta.  

Sou fã do trabalho do Heródoto há anos. Acompanho os livros, os artigos e gostava de ouvi-lo como âncora na Rádio CBN. Nesta segunda-feira (23/05), ao acompanhar a estreia dele na Record News e comentar o noticiário em tempo real pelo Twitter pude perceber o quanto amo o telejornalismo, e o quanto estava sentido falta dessa vertente da profissão de jornalismo – apesar de atualmente também estar envolvido em um projeto transmídia. Mas, o telejornal hardnews tem outro sabor, que vez ou outra ainda me toca, apesar de também amar trabalhar com o jornalismo online.

Respeito demais o trabalho do Heródoto e dos demais profissionais envolvidos. E torço, sinceramente, que o telejornal ganhe prumo e vire referência na TV aberta. Por isso, as impressões que seguem abaixo, no decorrer desse post não são de ataque pessoal, nem frustração. São apontamentos de um profissional que ama telejornalismo e que ficou surpreso com o potencial que a Record News tem nas mãos para fazer o @JornalRecNews acontecer. Então, vamos aos trabalhos:

• Já falei isso aqui no @cafecnoticias e vez ou outra repito nas redes sociais. Sou contra ao modelo atual de TV Paga no Brasil que OBRIGA o telespectador/consumidor a comprar pacotes de canais que ele jamais terá tempo de conferir em um único dia. O ideal seria dar a opção de escolha de quais e quantos canais quer assistir. Mas tudo bem! Enquanto isso não chega, acho louvável a Rede Record denunciar esse boicote à Record News feita pela NET e SKY. Se o público está pagando por um serviço ele também não deveria ter o direito de escolher o que quer assistir?

• O JR News foi anunciado ao público e imprensa da seguinte maneira: vai ao ar de segunda a sexta, das 21h às 22h e terá transmissão direta no R7, onde vai durar meia hora mais: começa 15 minutos antes, às 20h45, e termina 15 minutos depois, às 22h15, com os bastidores da notícia. Por conta da estreia, isso não aconteceu. Aliás, aconteceu mas esse tempo foi suprimido um pouco. Faltando cinco minutos para o noticiário entrar no ar pela TV é que foi divulgado o link onde se poderia assistir o noticiário online. Outro equívoco editorial foi o próprio @portalR7 não colocar um destaque na home do portal falando da transmissão do noticiário, algo que ao meu ver era inédito no telejornalismo brasileiro e renderia um destaque amplo na home. Infelizmente não foi feito nada disso! O internauta que não procurasse o site da Record News ou as redes sociais ficaria sem ver a estreia do jornal.


• O primeiro bloco do JR News foi muito grande e cansativo. Logo na estreia, eles optaram por colocar VTs (vídeo das matérias/reportagens) institucionais falando da atração. Particularmente, optaria por colocar essa “parte institucional” – que fala de como nasceu o noticiário no fim do bloco e, em seguida, entraria os comerciais. Porque faria isso? O JR News já foi apresentado à exaustão. Quem está ali já sabe o que é o jornal. O VT institucional seria mais para homenagear a equipe e agradecer o público que está acompanhando. Algo simples e sutil!

• Heródoto Barbeiro estava bem "travadão" no primeiro JR News. Claro, era uma estreia! Pressão e vontade de dar certo! Até aí tudo bem....mas parecia outro Heródoto, isso parecia. Torço para que ele saia desse tom formal e cisudo e volte a ser aquele Heródoto mais leve da CBN. Teve hora que achei ele bem preso ao script, outras ele queria passar informalidade mudando a ordem das pautas, o que atrapalhou (e deve ter desesperado) toda equipe. Até brinquei no Twitter que ia fazer uma campanha: #SeJogaHeródoto. Mas ele “vai se jogar” com o tempo...o próprio admitiu isso durante o noticiário. Tempo ao tempo....

• Enquanto Heródoto estava travadão, Thalita Oliveira deu um show de segurança e desenvoltura. Falou com naturalidade, segurança e carisma. Muito acertado a escolha dessa moça! Inclusive, sugiro que a Thalita faça a previsão do tempo no JR News. Creio que ela tem desenvoltura suficiente para acumular mais essa função, o que também poderia ajudar na busca da informalidade que tanto anseia o jornal.

• Por ser um jornal de análise e mais leve, seria bom também apostar em alguns takes com os apresentadores de pé, seja conversando com os correspondentes ou comentando as notas ou VTs.


• O roteiro/script final do telejornal precisa ser mais amarrado, informal e conversado. Ou seja, costurar os assuntos e mesclar a participação dos colunistas de uma forma mais sutil e, principalmente, com gancho daquilo que foi exibido anteriormente. Caso não dê, avise ao público que vai mudar de assunto...mas é importante é sempre deixar tudo costurado e com ganchos para que uma participação ou atração fique deslocada com o contexto geral do noticiário como aconteceu no final, com a participação do músico.


• Isso não é exclusividade do JR News e acontece com freqüência em outros inúmeros noticiários que se dizem “nacionais”. Há um excesso de pautas apenas de São Paulo! A impressão que fica é que Brasil está apenas na avenida Paulista. O Brasil é grande, uai! Existem outros lugares e outras notícias! No caso do JR News, porque não aproveitar nem que seja uma matéria das principais praças da Rede Record? Que tal valorizar a programação local?

• No mais é isso: torço, do fundo do coração, que o JR News dê certo e seja um marco na TV aberta. O projeto tem tudo para acontecer!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Adorei a sua análise do telejornal. Tem pontos que interessam muito, principalmente para quem é estudante de jornalismo como eu. Vou recomendar seu artigo pra todo mundo da faculdade.

    ResponderExcluir
  2. Não assisti o JR News pq na minha casa tem NET e não pega a Record News. Vou ver se assisto hj pela internet...fiquei curiosa. Sem dúvida alguma, vc fez uma bela análise profissional com pontos importantes. O que mais gosto do seu blog é isso: é amor e profissionalismo caminhando lado a lado.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do Jornal do Heródoto. Não sou jornalista, mas depois que li o seu artigo consegui ver tudo isso que vc falou.

    ResponderExcluir
  4. Também estou no time dos que acharam o Heródoto travadão...parecia outro cara....deve ser o nervosismo msm. Agora, aquela Thalita mandou benzaço. Excelente escolha!

    ResponderExcluir
  5. Não gosto da Record News....fiquei surpreso de ver um profissional como Heródoto nesse canal....o que as pessoas não fazem por um belo salário...afff.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante do que vi, especialmente a interatividade e a continuidade das pautas via internet. Na TV o tempo das reportagens é curto e poder explorar um pouquinho mais mesmo que para um público limitado é realmente muito bom pq de repente podem explorar a duvida de um internauta e o jornal só sai ganhando. E tem a vantagem de ser sem o sensacionalismo da Record aberta. Adorei! Pena que é no horário da novela, ou seja, nada é perfeito rs

    ResponderExcluir
  7. Gosto do Heródoto Barbeiro, e espero que a nova empreitada dê certo. Vamos aguardar e ver no que dá. Abraços.

    ResponderExcluir