Espaço Ilha da Cultura em Guaranésia leva o mundo dos livros à população

maio 11, 2011




Levar informação, literatura e promover a cultura para os moradores da cidade mineira de Guaranésia, localizada a 435 km de Belo Horizonte. Essa é a proposta do Espaço Ilha da Cultura, que completou, em fevereiro deste ano, dois anos de atividades. Desde o início do projeto, já foram emprestados, aproximadamente, 15 mil livros, com cerca de 400 emprestados todo mês à comunidade. Ainda, no local, é possível encontrar revistas e jornais que podem ser lidos gratuitamente.

Idealizado pelo publicitário, Leandro Augusto de Andrade, 25 anos, que atualmente mora em São Paulo, a Espaço Ilha da Cultura começou em 2007, quando Leandro tinha apenas 22 anos. Na época, por não haver nenhum espaço desse tipo na cidade, ele resolveu criar algo por conta própria e, para isso, mobilizou toda a cidade e região.

“A idéia de montar um espaço cultural e uma biblioteca no alto da cidade surgiu em 2005 quando percebi uma grande necessidade de investimentos por parte pública no setor cultural nos bairros Bom Jesus, Pássaro da Ilha, Renovações e adjacências na cidade de Guaranésia. Além disso, antes da Ilha da Cultura existia apenas a falta de acessibilidade a uma biblioteca. Então, tive a idéia de criar um Espaço de Inclusão Sociocultural, visando à inclusão social e cultural, através do acesso a informação, a leitura e a formação de leitores”, comenta Leandro.


Hoje, por morar em outro Estado, quem coordena o espaço cultural é a mãe de Leandro, Luzia Souza. “As pessoas sabem que ali elas têm muitos livros ao alcance das mãos, dos clássicos aos best-sellers; além de periódicos da cidade e uma assinatura de 12 revistas mensais entre elas, Brasileiros, Rolling Stone, Raça Brasil, e Caros Amigos. É um projeto que deu certo, uma idéia que deve ser replicada e que amplia o acesso à cultura de qualidade para a população”, diz Luzia.

Segundo Leandro Andrade, o Espaço Ilha da Cultura possui um custo mensal de R$ 400, que corresponde ao pagamento de água, energia elétrica e aluguel. No entanto, a Ilha da Cultura conta com as doações da comunidade para a compra de material para a biblioteca e a promoção de eventos e ações culturais para a comunidade. Ainda, o projeto possui uma empresa que faz uma doação mensal e conta com um carnê de doações onde qualquer pessoa pode ajudar mensalmente com a quantia que pode.

"O espaço é vivo e está contribuindo para a transformação das vidas por meio de uma aquisição cultural diferenciada que possibilita a superação das dificuldades. A princípio, o plano é obter mais apoiadores para além de continuar a manter o espaço funcionando, realizar mais ações de promoção do livro e da leitura e da cultura em geral como, apresentações, exposições, oficinas e palestras", explica Leandro.


Como todo projeto social, há muita dificuldade de captar recursos para pagar os gastos do espaço e não é diferente com a Ilha da Cultura. “Mesmo com a ajuda da comunidade, no momento a Ilha da Cultura ainda precisa de apoiadores e se caso alguma empresa ou pessoa quiser participar desse sonho é só entrar em contato comigo”, enfatiza Luzia.

Para ajudar a manter a Ilha da Cultura, basta entrar em contato pelos telefones (35) 8853-2355 / (35) 8867-2353 ou pelo site. O Espaço Ilha da Cultura e a Biblioteca Comunitária Profª. Martha Ribeiro Alves ficam na rua Alfredo de Carvalho, nº 185, no bairro Pássaro da Ilha, em Guaranésia, Minas Gerais.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Wander, parabéns pela matéria e por ajudar a promover a ideia do Espaço Ilha da Cultura. Pelo que vc contou é um projeto muito bacana e que ajuda a comunidade com informação e acesso as obras literárias. Iniciativa que merece o nosso aplauso. Abraço

    ResponderExcluir