Comida di Buteco 2011 – 12ª edição valoriza a culinária do norte de Minas Gerais

maio 17, 2011


Reunir os amigos numa mesa de bar, prosear à vontade e experimentar tira-gostos criativos e saborosos. Essa é a proposta do festival Comida di Buteco 2001, um evento gastronômico que existe há 12 anos em Belo Horizonte e que chegou a votação final dos pratos/bares participantes nesse domingo (15/05). A estimativa de público é de cerca de 800 mil pessoas por edição, com mais de 160 mil votos nos pratos participantes.


O tema deste ano é valorizar os pratos típicos da culinária do norte de Minas Gerais, tais como peixes do Rio São Francisco, carne de sol, requeijão escuro, manteiga de garrafa, feijão andu, seriguela, rapadura, pequi, entre outros, cujos ingredientes são muito parecidos com os da região nordeste. De acordo com os organizadores do festival, um prato participante não pode custar mais do que R$ 21,90.

Neste ano, o evento tem a participação de 41 bares da capital mineira e 15 de outras cidades, como Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia. Além disso, o evento acontece, simultaneamente, em nove cidades de outros Estados, como Belém, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Salvador e São José do Rio Preto.

Segundo os realizadores do concurso, as 15 cidades foram escolhidas pela sua "vocação botequeira" e a idéia é levar o festival para São Paulo no ano que vem. Clique aqui para ver uma reportagem em que a repórter Juliana Cunha, da Folha de S. Paulo, percorre os bares participantes em BH e descobre algumas histórias interessantes.

A Festa da Saideira, que marca o fim do Comida di Buteco 2001, e a divulgação do resultado do concurso, acontece nos dias 21 e 22 de maio. Na festa de encerramento, todos os bares concorrentes participam com barraquinhas de tira-gostos. A eleição do melhor tira-gosto é feita pela empresa de pesquisa Vox Populi, que também avalia o estabelecimento, fornecendo informações que podem ser usadas como consultoria do que pode ser melhorado no bar. 





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Ai que delícia.....huuuuuummmm...só de ver as fotos deu água na boca. A ideia desse evento é uma delícia!!! Parabéns a BH por promover esse tipo de gastronomia que deve trazer gente do país inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Nosss sinhora...bom de mais da conta, uai! Esse post me deixou com água na boca e um desejo absurdo de comer esses tira-gostos. O Comida di Buteco é o que há....tô garrada!!!

    ResponderExcluir
  3. Já fui na festa da saideira do Comida di Buteco uma vez e esse ano quero ir de novo. É um lugar excelente para reunir os amigos e prosear bastante. Tô com água na boca só de ver essas fotos.

    ResponderExcluir