#PontoDeVista: O poder do controle remoto sob as telenovelas

abril 23, 2011



O que determina o sucesso de uma telenovela? Bom texto do roteiro, direção caprichada, elenco de primeira ou o conjunto da obra? São vários fatores, entre eles um que é sempre o mais importante de todos: o poder de decisão do telespectador. Afinal, é ele que define quem vai ser o preferido na escolha do controle remoto. Se nos programas e telejornais, a preferência do público determina (ou não) o prolongamento de uma pauta, imagina nas telenovelas?

A escolha do público pode determinar se uma telenovela vai durar ou não o tempo previsto, se o herói vai ficar com a mocinha ou aceitar a redenção da vilã...enfim, o público faz pressão e tem um poder de decisão tão grande que, na maior parte das vezes, se deixa seduzir pela menos pior. Se o telespectador soubesse quanto vale 30 segundos da atenção dele no horário nobre pensaria duas vezes antes de decidir o que quer ver e como quer ver. Pesquise o preço e depois e reflita. É um exercício que vale a pena!

Recentemente, Morde & Assopra foi colocada na berlinda pelo telespectador. Boa parte do público não comprou o título estranho da nova novela das sete da Globo, muito menos a mistura de dinossauros e robôs no folhetim. Com isso, a emissora carioca já está encomendando mudanças baseado numa pesquisa para ver se a audiência reage e fique satisfeita com os rumos da história. Entre alguns críticos de TV, Morde & Assopra virou o novo “Judas”. 

Todo dia aparece uma nota falando dos problemas da novela. Uma das últimas foi o fato do próprio autor Walcyr Carrasco ter ido parar nas ilhas de edição da novela por achar que aquilo que ele escrevia não estava indo ao ar da forma em que ele havia proposto, causando um mal no estar nos bastidores entre ele e o diretor Rogério Gomes.

Particularmente, não assisto Morde & Assopra. Não porque a novela seja mal escrita, mas sim porque a trama não me interessou. No horário, tenho visto a adaptação de Rebeldes, feita pela Record, e tenho gostado muitos dos rumos que a autora Margareth Boury deu a trama que ainda é recente na cabeça do público que conferiu a versão mexicana pelo SBT, há menos de cinco anos atrás. É praticamente uma outra novela! 

Ao mesmo tempo, Rebeldes tem reagido bem na audiência e alcançado números bastante expressivos em Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Fato bastante comemorado pela emissora da Barra Funda que mantém a esperança de que em São Paulo Rebeldes saia da média dos 10 pontos – o que não demora muito, pois os seis protagonistas funcionam muito bem juntos, além de terem carisma e talento.


Mas, voltando a falar de Morde & Assopra, me surpreendeu o fato de que os mesmos críticos de TV esquecerem de uma outra novela – também da Globo, que está sofrendo para emplacar e tem a antipatia do público pelo excesso de personagens em participação especial: a novela das nove, Insensato Coração

A trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares está há muito mais meses no ar do que Morde & Assopra e ainda não mostrou a que veio. Começou com embalo, mas depois estacionou. Fora a falta de química entre o casal protagonista que é desanimadora. Atualmente, o único oásis entre as novelas globais atende pelo nome de Cordel Encantado, na faixa das seis, que tem crescido em audiência a cada dia e surpreendido o telespectador com uma trama leve, cheia de magia e referências aos contos de fadas, cangaceiros e reis medievais.

Então, a pergunta que não quer calar: qual será o segredo de se fazer uma boa novela? Será que o público está mais exigente ou os roteiristas mais preguiçosos com medo de inovar? As perguntas são muitas e as respostas ainda precisam sem elaboradas. Apesar da TV aberta brasileira ser nacional, ainda nos deparamos com a situação de que apenas o gosto dos telespectadores de São Paulo ou do Rio de Janeiro são levados em conta. Não importa se uma novela é sucesso em Fortaleza, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Manaus, Salvador, Curitiba ou Porto Alegre, tanto faz. Se o telespectador de São Paulo não gostar o restante do público paga o preço de uma TV supostamente nacional.

Não adianta falar que é por conta do mercado publicitário estar nessas duas praças, pois se os anúncios são nacionais, qual o sentido de querer agradar apenas uma região? O Brasil não é só o Sudeste. O restante do país também tem poder de compra. Será que alguém já parou para pensar nisso? 

Claro, o debate é amplo, mas não deve ser encarado de forma inflamada. Sou entusiasta, mas não sou louco. A TV vai continuar assim até as pessoas que estão no jogo quiserem que seja assim. É uma realidade que precisa ser revista se caso algum dia quisermos ter uma TV realmente nacional. Afinal, o poder está no controle remoto. Valorize-se!




___________________________________________
*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Não assisto Morde e Assopra....pra falar a verdade, apenas Cordel Encantado. Mas, ao mesmo tempo, que sei que essas mudanças podem ser benefícas para atrair mais o telespecatador não ia gostar se mudassem a história apenas porque uma Praça não gostou. Isso é rídiculo, né! Gostei muito desse post e é uma reflexão interessante sobre a TV atual.

    ResponderExcluir
  2. Oi Wander! Fanzoca do seu trabalho e sobretudo da sua alegria. No que diz respeito a Morde e Assopra acho que o título não ajuda nem muito menos a mistura de dinossauros e robôs. Acho que os autores precisam entender que o público não tá interessado em histórias mirabolantes, afinal a vida real já é bastante complicada. Tome-se como exemplo CORDEL que é super básica, um conto de fadas e ta todo mundo ENCANTADO. Me perdoe o trocadilho. Creio que a receita seja simplicidade e amor.

    ResponderExcluir
  3. Ola Wander! É impressão minha ou a sessão Ponto de Vista está numa época de alta produção? E como sempre, excelente.

    Sou de São Paulo. E sou contra esse foco exagerado tanto aqui como no Rio de Janeiro. O Brasil é muito maior, rico e diverso do que imagina a nossa vã teledramaturgia rsrs

    Até que me simpatizei com Morde e Assopra. Mas, agora não poderei assistir porque voltarei a trabalhar. Mas, a novela realmente não está boa, pois nao estou com nenhuma saudade rsrsrs.

    Já Insensato Coração é uma das novelas com ar mais pesado que já vi, desde Desejos de Mulher (2002). Boa parte dos personagens não são de confiança, e creio que haveria quimica entre o casal principal, mas o autor melou tanto o relacionamento dos dois que acabou perdendo essa quimica. Os únicos personagens que realmente marcam são o da Deborah Secco, da Gloria Pires e da Maria Clara Gueirós, com a sua versão feminina de Jose Mayer rsrs

    Parabéns pela observações!!

    Abçs!!

    Danilo Moreira
    http://blogpontotres.blogspot.com/
    Minha primeira reportagem: Esses anos 80...

    ResponderExcluir