Estreia da novela Amor e Revolução e possível virada do SBT

abril 06, 2011



Passar a limpo os anos de chumbo da história do Brasil por meio de uma telenovela. Essa é uma das propostas de Amor e Revolução, que estreou nesta terça-feira (05/04), às 22h15, no SBT. Ambientada no período da ditadura militar no Brasil, a nova investida da emissora de Silvio Santos na teledramaturgia conquistou o terceiro lugar na audiência, com uma média de 7.1 pontos e pico de 9.1, contra 19.6 da Globo, 12.2 da Record, 4.0 da Band e 3.7 da RedeTV!. Clique aqui e assista o primeiro capítulo na íntegra.

Apesar da grande publicidade em torno da estréia, a baixa audiência tem uma explicação: o SBT escolheu uma data em que as concorrentes optaram também por estréias de peso. Na Globo, as séries Tapas & Beijos e Divã. Na Record, a nova temporada de Ídolos. Isso dividiu ainda mais o interesse do público em torno de várias novidades. O ideal seria escolher uma semana em que apenas o SBT tivesse um lançamento. Mas, enfim...o terceiro lugar não é de todo mal e mostra que boa parte do público comprou a história que tem muitos ingredientes para se tornar um sucesso.

Escrita por Tiago Santiago – com colaboração de Renata Dias Gomes e Miguel Paiva, e com direção de Reynaldo Boury, Luiz Antônio Piá e Marcus Coqueiro e produção-executiva de Sérgio Madureira (que faleceu antes da novela estrear), Amor e Revolução conta a história de amor vivida pelo militar José Guerra (Claudio Lins) e pela guerrilheira Maria Paixão (Graziela Schmitt), casal protagonista do folhetim. A idéia de colocar os depoimentos de pessoas que participaram ativamente dessa parte da história no final da novela – no melhor estilo Manoel Carlos, foi uma abordagem positiva que oferece ao telespectador a oportunidade de entender mais de perto o que foi esse período tão obscuro e recente da história brasileira.


Apesar de ainda adotar uma postura didática e auto-explicativa em seus textos, o autor Tiago Santiago pode se considerar um vencedor por conseguir emplacar tanto burburinho na mídia em torno de um lançamento de uma novela no SBT. Além disso, a trama possui história e personagens bem dispostos, o que é uma chave para atrair ainda mais o interesse do público. O didatismo do texto ora se confunde com o estilo do autor, ora como um defeito, pois é possível notar verdadeiros discursos na fala dos personagens, ao invés de propor diálogos em que o público entenda por si só a história que está acontecendo paralelamente à trama.

Para um primeiro capítulo, Amor e Revolução não foi nada mal. Já colocou de cara o início do golpe que levou à ditadura militar, mostrou cenas de perseguição, além de mostrar o casal protagonista se conhecendo em torno da defesa do ideal de democracia. Ao colocar um militar como herói e uma estudante como mocinha, Tiago abranda a polarização entre bem e o mal que a história colocou entre os comunistas revolucionários e os militares.

Mais do que uma estreia de uma nova novela, o SBT mostra para o público que está unindo forças para lutar novamente pela vice-liderança – posição que foi tirada pela Record. Entre os críticos de TV, Amor e Revolução seria apenas o início de uma mudança de filosofia dentro da emissora de Silvio Santos. Agora tem que dar certo! Era esse o sentimento de que a família Abravanel passou para os diretores, profissionais do SBT e imprensa durante um evento que aconteceu no dia anterior à estreia para falar sobre integração da rede. Novidades no jornalismo, nova linha de show e, por incrível que pareça, um SBT pensando na programação 2012. Sim, finalmente os diretores de TV acordaram!




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Dei um crédito ao Tiago Santiago porque não gosto muito dele como autor. Mas, tenho que tirar o chapéu: Amor e Revolução tem história, apesar do texto didático, como você mesmo disse. Só vou assistir pela internet pq passa muito tarde. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Compadre, querido, eu peguei o finzinho do capítulo de ontem, era o depoimento de uma pessoa que havia sido torturada durante os anos de repressão. Achei fantástico. Mas, não posso opinar quanto ao resto. Tenho visto boa repercussão na rede. Tomara que emplaque, né?

    Adorei sua análise, sempre tão profissional e embasada. Preciso conversar com vc sobre algumas coisas. Vamos marcar de novo. ;)

    Beijos enormes!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara ta ai uma novela que eu gostaria muito de assistir, mas infelizmente não vai dar.

    ResponderExcluir
  4. lindo texto, tudo a ver, a novela teve uma estréia a altura do investimento técnico financeiro e do marketing bem incisivo em se tratando do sbt, maravilha, parabéns ao tiago santiago, direção, atores enfim, um lindo trabalho que sem dúvida nenhuma se continuar como começou, ótima, tem que ter uma excelente audiência ou então o povo brasileiro não sabe apreciar o que é bom.

    ResponderExcluir
  5. Uma novela que tem tudo pra dar certo, uma boa direção e bons atores e uma excelente história. O que peca um pouco é a questão do horário. Muitas pessoas não vão assistir por motivos de trabalho no outro dia e etc.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, com um mote desse, tem tudo pra dar certo. Porém a data não foi a mais certa.
    Ainda tenho fé que teremos mais um canal para brigar de frente com a Globo e Record. Seria mais interessante se não tivesse nenhum cunho político ou religioso envolvido, mas daí acredito que é pedir demais.

    Forte Abraço, Wander!

    ResponderExcluir
  7. Adorei esta nova novela , estão todos de parabés....

    ResponderExcluir