Ponto de Vista – Esquenta mostra que o popular também é cultura

março 26, 2011




"Os meus parangolés podem ser mais facilmente apreendidos num contexto como a quadra da Escola de Samba da Mangueira do que numa galeria de arte. (...) Dentro desse contexto existem exceções. (...) O difícil é ser total. Mas é preciso [isso] para ser criador: ser total. Ser aberto!".



Foi com uma parte do texto de Hélio Oiticica, chamado Marginália, que Regina Casé, em seu programa Esquenta!, exibido aos domingos à tarde, pela Rede Globo, me ganhou de vez. Parecia que a Regina estava lendo a descrição do programa para o público. Foi lindo! Que mistura boa ver no palco Maria Bethânia, Juliana Paes, Arlindo Cruz, Luiz Miranda, Revelação e Estação Primeira da Mangueira. Confira, abaixo, um trecho do programa:







O Esquenta! é um mexidão cultural, uma delícia um abre-alas de Carnaval. Vem com tudo outra vez, Regina! O Esquenta! é a voz da comunidade na TV com dignidade e alegria. É uma prova que é possível valorizar o melhor do popular e da cultura (e música) brasileira sem ser vulgar. Nossa, ainda bem que dei um chance ao programa e venci um pré-conceito pessoal. 


Confesso que não assisti todos os programas dessa temporada do Esquenta!. Não porque o programa é ruim ou coisa do tipo. Simplesmente, o programa não havia me tocado. E quando tocou bateu lá no fundo do meu peito. Vibrei por ver que a TV aberta ainda tem salvação, ainda mais no domingo à tarde que é tão carente.


Resolvi assistir pelo fato do amigo jornalista Endrigo Annyston propor o programa como pauta da nossa coluna semanal. Não tinha nada contra, nem a favor. Como estou numa fase meio que distante da programação televisiva – ainda mais no domingo, não tinha prestado atenção no Esquenta!


Me arrependi. A atração é melhor do que eu imaginava. É um tapa na cara dos programas de auditório dominicais que apelam para a mesmice, avacalhação e para o sensacionalismo. O Esquenta! é uma mistura boa e o Brasil é uma grande mistura. E é dessa mistura que encontramos a síntese do programa de Regina Casé.

Trata-se de um programa aberto à diversidade da cultura brasileira. Que valoriza os mais humildes e que coloca o negro de uma forma alegre, viva e positiva. A impressão que tive é que o Esquenta! é como se fosse uma reunião de família, de amigos. De artistas que se amam e, acima de tudo, respeitam, conhecem e tem a consciência que estão ajudando a escrever as páginas da cultura brasileira contemporânea. 


Regina Casé recebe os convidados da atração como se tivesse em casa e como se tudo fosse uma grande festa. É uma coisa tão intimista que contagia. A escolha dos convidados foi perfeita! Tanta gente boa...é muito bom assistir um programa que traz informação e entretenimento de qualidade. O Esquenta! faz a diferença no domingo. Parabéns à produção da atração pela criatividade e originalidade.

Claro que conheço o trabalho da Regina Casé e sou fã do trabalho dela pelo resgate e de valorização da cultura popular. O Esquenta! tarimba outros trabalhos como o Vem com Tudo! e o Central da Periferia, mostrando o quanto é importante mostrar um outro lado dos mais humildes. Só agora pude entender o porquê da crítica e de vários telespectadores falarem tão bem sobre o Esquenta!


A pressão positiva para que o programa continue na grade é tanta que a Globo já confirmou uma segunda temporada, ainda para esse ano, sobre festa junina, conforme adiantou a jornalista Patrícia Kogut, em seu blog do O Globo. Não é para menos: Regina Casé é vida inteligente nas tardes de domingo. Um achado!



___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Wander, adoro o Esquenta! Acho o programa tudo de bom. A Regina Casé manda muito bem!!! Tem um alto astral e uma energia que contagia. Mas o mais bacana é essa valorização da cultura popular sem vulgaridade. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto do programa Regina Casé. O ESquenta! é um achado, como você mesmo disse. Diante de tanta porcaria dos programas de aufitório dominicais, a Regina mostra que é possível fazer um programa popular sem ser vulgar.

    ResponderExcluir