Café Folia 2011 – Cuidados no Carnaval, Rebelde e bastidores da folia na TV

março 06, 2011


Apesar da chuva que tem atingido algumas cidades do sudeste brasileiro, o folião não desanimou e foi para a rua pular Carnaval. E mesmo com esse período chuvoso, os números já divulgados pela Operação Carnaval 2011 não são nada otimistas. Até agora, a saída para o feriado prolongado de carnaval já matou pelo menos 17 pessoas nas estradas mineiras desde o início da noite dessa sexta-feira (04/03).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), desde a meia-noite de sexta, o acidente mais grave aconteceu na BR-365, em Monte Alegre, no Triângulo Mineiro, quando cinco jovens de 20 anos morreram na batida do carro com um caminhão. Por isso, muita atenção para quem está no volante durante o feriado e atenção redobrada para quem vai dirigir durante a chuva. Muita calma nessa hora! Se você quiser conferir dicas importantes para um carnaval com saúde, acesso a série de reportagens do Portal Minas Saúde, clique aqui. Vale a pena conferir!

Mudando de pato para ganso, mas sem esquecer de comentar sobre o Carnaval 2011, confira alguns destaques desses primeiros dias de festas:



Desabafo

Bem no início das festividades de carnaval em todo o país, começou a circular na internet um vídeo do qual a jornalista @RachelSheherazade, do telejornal local Tambaú Notícias (da TV Tambaú, filiada ao SBT, em João Pessoa, na Paraíba), faz um editorial a respeito da indústria segmentada e cada vez mais rica do Carnaval. O nome da jornalista figurou entre os dez assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, na tarde deste sábado. Confira abaixo o vídeo na íntegra e, em seguida, a resposta dela a toda essa repercussão gerada pelo comentário polêmico a respeito do Carnaval:



Carnaval baiano

Em 2011, o telespectador verá o carnaval da Bahia em duas emissoras. SBT e Band possuem os direitos de transmissão da folia direto de Salvador. Apesar de ter muito mais horas de transmissão ao vivo do que o SBT, a Band promete uma cobertura pelo nordeste, mostrando também o que agita Recife e João Pessoa. Já o SBT, em parceria com a afiliada TV Aratu, que exibe a festa a mais de 30 anos, colocou boa parte do elenco ancorando a cobertura e mostrando a movimentação dos trios elétricos, direto da capital baiana.

Na estréia do SBT Folia, a emissora de Silvio Santos perdeu para a RedeTV!, mas ganhou de lavada da Band. No placar não consolidado pelo Ibope, às 21h54 desse sábado (05/03), o SBT registrou 2,1 pontos de média contra 2,6 da RedeTV!. Mais tímida, a Band obteve 1,4, enquanto a Record conquistou 13,3 e a Globo 28,7 pontos.

Bastidores

Com 20% a mais no orçamento na cobertura do Carnaval 2011 e com cobertura da festa em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, a RedeTV! investe nos bastidores com repórteres espalhados pelas ruas e uma ancoragem no estúdio feita por Nelson Rubens e Flávia Noronha. Entre o público e a crítica, há um consenso: os Bastidores do Carnaval na RedeTV! é uma diversão à parte, devido ao lado mambembe, escrachado e bem humorado, graças às inúmeras falhas técnicas. Não se sabe se isso é de propósito, mas não é a toa que a emissora já cativou um público fiel, que entre uma zapeada e outra na TV, morre de rir com os micos de Iris Istefaneli, Alexandre Frota e Carla Perez, travestidos de repórter. Um verdadeiro samba do crioulo doido em pleno carnaval!

Folia Carioca

Na noite deste domingo (06/03), a TV Globo exibe, logo após o Fantástico, o desfile das 12 escolas de samba do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí, direto do Rio de Janeiro. Os jornalistas Luis Roberto e Glenda Kozlowski estarão na avenida acompanhando todo o espetáculo, direto da “Esquina do samba” que foi montada no início da Marques de Sapucaí. De olho na baixa audiência que os desfiles de Carnaval tem dado na TV, a Record promete atrasar o jornalístico “Domingo Espetacular”, em cerca de 50 minutos, para bater de frente com a exibição do carnaval carioca feita pela Globo e, dessa forma, se sair melhor no Ibope.

Livreto

Com o intuito de ajudar o público a compreender os desfiles, a TV Globo Rio em parceria com a Prefeitura carioca, pelo segundo ano consecutivo, vão distribuir um livreto de bolso que contém detalhes e curiosidades de cada agremiação que irá passar pelo grupo especial na Marques de Sapucaí. Idealizado pelo historiador e pesquisador de enredos Marcos Roza, o Roteiro dos Desfiles do Carnaval 2011 é um guia bilíngue – português e inglês, além de um resumo das informações que os julgadores oficiais recebem, permitindo que o público acompanhe os desfiles por dentro de todos os detalhes, como o significado de cada segmento, ala, fantasia e alegoria. Boa sacada!

Rebelde

Mesmo não tendo nada a ver com o Carnaval, a tag #RebeldeSBT ficou entre os mais comentados do Twitter neste sábado (05/03). Tudo porque, alguns internautas terem afirmado que viram o SBT exibir uma chamada da exibição da versão mexicana da novela Rebelde, na emissora de Silvio Santos. Enquanto isso, a Record, em parceria com a Televisa, prepara a versão nacional da novela, com estréia para o dia 21 de março, às 19h. O boato ganhou força quando foi postado no YouTube um suposto vídeo com o vazamento da vinheta original que teria sido exibida no SBT. No Twitter, após ser questionado sobre a informação, o diretor de programação do SBT, Murilo Fraga, desmentiu a notícia, via Twitter, e disse que isso não procede. Será?



O teaser "Rebelde": foi gerado, por engano, junto a outras chamadas na madrugada de 5a p/ 6a. Não foi exibido! Nossa rede já foi informada.less than a minute ago via Twitterrific




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Vc fez um resumão de tudo que aconteceu nesses primeiros dias de Carnaval. Gostei! Esse vídeo da jornalista ainda não tinha visto. Gostei da segurança dela em relação ao expor os argumentos. Quanto ao SBT, deram um tiro no pé: não tenho paciência para axé, ainda mais na TV. Só quero ver se o Silvio Santos vai ter coragem de exibir Rebeldes mesmo com a Record divulgando a estreia da versão nacional. É esperar pra ver....

    ResponderExcluir