Café Literário – Em livro, Ricky Martin mistura desabafos e reflexões

fevereiro 08, 2011


“Sempre achei que a atração, assim como o amor, é uma questão de almas que se encontram e se chocam. Almas não são femininas ou masculinas; simplesmente se encontram, e quando há uma ligação, quando aparece algo que te agarra e te vira de ponta-cabeça, é aí que surge a magia, junto com a atração e o amor”. Trecho do livro “Eu”, página 268, de Ricky Martin.


Será que o mundo está preparado para a verdade? E você, está preparado para encarar a sua própria verdade? No livro “Eu”, lançado pela Editora Planeta, por R$ 27,90, o cantor, ator, músico e filantropo @ricky_martin conta passagens importantes da vida dele que o levaram a assumir a sua própria verdade: ser homossexual. Mais do que um livro biográfico, Ricky Martin faz reflexões sobre a vida e nos faz enxergar o abismo que podemos entrar ao nos deixarmos mergulhar no trabalho – ou qualquer que seja essa fuga, para que não nos permitirmos lidar com as nossas próprias emoções ou problemas pessoais.

É um livro revelador não por expor a vida do artista que está há mais de duas décadas nos palcos mundiais, mas por mostrar o quanto é importante nos descobrirmos e nos aceitarmos do jeito que somos, sem a pressão dos medos internos ou da cobrança social. A obra nos faz conhecer um outro Ricky Martin: uma pessoa com uma mente livre, criativa, carinhosa e extremamente humano às causas sociais e que ao longo dos anos luta por igualdade e justiça como ativista humanitário.

Confesso que o livro me surpreendeu positivamente em vários sentidos, principalmente por dar a chance do grande público poder conhecer o ser humano Ricky Martin por detrás do artista. Um homem que é apaixonado pela família, pelos filhos, pelo palco, pela música, pela caridade, mas que é humilde o suficiente para aceitar que foi preciso passar por uma longa jornada espiritual para poder ter a plenitude de se aceitar do jeito que é.

Quantas pessoas ao redor do mundo que não passam pelo mesmo drama de Ricky Martin? Quantas pessoas não sabem aonde recorrer ou como fazer para superar seus conflitos pessoais? Quando falo drama não falo apenas do fato de se assumir gay, mas sim de “tampar o sol com a peneira” e não querer aceitar que esses conflitos (seja ele qual for) podem ser superados se você se permitir se ouvir e, acima de tudo, falar a verdade.

Ainda não sei se o mundo está preparado para a verdade. A humanidade, de um modo geral, ainda não aprendeu conceitos básicos de respeito, solidariedade e educação. Mas, depois de ler o livro, reafirmo o meu compromisso pessoal de ser sincero comigo mesmo e com as pessoas estão a minha volta para que seja um elo agregador de uma corrente do bem. O livro, em si, é um resgate importante para que aprendemos a ligar o botão do “foda-se”, amar a nós mesmos para podermos amar o mundo e, acima de tudo, não deixar que o medo nos cegue a ponto de se esconder em uma máscara social.

Em “Eu”, o leitor percorrerá caminhos de descobertas internas e, se tiver uma mente aberta para aceitar que o mundo é diverso, terá um convite surpreendente para fazer uma reflexão sobre a sua própria vida e, desse modo, aceitar que a verdade está dentro do coração de cada um e o quanto essa verdade é capaz de nos trazer um conforto maior do que possamos imaginar. Vale a pena conferir! Clique aqui a confira mais detalhes sobre o livro “Eu”.
Confira também a nova música de trabalho de Ricky Martin:





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Eu acho que as pessoas tem facilidade pra aceitar quando vem de um artista... o difícil está para a pessoa cumum que tem de enfrentar o preconceito nas ruas. Mas ele se saiu vitorioso, disse que aparentemente as pessoas gostam mais dele hoje.

    ResponderExcluir
  2. Ei Wander, adorei a sua resenha. Principalmente pelo fato de vc fazer uma interpretação do livro e não contar a história como muitos fazem. Fiquei com vontade de ler...confesso que não conhecia esse lado filantropo do Ricky Martin e me surpreendi com as coisas que ele faz. Parabéns pelo blog. Beijos

    ResponderExcluir
  3. É um problema por ele enfrentado mais facilmente por ser um artista e ter uma proteção de milhares de fãs e pessoas que cuidam dele. Infelizmente, para o cidadão comum, ainda exite uma barreira de ignorância, medo, preconceito e até mesmo violência imposta pela sociedade e que permeia o homossexual - assumido ou não - e não é muito fácil nem encorajador transpor a mesmma.
    Espero ler este livro e ver sob a ótica dele como foi essta etapa da vida. E espero que tal livro seja um passo a mais a caminho de derrubar essa barreira imposta pela sociedade.

    http://realidadeexperimental.blogspot.com

    ResponderExcluir