BBB11 – Reality show tenta se reinventar para sair do marasmo

fevereiro 02, 2011




Participantes sem carisma e uma produção preocupada com a audiência em queda. Mesmo com um problema gigantesco nas mãos, Boninho e cia limitada não se intimidaram. Resolveram reinventar o Big Brother Brasil 11: mudou regras, trocou (e acredito que trocará no decorrer do programa) os participantes (chatos) e propôs uma repescagem para os eliminados na “Casa de Vidro”, instalada em um shopping no Rio de Janeiro.

Como telespectador, pensei em desistir de acompanhar o programa na primeira eliminação. Foi neste dia que o apresentador Pedro Bial teve que fazer um discurso inusitado, implorando para que os brothers se entregassem mais ao jogo, “saíssem do armário” e parassem de falar das edições anteriores. E isso não foi apenas uma vez. Vira e mexe, Bial se pega cobrando aos participantes para que parem de pensar na possível carreira artística e vivam o programa como o simulacro de realidade que ele se propõe a cada verão.

Mesmo com todas essas dicas do Bial, nem todos os participantes acordaram para o Jogo. Uma pena, infelizmente. Entre os telespectadores, há um consenso de que está edição caminha para ser tão ruim quanto ao BBB6. Na última sexta-feira (28/01), parece que o programa começou do zero e foi mais movimentado do que a estréia. Vendo o marasmo tomar contar, a produção do #BBB11 está fazendo de tudo para não deixar a peteca cair. Cria, tira, põe, volta, faz e acontece...deixa o Zé reinventar a roda, no bom sentido. Isso é ruim? Não.

No momento em que muitos reclamam da falta de criatividade na TV, ver a produção tentando salvar um dos realitys mais comentados (e de maior faturamento comercial) de todos os tempos, é louvável, no mínimo. E, por isso, que ainda não desisti do programa, como fiz na segunda edição de “A Fazenda” e na reta final de #AFazenda3. É triste ver um reality morrendo por falta de iniciativa e de criatividade dos produtores da atração. É preciso ousar...e ousadia não falta na produção do BBB, graças a Deus.

Entretanto, a mesma produção tão elogiada por “tirar leite de pedra” e “reinventar a roda” todo dia no resumo diário na TV aberta, se mostra perdida com as baixarias e a falta de carisma dos participantes do @oficial_BBB. A última festa, por exemplo, foi uma coisa no PPV e outra na TV aberta, só para você ter uma noção. Teve coisas do arco da velha: passando do coma alcoólico ao sexo quase explícito.

Além disso, alguns participantes são transformados em personagens caricatos pela edição, como a dupla fofoqueira DaLu, a poderosa chefona Talula e o gago dançarino Diogo. Por ora, como telespectador, torço para Natália CSI (a participante que é analista criminal e foi apelida pelos telespectadores com a sigla da série americana) e Talula (a modelo que é mãe, namora com um participante, mas flerta com outro). Até agora, elas são as únicas que definitivamente estão concentradas no Jogo e são inteligentes o bastante para domar as rédeas do grupo.

O fato é que o #BBB11 deixa uma lição importante para os produtores desse tipo de reality show: a cada edição é preciso reinventar o programa, com novas regras e novas dinâmicas de Jogo. Cada edição precisa ser diferente da outra. E isso é bom para o público que verá um programa novo e os participantes que não se basearão no que já aconteceu. Ciente disso, o #BBB11 tenta se reinventar, mas deixa os telespectadores confusos com as regras que nunca são claras o bastante. Tudo pode mudar a qualquer hora, seja para o bem ou para o mal.

Mas, para quem acompanha a onda de realitys no Brasil na última década, é bem claro que a escolha dos participantes é fundamental para o sucesso do programa. Ninguém tem dúvida disso! Boninho errou a mão no #BBB11 ao escolher 90% dos participantes que já possuem alguma carreira artística, pois eles não querem viver o Jogo e só pensam na visibilidade que o programa traz para alavancar uma possível carreira artística.

O prêmio em dinheiro, pelo menos no Big Brother Brasil, deixou de ser importante. O negócio é ser famoso. Se Boninho não voltar a escolher anônimos como fazia antigamente, é mais interessante mudar o formato do BBB e dar como prêmio um contrato com a emissora carioca por dois anos, seja como ator, apresentador ou colunista. Pelo menos para mim, está bem claro: os participantes do #BBB11 querem ser famosos, e não milionários. Será que o público já pescou esse detalhe?







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Wander, sinceramente eu não gosto de nenhum reality. Acho todos chatos, mas o seu texto me chamou muito atenção. Até porque sou profissional de comunicação é bom saber um pouco de tudo, e vc citou a produção... Achei excelente sua análise. E mesmo sem ver o programa ou saber quem é Talula (que apelido bizarro rsr) eu realmente pude saber o que acontece nesse programa.

    E achei fantástica a sua conclusão "s participantes do #BBB11 querem ser famosos, e não milionários. " Você foi MUITO feliz nesse texto.

    Parabéns, meu amigo.

    Aliás, hoje em dias as pessoas querem ser famosas a todo custo. Eu sou super tímido pra essas coisas. GOsto de fazer meu trabalho, até de dar entrevista, mas aparecer por aparecer sem conteúdo não me deixaria bem. É vazio quando se aparece pela aparência apenas.


    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que eles pensam em melhorar o BBB, pois se não o BBB não passará da 11ª edição!

    ResponderExcluir
  3. eu amava o bbb agora detesto é uma vergonha
    e não da nem para deixar os adolecentes asissitir a globo esta uma vergonha perdeu o respeito , com tanta putaria nesse bbb , para GANHAR AUDIENCIA NÃO PRECISA FICAR ,EMPURRANDO MULHER COM MULHER E OS DEMAIS Q PUTARIA É ESSA Q HORROR DA NOJO FALTA DE RESPEITO AFF

    ResponderExcluir
  4. NÃO ASSISTO MAIS O BBB ESTA MUITO BAIXO , UMA VERGONHA , E DIZE Q É NORMAL , FALTA DE RESPEITO COM A GENTE Q TEMOS FILHOS , QUEREMOS VER ALGO INTERESSANTE COMO ERAM OS OUTROS AGORA ESTA UMA DROGA UM LIXO SUJO

    ResponderExcluir
  5. olá meu nome é maria e gostaria de dizer q nunca fiquei tão decepcionada com tanta falta de respeito , me desculpem mais esse bbb11 da nojo , tenho ate medo de adeixar meus filhos na sala não assisto mais mudo de canal estou assistindo a record não vejo risco a minha familia obrigada e pensem pq esse podi ser o ultimo se continuar assim !!!

    ResponderExcluir
  6. BBB ja perdeu a graça e tô sentindo que esse ano o assunto BBB no twitter está sendo menos falado em comparação ao ano passado. Com certeza estão fazendo de tudo para conseguir audiência. Vão apelar até para baixaria.

    ResponderExcluir