O dia da Posse – Dilma e Anastásia saem dos bastidores e ganham os holofotes

janeiro 02, 2011




Um dia para ficar marcado para a história da política brasileira. Em meio às solenidades, o ano de 2011 começa quente e já movimenta os bastidores políticos, aguçando a curiosidade de especialistas para um novo panorama. Sim, trata-se de previsões e votos de confiança não só do eleitorado, mas do próprio meio político que acredita em continuidade, mas sem grandes inovações.

Em Minas Gerais, o governador Antonio Augusto Junho Anastasia (PSDB), 49 anos, e o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), 65 anos, tomaram posse para o mandato 2011-2014, em solenidades que aconteceram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e no Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade, na região centro-sul de Belo Horizonte.

Já em Brasília-DF, a presidenta Dilma Vana Rousseff (PT), 63 anos, e o vice-presidente Michel Miguel Elias Temer Lulia (PMDB), 70 anos, foram empossados em uma cerimônia que reuniu políticos autoridades de várias partes do Brasil e do mundo. A solenidade aconteceu na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, na capital federal, em cerimônia da qual Dilma recebeu a faixa presidencial das mãos de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deixou o governo após dois mandatos sucessivos. Eleita com 56% dos votos, Dilma é a primeira mulher a assumir a Presidência do Brasil – fato que foi amplamente divulgado.


Veja também:
Considerações sobre a Posse de Dilma e Anastásia


Curiosamente, alguns detalhes fazem com que Dilma e Anastásia tenham muita coisa em comum em suas histórias políticas, e não apenas o fato de que os dois foram empossados na parte da tarde do dia primeiro de janeiro. Ambos são mineiros e foram gestores técnicos importantes tanto para Lula, quanto para Aécio Neves, nos últimos anos. Apesar de serem de partidos adversários – e historicamente antagônicos na disputa eleitoral, tanto Dilma, quanto Anastásia, foram ganhando visibilidade pela competência do trabalho executado, após anos de atuação nos bastidores. Agora que os dois saíram dos bastidores, quem será o braço direito deles? O tempo dirá.

Analistas políticos acreditam que Dilma e Anastásia – por serem técnicos e pragmáticos, farão um bom governo e saberão contornar as arestas políticas no momento em que for necessário para a realização de políticas públicas. Questionado durante a posse, o próprio Anastásia disse que não acredita em retaliação por parte da nova presidenta e acredita que a relação será a melhor possível.

“A presidente Dilma é mineira. Certamente, fará um bom governo, terá muito respeito, tenho certeza, pela federação brasileira. O fato de sermos governadores da oposição – e somos muitos, não significará, naturalmente, qualquer tipo de modificação da relação administrativa entre o governo federal e os governos estaduais – aliás, como aconteceu com o presidente Lula e o governador Aécio e os demais governadores de oposição a ele”, comentou Anastasia.

Já Dilma, mesmo sem saber do otimismo do governador mineiro, rebateu com o mesmo entusiasmo. A nova presidenta do Brasil, em discurso após a posse no parlatório, em frente ao Palácio do Planalto, pediu união e apoio entre partidos políticos aliados ao PT e também aos de oposição, ao citar que “não se pode trocar um aperto de mão com os punhos fechados”. “Trabalharei para que estejamos todos unidos para as mudanças necessárias, sobretudo na luta para acabar com a pobreza e a miséria. Não peço a ninguém que abdique de suas convicções. Buscarei o apoio, aceitarei a crítica”, explicou Dilma.



Fotos: Agência Minas \ Reuters.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Todos sabemos que a maior celebridade no evento da posse da Dilma foi o Lula. Fica até difícil imaginar o Lula como cidadão comum. Pra mim o cara nasceu para ser Presidente.

    ResponderExcluir
  2. Wander, muito legal essa analogia que vc fez entre Dilma e Anastasia. Assim como muitos especialistas, tenho a esperança que ambos façam um bom governo e que eles consigam se destacar pela qualidade e compromisso com a coisa pública. Parabéns pelo blog! Abraço

    ResponderExcluir