Insensato Coração estreia com agilidade, mas peca em exageros

janeiro 18, 2011



Os noveleiros de plantão podem respirar mais aliviados. Finalmente, depois de algumas obras que irritavam o telespectador pela sonolência e falta de história, eis que surge Insensato Coração. A novela mostra que uma trama familiar e destinos entrelaçados pelo acaso ainda podem prender a atenção do telespectador. Com um roteiro mais ágil, #Insensato estreou com na faixa das 21h com 37 pontos de audiência, pico de 39 e share de 55%, segundo o Ibope da Grande São Paulo.

Apesar da qualidade da trama ser infinitamente superior a sua antecessora, a audiência foi a mesma de Passione. Porém, entre o próprio público que acompanhou o início da novela, há um consenso que a trama tem tudo para emplacar e crescer cada vez mais no gosto do público. Não é a toa que durante a exibição, o nome da novela e de mais seis atores ficaram nas primeiras posições do Trendig Topics do Twitter.


Os destaques do primeiro capítulo foram Gabriel Braga Nunes - que logo no início já mostrou ser um vilão invejoso e ambicioso e a matriarca vivida por Natalia Timberg que rouba a cena, mesmo tendo aparecido tão pouco. Outro destaque que merece aplauso e promete arrancar muitas gargalhadas são as personagens de Maria Clara Gueiros e Déborah Secco: acredito que virá boas sequencias por aí! O casal romântico vivido por Paola Oliveira e Eriberto Leão passam verdade, cumplicidade e bastante segurança. Além disso, finalmente, Antônio Fagundes viverá um personagem mais interessante e que reflita a qualidade dele como ator. #Aleluia


Mesmo com uma história bem amarrada e uma seleção musical de primeira, #Insensato pecou em algumas cenas, fugindo um pouco da realidade, principalmente nas cenas de dentro do avião, como bem lembrou o jornalista Miguel Arcanjo. O modo como o ex-segurança da família da protagonista entra no avião e consegue matar o co-piloto e piloto com um canivete foi constrangedora. Sem contar alguns efeitos especiais do avião no ar que poderiam ter recebido uma melhor finalização.


Mas, apesar dos deslizes, a trama me agradou e superou as minhas expectativas em relação ao primeiro capítulo e o tumulto inicial com a troca dos protagonistas. Em entrevista ao Portal Terra, o diretor Denis Carvalho falou sobre a troca de atores em Insensato Coração. "Isso para mim é passado. São momentos que provam o nosso poder de superação. A verdade é que isso acontece em muitas novelas, só que como as duas baixas aconteceram muito perto do início das gravações, gerou uma repercussão maior". Como telespectador, é interessante ver que, pelo menos no primeiro capítulo, a Globo resgatou o bom folhetim na faixa das 21h. Estava fazendo falta! Os noveleiros de plantão agradecem.



  • Atualização - 19/01/2011:
- Apesar de Insensato Coração ser uma novela bem escrita e que chama atenção do público pela boa história, a abertura da novela é PÉSSIMA. Falo das imagens, e não da música. A versão de "Coração em Desalinho", na voz de Maria Rita, ficou excelente. Visualmente, é uma das piores aberturas que a TV Globo já produziu no horário nobre. A canção merecia um vídeo mais atraente. Seria interessante fazer outra, pois a música cantada por Maria Rita, especialmente para a trama, merece melhor acabamento. #FicaADica. Veja abaixo a abertura da novela:






Gostou do
Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. A trama é boa, mas concordo os exageros nas cenas do avião... putz....a Globo tem que aprender que apesar de ficção assistimos suas novelas querendo ver realidade ao máximo possível e nisso ela tá pecando e muito....

    ResponderExcluir
  2. O que tem acontecido é isso mesmo - uma trama boa mas exageros em encenação - o que acaba tornando a trama não tão boa assim...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo, gostei muito da abertura e com certeza a música interpretada por Maria Rita está show de bola!

    ResponderExcluir