27º Festival de Cinema de Sundance

janeiro 24, 2011



Época em que o melhor do cinema independente mundial ganha destaque com mostras e exibições dos mais variados gêneros. Desde quinta-feira (20/01), em Park City, na cidade de Utah, acontece a 27ª edição do Festival de Cinema de Sundance, que pretende mostrar ao público quase 120 filmes programados e uma homenagem aos realizadores independentes, até o dia 30 de janeiro. Um dos destaques desse ano é o filme brasileiro "Tropa de Elite 2", do cineasta José Padilha, recorde de público no Brasil.

“Tropa 2” será apresentado fora da competição em um festival no qual os organizadores se propõem a mostrar que, apesar da crise econômica, a vitalidade do cinema independente permanece perante a força de Hollywood. Na mostra competitiva, destacam-se o filme colombiano "Todos tus muertos", o mexicano "Asalto al cine" e o cubano "Boleto al Paraíso". Ao todo, para este ano, foram escalados 118 longas-metragens, entre elas 40 estreias mundiais - sendo 26 irão participar da amostra competitiva, provenientes de 29 países.

Conhecido como a “Meca” do cinema independente norte-amercinano, o Festival de Sundance reúne entusiastas por cinema de várias partes do mundo e foi um local importante para revelar novos talentos do cinema contemporâneo. Os diretores Quentin Tarantino e Christopher Nolan foram alguns dos cineastas lançados desde 1985 pelo Sundance. O festival também foi palco para a estreia de filmes cults como “A Bruxa de Blair” (1999), “Jogos Mortais” (2004), “Efeito Borboleta” (2004), “Diários de Motocicleta” (2004), “Preciosa” (2009) e “Lixo Extraordinário” (2010).

O Festival de Cinema de Sundance foi idealizado por Robert Redford para contrabalançar o poder comercial dos estúdios de Hollywood. Atualmente, é o maior e mais prestigiado festival de cinema dos Estados Unidos. Durante a abertura do Festival, Robert Redford rejeitou a ideia do festival se ter convertido num evento comercial - crítica constante, nos últimos anos, pelo fato do Sundance ter sido o local favorito para a descoberta de novos talentos dos estúdios de Hollywood. “Podemos nos tornar maiores, ter mais sucesso, mas quero conservar esta ideia de modéstia faz parte de nós”, disse Redford.

Colaborativo

Nesta quinta-feira (27/01), às 14h – horário de Brasília, o YouTube transmite ao vivo, direto do Festival de Cinema de Sundance, o documentário A vida em um Dia (Life in a Day). No dia 24 de julho do ano passado, internautas de várias partes do mundo enviaram vídeos sobre o que fizeram neste único dia. As filmagens consideradas mais interessantes e originais foram editadas na forma de documentário experimental, que foi produzido por Ridley Scott e dirigido por Kevin Macdonald.

Os participantes do A vida em um dia fazem parte de um história cinematográfica e, de acordo com os idealizadores, eles estão “participando do maior filme já produzido pelo público e criando uma cápsula do tempo para mostrar às gerações futuras como era viver no dia 24 de julho de 2010”. De acordo com MacDonald, o longa será “como uma cápsula do tempo para ser analisada daqui a 20, 30 ou 50 anos”. Até a estreia do filme, o YouTube pretende divulgar uma série de trechos do longa. Relembrando, o documentário também será exibido online, simultaneamente ao Festival de Sundance, no dia 27/01 pelo maior canal de compartilhamento de vídeo da internet. Não perca!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Não conhecia este festival, confesso a minha ignorância. Achei interessante porque sou fã dos filmes e diretores revelados no Sundance que vc descreveu no artigo. Outra coisa que fiquei interessada é ver esse documentário no YouTube. Deve ser mto interessante. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir